A música ambiente no PDV, também conhecida como Rádio Indoor, quando alinhada com a identidade da marca e o perfil dos consumidores, oferece uma excelente experiência.
Também é um recurso capaz de despertar boas sensações e reforçar os atributos da marca. Para isso, utiliza um repertório musical -cuidadosamente selecionado para transmitir a identidade e os valores do negócio.
Além disso, pode ser um fator determinante para que o público sinta-se atraído e tenha o desejo de permanecer na loja, curtindo uma playlist gostosa e agradável.
Conheça todo o potencial do music branding e saiba utilizar essa estratégia em seu ponto de experiência para tocar nas emoções do seu público.
Afinal, o que é music branding?
Music branding é uma estratégia que integra o marketing sensorial – conceito baseado no estímulo dos diferentes sentidos para conquistar a atenção dos consumidores.
Seu objetivo é utilizar esse recurso como forma de traduzir e reforçar a identidade de uma marca. Assim, a música ambiente no PDV ajuda a construir uma imagem positiva e única.
Mas, por que isso acontece? Simples: a música tem um potencial avassalador de despertar emoções.
Podemos até dizer que nossas vidas têm uma trilha sonora, tanto que basta ouvir uma música que marcou situações importantes para revivermos aquele momento.
Contudo, a música ambiente no PDV precisa ser planejada para refletir a essência e os conceitos da loja. Só assim ela será eficiente, agregando valor à percepção do seu público e colaborando para a construção da marca.
Música ambiente no PDV: o que considerar?
Para refletirmos na importância do som para criar uma determinada sensação, basta pensarmos em um filme. Com a música certa, no momento certo, sentimos alegria, tristeza, medo, enfim, as mais diversas emoções.
A música ambiente no PDV tem esse mesmo potencial. Desde que haja um estudo e um planejamento prévio – e não seja usada de forma aleatória, a partir do gosto pessoal de alguém.
Segundo Rafael Achutti, um dos fundadores do Bananas Music Branding, “existem estudos e metodologias para obter a playlist perfeita para cada tipo de negócio”.
A empresa, que é parceira da VTT em projetos musicais para ponto de venda, usa um método próprio e aprofundado.
Além de conhecimento musical e bom senso para chegar à trilha sonora ideal, a equipe do Bananas Music segue, resumidamente, o passo a passo de sua metodologia. Ela foi desenvolvida exclusivamente para atender o mercado de music branding.
1. Pesquisa musical
O time de curadores de playlist que vai definir a lista de música ambiente no PDV está sempre atualizado, a par de novos artistas e estilos. E, ainda, de novas tecnologias e métodos de distribuição e reprodução de conteúdo.
2. Curadoria musical
Uma trilha sonora que reflita a personalidade da marca não pode se pautar no gosto pessoal do gerente da loja, mas sim em uma curadoria musical. Por isso, tudo começa com uma pesquisa com o time responsável pelo marketing do ponto de venda – que pode pedir colaboração de outros setores.
De modo geral, as perguntas feitas sobre a marca são:
- Se sua marca fosse uma pessoa, quais músicas/artistas estariam na playlist?
- Quais sensações deseja despertar em seus clientes?
- Quais valores principais da marca devem ser ressaltados?
- Qual festival de música a empresa promoveria (jazz, rock, etc).?
- Diariamente, qual o fluxo de pessoas na loja?
- Existem horários que a trilha sonora deve ser mais agitada ou calma?
3. Definição da estética sonora
Nesta etapa são definidos pelo menos quatro atributos de marca relacionados ao seu posicionamento e branding. São esses mesmos atributos que a marca destaca em todas as ações de branding, gerando unidade na forma quer ser percebida por seus consumidores. Por exemplo: inovadora, 100% nacional, sustentável, clássica.
Com essas definições, são escolhidos cerca de 10 artistas cujo estilos combinem com os valores a serem destacados com a música no PDV.
4. Criação de playlist para a música ambiente no PDV
Com a identidade musical definida, as playlists são criadas e disponibilizadas, por meio da tecnologia VTSign, para tocar a mesma trilha sonora em todas as lojas da rede. Assim, há uma padronização do música ambiente e valorização dos atributos da marca.
De modo geral, a trilha contém 50 músicas, atualizadas mensalmente. Sempre seguindo o guia musical estabelecido para a loja.
Música ambiente no PDV: mais um recurso para elevar a experiência do cliente
Ter uma playlist de música ambiente para tocar no PDV e, assim, elevar o customer experience, é apenas uma das formas de aproveitar o conceito de music branding.
A marca também pode usar trilhas para campanhas em redes sociais, patrocinar um artista, criar festivais de música (e ter rendimento com isso).
Outra opção muito interessante é o provador digital. Ao entrar no provador para experimentar a peça, o consumidor ouve músicas e vê imagens, de altíssima qualidade, que remetem àquele item.
Se for um biquíni, por exemplo, a música lembrará a praia. Já a tela mostrará detalhes do produto, bem como peças que combinem com ele – uma saída de praia ou canga são opções.
Além de criar uma rádio indoor para as lojas, há outras formas de usar o recurso de curadoria musical para tornar o ponto de venda mais atrativo ao consumidor, bem como oferecer ofertas e influenciar na decisão de compras.
Uma marca de roupas, por exemplo, pode fazer um desfile no ponto de venda usando sua trilha, contratar um DJ para deixar o evento mais descolado. Ou mesmo criar playlists especiais, segmentadas por campanhas, datas comerciais e regiões.
Oferecer aos consumidores motivos para entrar em sua loja não é mais suficiente. É preciso criar condições para que ele queira permanecer ali por mais tempo e tenha o desejo de voltar – conheça o ponto de experiência!
Nesse sentido, a digitalização do ponto de venda tem papel essencial. Soluções modernas que captam a atenção, identificam hábitos de compra e divulgam ofertas personalizadas somam-se à música ambiente PDV para elevar a experiência do cliente.
Aqui na VTT usamos inovação e experiência, bem como parcerias com empresas que são referência em seu segmento de atuação, para desenvolver projetos personalizados.
Dessa forma, nossos clientes podem oferecer ao público que vai às suas lojas físicas experiências que envolvem os mais variados sentidos.