Apostar na digitalização do PDV, entre outras coisas, significa oferecer uma boa jornada de compras para seus clientes.
Basta uma análise rápida do perfil do consumidor atual para entender o porquê: heavy users de tecnologia, esperam um determinado tipo de experiência ao se deslocarem até uma loja física. Entre seus desejos querem: qualidade, agilidade e possibilidade de autoatendimento.
É por isso que os varejistas precisam investir em novas tecnologias para dar suporte às boas experiências para os compradores. Do início ao fim – desde o reconhecimento e descoberta até a avaliação e compra.
Por isso, a escolha das soluções certas para suas lojas físicas deve ser feita de maneira personalizada, pensada para as necessidades e objetivos de sua marca. Dessa forma, uma digitalização de PDV bem-sucedida pode trazer resultados que vão além do incremento nas vendas e garantem aos seus clientes a melhor experiência de compra.
Tecnologias para a digitalização do PDV que ajudam a incrementar as vendas
A transformação digital das lojas físicas só oferece benefícios, tanto para os lojistas como para seus consumidores. Experiências mais significativas, práticas e satisfatórias são um bom exemplo.
Mas ainda é possível gerar economia e incrementar as vendas por meio do uso de recursos para digitalização do PDV, como os 3 que apresentamos a seguir:
1. Assistente de vendas e catálogo digital
O assistente de vendas digital permitem que sua loja conte com uma exposição do portfólio completo de produtos. Isso ajuda a manter os clientes mais informados, com o menor custo operacional.
Além disso, também possibilitam vendas mais consultivas, criando um envolvimento pessoal, mesmo mantendo o distanciamento físico.
Essa solução VTT também permite mostrar ao cliente produtos complementares àquele já escolhido, podendo aumentar as vendas ou o ticket médio. Isso economiza tempo e a energia do consumidor, otimizando sua experiência de compra com ainda mais assertividade.
2. Cabideiro digital
O cabideiro digital é a solução perfeita para incrementar as vendas em sua loja física, promovendo a oferta de produtos para:
- Upsell: estratégia voltada para oferecer produtos da mesma linha ou função, mas mais sofisticados ou com mais funcionalidades – mais caros;
- Cross-sell: tem como objetivo oferecer produtos complementares – por exemplo: oferecer uma blusa para quem está olhando uma calça – vendendo mais para o mesmo consumidor.
Além disso, é possível proporcionar mais informações da peça de interesse do consumidor, como tipos de materiais, modos de uso, dicas, coordenado cores disponíveis, tamanhos, entre outros.
3. Provador digital
Aqui a digitalização do PDV explora recursos do marketing sensorial para criar um ambiente altamente propício para as decisões de compra do consumidor.
A tecnologia capta os dados das peças que estão sendo levadas para o provedor, combinando trilha sonora e imagens para que o cliente embarque em uma situação onde aquelas peças serão usadas.
Um cliente que experimentar peças da moda praia, por exemplo, verá belas imagens de mar, piscinas e paisagens litorâneas ao som de beach music ou de ondas. Dentro desse contexto, cria-se uma apelo emocional, tornando o consumidor mais suscetível a compra.
Como a digitalização do PDV é a chave para uma estratégia de sucesso
A transformação digital está mudando a maneira como os varejistas fazem negócios exigindo, por exemplo, adotar uma abordagem omnichannel. E, também, se adequar às novas exigências do consumidor.
Não há tempo a perder, é preciso contar rapidamente com soluções certas e aproveitar toda e qualquer oportunidade.
Escolher o fornecedor certo para digitalização do PDV capacitará você e sua empresa no processos necessários para o sucesso, com todos dados e soluções que otimizem a estratégia para envolver os clientes.
Com mais opções do que nunca e um desejo de atendimento imediato, as expectativas do cliente estão mudando. É preciso responder no tempo certo e com o grau máximo de assertividade.
Na VTT, temos as melhores soluções de digitalização para transformar PDVs tradicionais em PDE – Pontos de Experiência.
Além disso, temos um time de especialistas preparados para encontrar novas maneiras de conectar sua marca com seus consumidores.
Desenvolvendo projetos personalizados para que as loja incrementem as vendas, se diferenciando da concorrência e garantindo a oferta daquilo que os seus consumidores realmente desejam.