Para muitos varejistas, conquistar novos clientes parece ser a melhor alternativa para faturar mais e crescer. E de fato atrair novos consumidores é uma estratégia importante. No entanto, existe também a possibilidade de vender mais para quem já é seu cliente, aumentando seu ticket médio.

Essa métrica consiste na média do quanto os seus clientes gastam em sua loja. Para chegar ao número, basta somar as vendas em um período e dividir o resultado pelo número de transações no mesmo espaço de tempo. Neste post, trazemos três dicas simples que você pode implementar em sua loja para vender mais para quem já é seu cliente. Confira!

Dê sugestões de produtos complementares

Na hora de fechar uma venda, que tal oferecer um item adicional que seja relacionado ao que o seu cliente está levando? Compreendendo os hábitos de consumo dos seus clientes, você consegue oferecer produtos complementares que façam sentido para ele, inclusive ajudando-o a usar melhor o que iria comprar.

Além disso, quem não gosta de comprar kits de produtos prontos para presentear, por exemplo? Vá além e já deixe essas combinações de produtos pré-prontas em seu ponto de venda para aumentar o ticket médio!

Ofereça descontos progressivos

Todo mundo gosta de um bom desconto. Explore esse desejo dos seus consumidores oferecendo descontos progressivos na compra de produtos: comprando duas unidades ou itens o cliente ganha 10% de desconto; ao comprar três, paga 15% a menos e assim por diante. Com essa vantagem, o consumidor vai ter o empurrãozinho que faltava para levar aquele outro produto desejado!

Use programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estimulam a compra de mais produtos, já que o cliente que alcança determinada pontuação tem direito a brindes ou descontos. Você pode estipular, por exemplo, que a cada R$ 200 em compras o consumidor recebe 20 pontos, que podem ser trocados depois por outros produtos ou utilizados para complementar o pagamento de uma compra.

É como se fosse uma espécie de caça ao tesouro na qual o cliente se sente atraído a comprar mais para ganhar o prêmio. Assim, ele é recompensado e você vende mais, uma relação em que todos saem ganhando!

Colocando ações em prática com ajuda da tecnologia

Essas ações não precisam ser aplicadas de forma isolada: é possível combinar uma ou mais delas e obter ainda mais resultados para o seu ponto de venda. Além disso, há a sinalização digital, que ajuda a colocar essas ideias em prática de maneira atrativa.

Você sabia que 25% dos consumidores desejam poder ver ou fazer o pedido de mais produtos usando tecnologia disponível dentro da loja, de acordo com a Nielsen Media Research? Isso pode ser feito facilmente instalando telas interativas onde os clientes podem navegar e fazer as compras por conta própria. Falamos com mais detalhes sobre isso no post 4 dados que mostram a importância de investir na digitalização do seu ponto de venda.

Se você quer implantar a sinalização digital em sua loja, conheça a VTT, empresa brasileira de digitalização do ponto de venda, e saiba como nossas soluções podem ajudar o seu negócio a ter um ticket médio maior.

Boas vendas!