A atração de clientes é uma necessidade de empresas desde as mais novas até aquelas que já têm uma marca consolidada no mercado. Há uma certa volatilidade no que é tendência ou não, no que gera ou não lucro e adotar algumas medidas evita prejuízos financeiros e institucionais.
Há maneiras, porém, para atrair mais consumidores para a sua loja que são aplicados de forma consistente e funcionam muito bem. São, na verdade, estratégias que funcionam como detalhes que não podem faltar no seu negócio. Listamos aquelas que consideramos as mais importantes e listamos neste post para você. Confira.
1 – Saiba atender as expectativas de diferentes tipos de consumidor
Sabemos que um dos primeiros passos para uma empresa para vender mais é traçar o perfil ideal de clientes. Essa ação é indispensável e muito importante, mas precisa ser feita com alguns diferenciais. A empatia com diferentes tipos de consumidores faz com que você atraia ainda mais clientes.
Explicando melhor, tenha um estudo do perfil do seu cliente em potencial, mas mantenha também um padrão para outros consumidores. O consumidor mais moderno, por exemplo, está muito atendo às tendências do mercado e busca sempre referências que ajudem no seu poder de decisão. Aquele cliente mais tradicional, pode não exigir tanto o produto mais moderno, mas sim aquele que traga total praticidade para as suas necessidades.
2 – Tenha um padrão de comunicação direta e pessoal
Utilizar ícones de identificação de produtos ou painéis digitais, por exemplo, ajudam a atrair muito mais consumidores para a sua loja. O seu consumidor entende esse artifício como uma comunicação mais direta, que fala para ele e explica quais as suas necessidades naquele espaço.
Essa é uma das razões pela qual a comunicação digital funciona muito bem e você não pode deixar de usar na sua loja. Ser apenas bonito não é o suficiente. Seu cliente precisa se reconhecer nesta mensagem e ela precisa ser real.
3 – Visual limpo e leve
Levando em conta o passo a cima, atente-se para o risco de poluição visual. Apesar de utilizar ícones e painéis, é preciso fazer isso com planejamento. Lojas lotadas de monitores ou de cartazes não é uma ideia bem-vista. Destaque o que é relevante e tenha foco no tipo de informação visual.
Uma ideia que tem funcionado muito bem em grandes marcas é adotar temas para pequenas campanhas internas ou por ambientes dentro de uma loja. Os fast fashion de lojas de varejo são bons exemplos. Adotar campanhas, com decoração em cores ou desenhos mais unificados é a melhor solução.
4 – Tenha os fornecedores certos e preços mais atrativos
É preciso ter alguns cuidados na hora de escolher um fornecedor. Imagina poder oferecer preços ainda mais atrativos para seus clientes! A iniciativa de parcerias positivas permite, consequentemente, serviços e/ou produtos mais em conta.
A resposta é sempre natural. Se você compra por menos, pode também oferecer por menos. Por mais que a lucratividade seja atrativa, neste momento é importante lembrar da satisfação do seu cliente e em sua fidelização.
5 – Comunicação é fundamental
Uma marca sem comunicação é uma marca sem visibilidade. A interatividade conta muito e é uma necessidade real do mercado hoje em dia. Faça um bom trabalho nas redes sociais, tanto de apresentação como de interação com seus seguidores. Responda todas as críticas, sejam elas positivas ou negativas. Ofereça promoções exclusivas e tenha um e-commerce eficiente. Sites de fácil navegação melhoram a adesão dos produtos com muito mais facilidade e segurança.