Qual será o impacto do 5G no varejo físico? Essa é a pergunta que muitos varejistas estão fazendo diante da proximidade de implantação da nova tecnologia no Brasil. 

Por isso, elaboramos este artigo. Ele propõe uma reflexão sobre a transformação que poderá ocorrer no PDV.  

Assim, você poderá se preparar desde já para mais essa revolução no ponto de venda. Boa leitura!

5G no varejo físico: quais avanços podemos esperar?

Na mesma proporção em que o ponto de venda se tornou mais digitalizado, também aumentou a necessidade de uma conectividade mais rápida e confiável. 

Essa qualidade é essencial para suportar recursos tecnológicos avançados para digitalizar o PDV. Assim como, muitas vezes, para disponibilizar ao público o desejado acesso à internet enquanto permanecem na loja. 

Sendo bem mais poderoso, quando comparado às redes 4G atuais, o 5G garante velocidade muito superior, praticamente sem latência.  

Além disso, o 5G no varejo físico permitirá a habilitação de tecnologias emergentes, como o metaverso

Embora ainda esteja em fase de implementação em nosso país, relatório da Ericsson estima que até 2025 haverá cerca de 2,6 bilhões de assinaturas 5G, cobrindo até 65% da população mundial. 

Essa ampla adoção da nova tecnologia permitirá que as lojas offlines criem experiências ainda mais incríveis ao seu consumidor. Inclusive explorando ao máximo todo o potencial da estratégia omnichannel. 

Com personalização de ofertas, aumento nas vendas e maior eficiência operacional, o 5G no varejo físico também pode ajudar a melhorar a rentabilidade das lojas offlines.

A disrupção proporcionada pelo 5G no varejo físico

Estudo da Forrester Research, intitulado The CIO’s Guide To 5G In The Retail Sector, afirma que a tecnologia 5G no varejo físico tem enorme potencial disruptivo. 

Isso porque, segundo o relatório, permitirá serviços e experiências ágeis, eficientes e transparentes. Tudo o que os consumidores exigentes de hoje em dia esperam encontrar no PDV.  

Vale lembrar que o sucesso competitivo das lojas offlines depende muito das experiências excepcionais que conseguem entregar ao público. Cenário que pede soluções inovadoras e que se beneficia da tecnologia 5G. 

Os avanços dessa poderosa conectividade prometem oportunidades únicas para o PDV. Entre elas, os especialistas destacam as 3 que seguem.

1. Experiências multissensoriais

O 5G no varejo físico possibilitará explorar os recursos de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR), ampliando as experiências sensoriais

Transmitindo grandes quantidades de dados com ultra velocidade, o 5G no varejo físico vai acelerar as experiências imersivas. Desse modo, permitirá que o consumidor faça um tour pela loja física, conhecendo produtos e o espaço, por meio da tela de seu smartphone. 

Podem escolher o item desejado, experimentá-lo virtualmente. Depois, poderão ir ao PDV para experimentar de fato e comprar – em um processo mais rápido.

2. 5G no varejo físico permite personalização em toda a jornada do cliente

Desde o momento de chegada no ponto de venda até o pós-venda, o 5G poderá aumentar a personalização do atendimento. Integrando tecnologias e mídias variadas, acelerando o acesso aos dados e transformando-os em insights valiosos

Assim, além de ofertas personalizadas, o gestor poderá fazer o gerenciamento preditivo do estoque em cada unidade da sua rede de lojas.  

E poderá antever a necessidade do consumidor, ampliando a interação com ele mesmo fora da loja e enviando novidades para estimular seu retorno ao PDV.

3. Uso de dispositivos habilitados para IoT

O 5G no varejo físico alimentará dispositivos conectados à IoT do depósito à prateleira da loja do futuro

Além de garantir dados do estoque em tempo real, poderá alimentar a realidade virtual (RA) dentro da loja.  

Usando a RA poderá, por exemplo, sugerir uma camiseta que combina perfeitamente com a calça que o cliente está experimentando. 

Virtualmente, ele poderá decidir se a indicação combina e se vale a pena experimentá-la – ao vivo e a cores. Essa facilidade, diminuirá o esforço empregado em sua compra.

O 5G ainda não chegou ao varejo físico, mas a digitalização do PDV já oferece experiências incríveis

Enquanto a chegada do 5G e suas vantagens para o varejo físico ainda estão na base das possibilidades, a digitalização do PDV já é realidade. E oferece os benefícios descritos no tópico anterior. 

Soluções inovadoras, como as desenvolvidas pela VTT (no 1 no setor em toda a América Latina), propiciam uma comunicação dinâmica e personalizada com o consumidor.  

Além de atrair e manter o cliente por mais tempo no PDV, elas permitem coletar e armazenar dados, usando-os para elaborar estratégias assertivas e que geram melhores resultados. 

Ainda garantem maior agilidade e autonomia ao público, com informações amplas e facilmente acessíveis. Seja com QR Code ou por meio do Catálogo Digital

Técnicas de cross-sel e upsell também são colocadas em prática de forma simplificada, quando o consumidor retira um item da prateleira/cabide, por exemplo. Ou quando está usando o Provador Digital

Essas soluções que ajudam a fidelizar clientes e aumentar o engajamento entre marca-cliente, mesmo quando ele está fora do PDV, ainda oferece o grande benefício de reduzir custos

Como podemos notar, o 5G no varejo físico promete uma grande evolução. Especialmente quanto à velocidade, na quase ausência de latência e no suporte ao uso de tecnologias avançadas. Como realidade aumentada ou metaverso. 

Contudo, já é possível ter um ponto de venda inovador, capaz de oferecer experiências personalizadas e únicas aos clientes.  

Um PDV que gera dados para guiar decisões e estratégias, que atrai e leva o consumidor a permanecer mais tempo na loja, que ajuda a fidelizar clientes. 

Essa loja física está ao seu dispor. Basta entrar em contato com os especialistas da VTT para ter um projeto sob medida para as necessidades de sua marca.

FALAR COM ESPECIALISTAS VTT