Os benefícios da digitalização do PDV transformam as lojas físicas. Afinal, suas soluções foram projetadas para chamar a atenção dos consumidores e entregar mensagens personalizadas.
Por isso, colabora muito para elevar a experiência de seus clientes. Mas essa é apenas uma das inúmeras vantagens de digitalizar seu ponto de venda. Então siga na leitura para saber mais e entender como isso pode ajudar seu negócio.
Vale a pena investir na digitalização do PDV?
Sim, a digitalização do PDV é a solução que você precisa para se conectar com os clientes, aumentar as vendas e superar desafios que sempre rondam o setor. Atualmente, os consumidores estão acostumados a acessar informações em telas de todos os tamanhos.
Por isso, faz total sentido adicionar a dimensão digital ao seu PDV. Afinal, seus recursos tornam toda a experiência em sua loja mais dinâmica, ágil e atrativa. Assim, sua marca passa a oferecer melhores experiências de compra.
Boas experiências de compra: o Santo Graal do varejo atual
Preços baixos e grandes estoques não são mais suficientes. As prioridades do consumidor envolvem produtos e atendimento impecáveis, agilidade, ofertas personalizadas. Enfim, ele deseja uma experiência única cada vez que entra em suas lojas.
É por isso que mais e mais empresas estão recorrendo à tecnologia para alcançar isso. E, para isso, nada se compara ao potencial e benefícios da digitalização do PDV. Especialmente porque a tecnologia do setor evolui continuamente, em um ritmo acelerado ano após ano.
Por isso, se sua empresa está ou pretende performar bem no varejo, a digitalização do PDV vai encurtar o caminho rumo ao sucesso.
Principais benefícios da digitalização do PDV
A digitalização do PDV vem ajudando vários segmentos de mercado a potencializarem seus resultados. Mas se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do recurso, este artigo será bastante útil. Descubra a seguir por que sua empresa deve digitalizar seus pontos de venda o quanto antes:
1) Aumento do fluxo de pessoas no seu negócio
Você sabia que um dos benefícios da digitalização do PDV é chamar 7 vezes mais a atenção do seu público? Isso significa mais pessoas circulando no seu negócio, bem como uma maior consciência da sua marca.
Algo essencial, pois quando o potencial cliente está visitando seu ponto de venda, você tem apenas alguns segundos para capturar seu interesse.
Por isso, apostar na digitalização gera resultados positivos: eles proporcionam uma maior assertividade entre oferta e as necessidades dos clientes. Exemplos de recursos estratégicos da digitalização do PDV:
- Conteúdos dinâmicos: que tal exibir mensagens de acordo com o perfil do consumidor, dia, horário, região ou época? Pois o sistema de digitalização do PDV certo pode fazer isso de forma prática e automatizada;
- QR Code com brindes e promoções: só em 2020, o Brasil registrou mais de 234 milhões de acessos móveis à internet. Por isso, que tal apostar em um QR Code com desconto específico para a primeira compra? Isso pode alavancar o fluxo de consumidores no seu estabelecimento;
- Adequação de ofertas ao público visitante: seu estabelecimento pode receber públicos distintos, de acordo com dias da semana, faixas de horário e ocasiões especiais. Então por que não adequar ofertas e preços para aumentar a assertividade e, portanto, atração de mais clientes? Esse recurso é válido, ainda, para grandes redes que podem oferecer ofertas mediante o perfil do público de cada localidade.
Inclusive, segundo um estudo recente, 59% das pessoas que veem um conteúdo nos monitores digitais de uma loja querem saber mais sobre o produto. Então, se o seu negócio precisa de mais fluxo de pessoas, este é um caminho bastante viável para atingir este resultado.
2) Ampliação das vendas é um dos grandes benefícios da digitalização do PDV
No geral, os clientes VTT experimentam um aumento de 15% no ticket médio. Além disso, observam também um crescimento de 60% nas vendas de itens específicos (vendas direcionadas). Esses são os resultados diretos da implementação das soluções VTT em sua loja, propiciando uma série de ações de marketing pautadas em dados estratégicos coletados no PDV, tais como:
- Promoções-relâmpago: aproveite um dia de baixo movimento para fazer uma promoção relâmpago e assim recuperar a meta de faturamento. Ou para dar vazão a um item específico do estoque. Os resultados podem ser ainda melhores com o apoio de recursos como a detecção facial e o mapa de calor para ofertas personalizadas;
- Vendas cruzadas (cross-sell): existem muitas oportunidades para ampliar seu ticket através da sugestão de um produto adicional em tempo real e de forma interativa. Totens de checkout podem sugerir uma sobremesa, pratos ou bebidas complementares. Já no setor de moda, um complemento ao look através do cabideiro e provador digitais;
- Atualização de ofertas e preços em tempo real: assim como explicamos no tópico anterior, essa alteração de preços e conteúdos também funciona para atrair público e aumentar o volume de vendas.
Mais de 60% dos consumidores afirmam tomar decisões de compra no ponto de venda. Por isso, digitalizar o PDV pode acelerar esse processo. Além disso, os recursos digitais interativos podem ainda estimular as compras por impulso. Portanto, o aumento das vendas é uma simples consequência da digitalização do PDV.
3) Fidelização e engajamento dos clientes – no PDV e no ambiente digital
Um dos benefícios da digitalização do PDV é a possibilidade de uma atuação omnichannel. Pois a integração dos ambientes físicos e on-line permite um atendimento mais completo e uma abordagem mais contínua.
Além disso, os recursos digitais ainda permitem explorar ações estratégicas – como o marketing sensorial. Afinal, o sistema de digitalização do PDV certo permite que seus clientes mergulhem no universo da marca. Tudo através dos mais diversos estímulos aos sentidos:
- Aromas,
- Iluminação,
- Trilha sonora (playlist),
- Soluções integradas com redes sociais,
- Apelos visuais, através de totens instagramáveis, entre outros.
Além de aumentar o tempo de permanência de clientes dentro do estabelecimento, o ambiente convidativo ainda ajuda a manter a equipe mais motivada. E estimula o retorno dos clientes, quem sabe acompanhados de outros consumidores.
Outra vantagem: este recurso garante a redução da sensação do tempo de espera do cliente que está na fila. Ou seja: os benefícios da digitalização do PDV não param!
4) Redução de custos é mais um dos benefícios da digitalização do PDV
A economia de recursos é um dos grandes benefícios da digitalização do PDV. Evita gastos com impressão e distribuição, bem como potencializa a venda, diminuindo a perda de produtos por conta do prazo de validade, por exemplo.
Outro ponto que merece destaque é que a digitalização contribui para a padronização da marca. Resultado do sistema, que permite uma gestão remota de conteúdo. Assim é possível fazer atualizações em tempo real e de forma unificada em todas as telas desejadas.
Isso otimiza o tempo de sua equipe e também permite uma comunicação mais unificada. Um cuidado essencial para vários setores do varejo. Mas principalmente para aqueles que dispõem de franquias.
Concluindo
Agora você já conhece os quatro principais benefícios da digitalização do PDV. Sabe também que cada um deles traz uma série de outras vantagens. Especialmente quando a solução é feita de maneira customizada, pensada para a realidade e as necessidades do seu varejo.
Para isso, você precisa contar com uma empresa especializada como a VTT, que garante todos os benefícios da digitalização do PDV, elevando o diferencial competitivo de seus negócios. Aumentando drasticamente o fluxo de consumidores, atrai novas oportunidades de vendas.
Assim como reduz custos, engaja e fideliza seus clientes cada vez mais.