5 tendências de digitalização do ponto de venda para 2018

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Você já deve ter ouvido que a digitalização do ponto de venda é uma tendência que tem crescido à medida que novas tecnologias surgem. Mas falar em digitalização do ponto de venda como tendência é algo bastante amplo. Por isso, reunimos neste post as principais apostas em digitalização do ponto de venda para este ano:

  1. Personalizar

Independentemente da tecnologia envolvida, o objetivo de muitas iniciativas de digitalização do ponto de venda é criar uma experiência customizada ao cliente ou pelo perfil de clientes. Por isso, a personalização é, sim, uma aposta, que permeia todas as outras ações posteriores.

Personalizando as ações no ponto de venda pode-se prever o que os clientes querem e como se pode melhorar a experiência deles e impressioná-los de uma forma difícil de reproduzir no ambiente online, a personalização melhora os resultados de negócio (aumento de vendas, fidelização, etc) e fortalece a relação com a marca.

  1. Melhorar a experiência em dispositivos móveis dentro da e fora da loja

Uma pesquisa da Deloitte aponta que 90% dos consumidores usam seus celulares no processo de compra. Por isso, melhorar a experiência em dispositivos móveis dentro da loja é uma oportunidade de se aproximar desses clientes. Outra possibilidade é usar os celulares para atrair os consumidores, com notificações de promoções ou mensagens via app.

A Sephora, por exemplo, já permite que os usuários testem produtos em seu aplicativo dentro da loja, onde também eles fecham a compra.

Isso mantém não só os consumidores engajados como também oferece outro nível de personalização e educação sobre o que está disponível no ponto de venda.

  1. Pagamento facilitado

Outra tendência em crescimento são as facilidades na hora de fazer o pagamento no ponto de venda. Isso pode ser feito com o autoatendimento, diminuindo filas nos horários de pico. Também pode ajudar os atendentes, que se tiverem mais dados disponíveis sobre o estoque não precisam procurar para saber se algum produto ainda está disponível.

  1. Comprar online e buscar na loja

A possibilidade de comprar online e retirar na loja está ganhando espaço no varejo também. Essa é uma estratégia vantajosa para o consumidor, que pode economizar com taxas de entrega, receber o produto mais rápido e poupar o tempo de escolha na loja.

Muitos também estão usando o site para acessar o inventário e usar essa informação para saber se visitam ou não o ponto de venda. Por isso, divulgar esse tipo de dado pode ser estratégico.

  1. Beacons

O site Use Mobile define Beacon da seguinte forma:

“(…) Beacons são dispositivos de geolocalização para ambientes fechados, ou seja, é um sistema de proximidade. Sendo assim, o Beacon permite que os smartphones próximos à sua loja sejam localizados dando a você a possibilidade de atrair consumidores para o seu estabelecimentos.

Para isso acontecer, no entanto, é preciso que o usuário tenha um aplicativo ou esteja com o bluetooth do aparelho ativo. Muitos pontos de venda têm utilizado os Beacons para chegar aos consumidores, notificando-os sobre promoções de itens ou dando sugestões, mas se a ação não for moderada isso pode soar invasivo aos usuários, então recomendamos o usso de app, inclusive para que as mensagens e promoções possam ser personalizadas de acordo com os gostos do consumidor.

E você, ficou empolgado para usar essas novidades e atrair mais clientes para o seu ponto de venda? Então conheça e entre em contato com a VTT, empresa que é referência em digitalização do ponto de venda no Brasil.

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