Qual será o impacto do 5G no varejo físico? Essa é a pergunta que muitos varejistas estão fazendo diante da proximidade de implantação da nova tecnologia no Brasil.
Por isso, elaboramos este artigo. Ele propõe uma reflexão sobre a transformação que poderá ocorrer no PDV.
Assim, você poderá se preparar desde já para mais essa revolução no ponto de venda. Boa leitura!
5G no varejo físico: quais avanços podemos esperar?
Na mesma proporção em que o ponto de venda se tornou mais digitalizado, também aumentou a necessidade de uma conectividade mais rápida e confiável.
Essa qualidade é essencial para suportar recursos tecnológicos avançados para digitalizar o PDV. Assim como, muitas vezes, para disponibilizar ao público o desejado acesso à internet enquanto permanecem na loja.
Sendo bem mais poderoso, quando comparado às redes 4G atuais, o 5G garante velocidade muito superior, praticamente sem latência.
Além disso, o 5G no varejo físico permitirá a habilitação de tecnologias emergentes, como o metaverso.
Embora ainda esteja em fase de implementação em nosso país, relatório da Ericsson estima que até 2025 haverá cerca de 2,6 bilhões de assinaturas 5G, cobrindo até 65% da população mundial.
Essa ampla adoção da nova tecnologia permitirá que as lojas offlines criem experiências ainda mais incríveis ao seu consumidor. Inclusive explorando ao máximo todo o potencial da estratégia omnichannel.
Com personalização de ofertas, aumento nas vendas e maior eficiência operacional, o 5G no varejo físico também pode ajudar a melhorar a rentabilidade das lojas offlines.
A disrupção proporcionada pelo 5G no varejo físico
Estudo da Forrester Research, intitulado The CIO’s Guide To 5G In The Retail Sector, afirma que a tecnologia 5G no varejo físico tem enorme potencial disruptivo.
Isso porque, segundo o relatório, permitirá serviços e experiências ágeis, eficientes e transparentes. Tudo o que os consumidores exigentes de hoje em dia esperam encontrar no PDV.
Vale lembrar que o sucesso competitivo das lojas offlines depende muito das experiências excepcionais que conseguem entregar ao público. Cenário que pede soluções inovadoras e que se beneficia da tecnologia 5G.
Os avanços dessa poderosa conectividade prometem oportunidades únicas para o PDV. Entre elas, os especialistas destacam as 3 que seguem.
1. Experiências multissensoriais
O 5G no varejo físico possibilitará explorar os recursos de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR), ampliando as experiências sensoriais.
Transmitindo grandes quantidades de dados com ultra velocidade, o 5G no varejo físico vai acelerar as experiências imersivas. Desse modo, permitirá que o consumidor faça um tour pela loja física, conhecendo produtos e o espaço, por meio da tela de seu smartphone.
Podem escolher o item desejado, experimentá-lo virtualmente. Depois, poderão ir ao PDV para experimentar de fato e comprar – em um processo mais rápido.
2. 5G no varejo físico permite personalização em toda a jornada do cliente
Desde o momento de chegada no ponto de venda até o pós-venda, o 5G poderá aumentar a personalização do atendimento. Integrando tecnologias e mídias variadas, acelerando o acesso aos dados e transformando-os em insights valiosos.
Assim, além de ofertas personalizadas, o gestor poderá fazer o gerenciamento preditivo do estoque em cada unidade da sua rede de lojas.
E poderá antever a necessidade do consumidor, ampliando a interação com ele mesmo fora da loja e enviando novidades para estimular seu retorno ao PDV.
3. Uso de dispositivos habilitados para IoT
O 5G no varejo físico alimentará dispositivos conectados à IoT do depósito à prateleira da loja do futuro.
Além de garantir dados do estoque em tempo real, poderá alimentar a realidade virtual (RA) dentro da loja.
Usando a RA poderá, por exemplo, sugerir uma camiseta que combina perfeitamente com a calça que o cliente está experimentando.
Virtualmente, ele poderá decidir se a indicação combina e se vale a pena experimentá-la – ao vivo e a cores. Essa facilidade, diminuirá o esforço empregado em sua compra.
O 5G ainda não chegou ao varejo físico, mas a digitalização do PDV já oferece experiências incríveis
Enquanto a chegada do 5G e suas vantagens para o varejo físico ainda estão na base das possibilidades, a digitalização do PDV já é realidade. E oferece os benefícios descritos no tópico anterior.
Soluções inovadoras, como as desenvolvidas pela VTT (no 1 no setor em toda a América Latina), propiciam uma comunicação dinâmica e personalizada com o consumidor.
Além de atrair e manter o cliente por mais tempo no PDV, elas permitem coletar e armazenar dados, usando-os para elaborar estratégias assertivas e que geram melhores resultados.
Ainda garantem maior agilidade e autonomia ao público, com informações amplas e facilmente acessíveis. Seja com QR Code ou por meio do Catálogo Digital.
Técnicas de cross-sel e upsell também são colocadas em prática de forma simplificada, quando o consumidor retira um item da prateleira/cabide, por exemplo. Ou quando está usando o Provador Digital.
Essas soluções que ajudam a fidelizar clientes e aumentar o engajamento entre marca-cliente, mesmo quando ele está fora do PDV, ainda oferece o grande benefício de reduzir custos.
Como podemos notar, o 5G no varejo físico promete uma grande evolução. Especialmente quanto à velocidade, na quase ausência de latência e no suporte ao uso de tecnologias avançadas. Como realidade aumentada ou metaverso.
Contudo, já é possível ter um ponto de venda inovador, capaz de oferecer experiências personalizadas e únicas aos clientes.
Um PDV que gera dados para guiar decisões e estratégias, que atrai e leva o consumidor a permanecer mais tempo na loja, que ajuda a fidelizar clientes.
Essa loja física está ao seu dispor. Basta entrar em contato com os especialistas da VTT para ter um projeto sob medida para as necessidades de sua marca.