fbpx
  • (11) 5180-7100
  • contato@vtt.com.br
Español English
investir na digitalização do PDV

Diante de tantas transformações enfrentadas pelo varejo, a mudança de perfil do consumidor talvez seja um dos maiores desafios. Como competir com o comércio online, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando um smartphone e acesso à internet? 

A resposta é uma só: oferecendo aos consumidores uma experiência única, toda vez que ele estiver no estabelecimento. E, para esse objetivo ser atingido a digitalização do PDV passa a ser uma estratégia essencial. 

É inegável que há motivos para manter esses espaços. Isso porque, ainda que o e-commerce seja muito procurado, existem alguns diferenciais que somente a loja física pode oferecer: 

  • Confiança: reforçada pelo contato direto com a equipe comercial e possibilidade de ver, tocar, experimentar os itens desejados (dependendo do produto e seguindo protocolos de proteção); 
  • Entrega: na maior parte das vezes, o cliente sai do estabelecimento com o produto já em suas mãos, pronto para uso – tanto que muitas pessoas compram pelo canal online e faz a retirada na loja; 
  • Negociação: somente a loja física permite negociar preços, condições de pagamento, descontos, etc. Tudo ali, dialogando com o vendedor; 
  • Atendimento: havendo necessidade, sempre será possível chamar alguém para tirar dúvidas, bater um papo; 
  • Diversão: sim, ir à loja, conferir novidades e ofertas faz parte de um momento de descontração para o consumidor que sai de casa em busca de interação com segurança
  • Experiência: pela internet não é possível sentir o cheiro daquele perfume delicioso ou a textura do tecido. Já a loja física pode combinar todos os sentidos para oferecer uma experiência inigualável aos seus consumidores. 

Mesmo em períodos em que impera a necessidade de segurança, os pontos de venda continuam sendo um espaço propício para visitas, tendo em vista rigorosos protocolos de higiene e proteção adotados pelo setor e soluções inovadoras, desenvolvidas para melhorar o consumer experience, sem deixar de lado os cuidados com seu público. 

Entre elas, podemos destacar o e-Line, solução criada pela VTT para efetuar o controle de acesso de clientes de modo automático e, ainda, exibir conteúdos promocionais. 

Finalizada essa introdução, que mostra como as lojas físicas são ambientes únicos e importantes, chegou o momento de descobrirmos 7 razões para investir na digitalização do PDV. 

1. O ponto de venda fica mais agradável e convidativo 

Rich Media Tecnologies aponta que 63% dos consumidores acham os anúncios de Digital Signage chamativos, podendo levar as pessoas a entrarem na loja, mesmo se essa não fosse sua intenção inicial. 

A conclusão é óbvia: usar soluções modernas, como vídeo wall ou totens, deixam a loja mais atrativa e convidativa, chamando a atenção de quem está do lado de fora.  

Além de serem um chamariz bastante eficiente, essas soluções oferecem outras facilidades como reduzir custos, uma vez que dispensam a impressão de folhetos e catálogos promocionais, bem como toda a logística necessária para a distribuição de materiais impressos. 

2. Gera maior aproximação entre marca e cliente 

A percepção de qualidade da marca e seus produtos ou serviços fica maior quando a sinalização digital também é de qualidade, o que exige um padrão visual e de conteúdo elevados para atrair e fidelizar clientes. 

Ao investir na digitalização do PDV você garante que sua loja exiba conteúdos sempre atualizados e condizentes com o perfil de seus clientes, reforçando sua marca. 

3. Investir na digitalização do PDV aumenta os resultados 

Ávidos consumidores digitais, o público de hoje está acostumado com telas. Tanto que, segundo a VCA Global, 42% das pessoas preferem comprar em lojas que usem a digitalização em seu espaço físico. 

Somando esse dado ao fato de que grande parte das decisões são tomadas no ponto de venda, investir na digitalização do PDV é mesmo um bom negócio. Soluções modernas permitem indicar produtos relacionados àqueles já retirados das prateleiras e que são do interesse do consumidor, fazer uso de técnicas de cross-sell e up-sell, por exemplo. 

4. Diminui a percepção de tempo de espera 

Um dos motivos que levam o consumidor às compras online é a otimização de tempo, sendo assim, diminuir a percepção do tempo de atendimento é um grande benefício da digitalização do varejo. 

Ao invés de ficar parado contanto os minutos, o cliente é impactado por mensagens de interesse que distraem e, melhor, colabora para a decisão de colocar mais itens no carrinho de compras. 

5. Permite uma estratégia omnichannel 

O uso de soluções para digitalização do PDV permite integrar todos os canais de venda utilizados pela loja, oferecendo as mesmas promoções em todos eles e integrando a comunicação para torná-la mais eficiente = as soluções voltadas à digitalização no PDV promovem essa integração! 

Com consumidores conectados, o omnichannel é essencial para construir melhores relacionamentos com seu público-alvo. 

6. Prepara sua loja para o futuro 

Ao investir na digitalização do PDV, a loja se prepara para o futuro onde a tecnologia, cada vez mais, assumirá papel preponderante, possibilitando ganhos na operação, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento. 

Esses ganhos serão ainda maiores se escolher um parceiro experiente – como a VTT, primeira no ranking de Digital Signage da América Latina -, permitindo que sua loja acompanhe a constante evolução tecnológica. 

7. Aprimora a experiência dos clientes 

Chegamos ao último, e um dos mais importantes, motivos para investir na digitalização do PDV: aprimorar a experiência dos clientes. De modo resumido, significa oferecer ao consumidor que vai até a loja física uma experiência única para que ele chegue à conclusão que valeu a pena sair do conforto de sua casa para ir até o estabelecimento. 

As soluções aqui permitem reconhecer o cliente e oferecer ofertas personalizadas com base em seu histórico de compras e/ou nos produtos tirados das prateleiras. Também fornecem informações extras de itens consultados, influenciando em sua decisão de compras, ou impactando-o com um desconto para aquele produto que ficou para trás na visita anterior à loja. 

Não menos importante: soluções captam dados essenciais. Como identificar, por meio de reconhecimento facial ofertas que não agradaram o público, podendo rever campanhas, tornando-as mais interessantes ao consumidor. 

Apresentamos neste artigo 7 boas razões para investir na digitalização do PDV, mantendo um serviço superior e trazendo seus clientes de volta à loja. Mas se você ainda tem dúvidas dos benefícios dessa prática, vai gostar de ler: 

Como aumentar o ticket médio com as soluções da VTT 

Como as soluções da VTT captam até 7X mais atenção dos clientes no PDV 

Add Your Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please enable JavaScript to submit this form.