4 dados que mostram a importância de investir na digitalização do seu ponto de venda

4 dados que mostram a importância de investir na digitalização do seu ponto de venda

Se você é varejista, já deve ter ouvido que, hoje em dia, quem deseja ser visto pelo cliente precisa usar boas ferramentas tecnológicas. Isso vale tanto para uma estratégia online quanto para a loja física. E é aí que surge a sinalização digital, que ajuda a levar para o ambiente offline uma experiência que atrai e envolve quem passa pelo seu ponto de venda.

A empresa norte-americana Nielsen Media Research fez uma pesquisa sobre sinalização digital que trouxe alguns dados interessantes sobre por que vale a pena investir nessa estratégia. Confira alguns pontos do estudo Digital Signage Today:

72% das pessoas dizem que a sinalização digital chama a atenção delas

A sinalização digital é uma ótima ferramenta para atrair pessoas ao seu ponto de venda, o que pode ser ilustrado pelo dado que diz que 72% das pessoas são atraídas para lojas que usam a estratégia.

Isso porque a sinalização digital oferece muitas possibilidades para levar clientes em potencial até a sua loja. Você pode usar recursos como conteúdos dinâmicos, que mudam de acordo com o perfil dos consumidores; alterar preços em tempo real, adequando-os ao perfil dos visitantes; dentre outras ideias. O resultado? Sua loja com maior fluxo de pessoas!

68% dos consumidores disseram ter feito uma compra depois de serem impactados pela sinalização digital

Você atraiu seus clientes para a loja. Mas isso não adianta se eles só fizerem um passeio e não comprarem de fato. Ainda bem que a sinalização digital dá conta não só de atrair público, como também de aumentar as vendas. Isso porque os consumidores afirmam que produtos e serviços divulgados de forma dinâmica estimulam seu impulso de compra e os influenciam na tomada de decisão.

Usando a tecnologia você pode fazer ações como promoções relâmpago e divulgação de produtos, além de fazer vendas cruzadas (cross-sell), sugerindo produtos adicionais.

30% das pessoas disseram passar mais tempo em uma loja que usa sinalização digital

Depois de atrair e vender para o seu público, é a hora de fidelizá-lo. De acordo com a pesquisa, 30% das pessoas disseram passar mais tempo em uma loja que usa sinalização digital, o que potencializa o relacionamento com os clientes.

Uma maneira de fazer isso é usando o chamado marketing sensorial, que promove a interação com os clientes por meio de cheiros, iluminação, redes sociais, som ambiente, entre outros. Outro resultado interessante é a redução da sensação do tempo de espera do cliente que está na fila. Tudo isso melhora a experiência dos clientes, que sem dúvida voltarão mais vezes.

25% dos consumidores desejam poder ver ou fazer o pedido de mais produtos usando tecnologia disponível dentro da loja

Você atraiu clientes, vendeu e melhorou a experiência deles na loja. Por que não aproveitar a oportunidade para fazer um cross-sell, vendendo outros produtos? Já parou para pensar o quanto de dinheiro está perdendo por simplesmente deixar de sugerir um produto adicional em tempo real e de forma interativa?

25% dos consumidores que responderam à pesquisa disseram que desejam ver outros produtos ou fazer pedidos na loja, usando a tecnologia disponível. Isso pode ser feito facilmente instalando telas interativas onde os clientes podem navegar e fazer as compras por conta própria.

Como você pode ver, ao utilizarem sistemas de sinalização digital as empresas podem criar um diferencial competitivo em relação à concorrência. Isso porque esse tipo de mídia contribui para aumentar o fluxo de consumidores e as vendas nas lojas, ao mesmo tempo que reduz custos operacionais, engaja e fideliza clientes.

E é possível ir ainda além: com a digitalização do ponto de venda, que permite melhorar a experiência do cliente em lojas físicas e, é claro, vender mais. Dessa forma, é possível criar experiências sensoriais que são impossíveis de reproduzir no ambiente virtual e integrar os canais off e online.

Se você quer implantar essas tecnologias que falamos no post e muito mais, então conheça a VTT, empresa brasileira de digitalização do ponto de venda, e saiba como nossas soluções podem ajudar o seu ponto de venda.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *