A digitalização do PDV eleva a competitividade em um varejo que precisa estar apto a atender às novas prioridades do consumer experience.
Dessa forma, os lojistas precisam analisar, o quanto antes, sua forma de interação com seus clientes. E como transformar lojas físicas tradicionais em pontos de experiência que encantam o público, despertando o desejo de retornar.
Nesse cenário, digitalizar o PDV é uma demanda essencial. Pois é através dela que suas lojas vão se manter atuais e atrativas frente ao público. E à frente da concorrência – entenda melhor a seguir.
Por que a digitalização do PDV eleva a competitividade no varejo?
O ambiente de varejo está mais desafiador do que nunca. E o uso de recursos inovadores não é mais uma opção: é uma necessidade para atrair e reter o público.
Além disso, a experiência do cliente hoje gira em torno de questões como praticidade, abordagens personalizadas e agilidade no atendimento.
A integração entre canais também é essencial, já que os clientes fazem uso expressivo de tecnologias digitais para obter informações e tomar decisões. E o caminho para o coração dos consumidores está se tornando cada vez mais tecnológico.
Assim, a digitalização do PDV eleva a competitividade, mas também permite maximizar a excelência do atendimento, criar experiências memoráveis, entre outras vantagens.
Digitalização do PDV: os benefícios vão além da competitividade
Sendo um grande diferencial ao varejo físico, um projeto personalizado que define as soluções certas para digitalizar o PDV permite:
- Entender a jornada de compras no PDV, conhecendo suas preferências de compra e perfil e melhorando a exposição dos produtos;
- Capturar e transformar informações da loja em estratégias assertivas para atrair o público e elevar os resultados;
- Manter os clientes vinculados à marca, mesmo quando não estão no PDV, propiciando maior interação e as melhores experiências possíveis.
Assim, a digitalização do PDV eleva a competitividade porque fornece informações atualizadas e confiáveis para as campanhas serem mais assertivas e racionais. O resultado é o aumento nas vendas e maior fidelização dos clientes.
Mas digitalizar o ponto de venda gera muitos outros benefícios, entre eles:
Simplifica a adoção de uma estratégia omnichannel
Atualmente, os varejistas devem garantir que os canais offline e on-line estejam integrados.
A digitalização do PDV eleva a competitividade justamente por oferecer recursos que simplificam essa abordagem vinculada. Assim, todos os pontos de contato veiculam as mesmas informações e campanhas, facilitando a interação marca-consumidor.
Dessa forma, é possível aproveitar conteúdos produzidos para as redes sociais, por exemplo, para veiculação nas soluções de digitalização que estão no PDV.
Em contrapartida, o consumidor pode tirar fotos no ponto de venda e postar em suas redes sociais. O Tótem Instagramável é uma solução desenvolvida exatamente para estimular o público a compartilhar fotos tiradas na loja física em suas redes.
Facilita o uso do marketing sensorial para elevar a experiência do cliente
A digitalização do PDV permite que varejistas explorem o Marketing Sensorial, usado para explorar os cinco sentidos. E despertar uma experiência única no consumidor.
A música certa, combinada com ofertas personalizadas veiculadas em displays de alta resolução, enquanto o cliente sente a textura do tecido e sente um agradável perfume, são maneiras de explorar mais de um sentido.
Essa boa sensação pode ser ainda maior, convidando o consumidor a provar um cafezinho ou chá, enquanto confere as novidades em uma Catálogo Digital.
Ou seja, esse processo que envolve o racional e o emocional, fortalece a conexão entre a marca e seu público.
Garante uma gestão mais inteligente do estoque
Detectar quando um item do catálogo está zerado e interromper sua divulgação até que haja mais disponíveis evita que o consumidor fique frustrado.
Por outro lado, produtos com pouca saída e/ou com data de vencimento perto de expirar, pedem ações rápidas para evitar prejuízos.
Como podemos notar, o controle do estoque deve ser prático e eficiente para garantir mais vendas. E a melhor maneira para isso é com recursos inovadores que ofereçam informações precisas com agilidade.
A digitalização do PDV eleva a competitividade, mas também possibilita:
- Usar o mapa de calor para identificar o melhor local da loja física para exibir produtos;
- Indicar produtos similares ou complementares ao item já escolhido, praticando o cross-sell e o upsell e aumentando o ticket médio.
A digitalização do PDV eleva a competitividade com as soluções inovadoras da VTT
Para o setor varejista, a digitalização do PDV é a chave para atender às necessidades e expectativas do cliente por meio de:
- Otimização do tempo, ofertas personalizadas e maior autonomia dentro das lojas físicas;
- Integração com dados externos e internos, entre eles previsão das condições climáticas, informações fiscais, etc.
Além disso, também envolve a redução de custos a longo prazo, ao simplificar processos e aumentar a eficiência.
Isso torna-se ainda mais estratégico quando você escolhe o parceiro certo. A VTT, referência em digitalização de PDV em toda a América Latina, desenvolve recursos variados que aumentam a competitividade de sua marca.
Em seu amplo portfólio possui soluções inovadoras, como:
- Cabideiro Inteligente,
- Vídeo Wall,
- Menu Board,
- Detecção Facial,
- Checkout e muito mais.
Pioneira no desenvolvimento de soluções que digitalizam o varejo offline, a VTT conta com um time de especialistas para criar um projeto personalizado – conforme os seus objetivos.
Além disso, oferece um suporte técnico com atendimento em horário estendido. Assim sua marca tem sempre total segurança, não importa a quantidade ou a localização das lojas.
Fale hoje mesmo com um especialista VTT e descubra na prática como a digitalização do PDV eleva a competitividade do seu negócio: