Digitalização do PDV: personalização e engajamento elevam resultados. A digitalização do PDV desempenha um papel estratégico ao atrair clientes e promover maior interação entre consumidores e as marcas.
Mas vai além, permitindo a criação de um relacionamento mais emocional e próximo por meio de suas múltiplas funcionalidades, entre elas a abordagem omnichannel.
Assim, essas soluções modernas e impactantes colaboram para uma maior personalização de ofertas e ajudam a impulsionar as vendas, permitindo a verdadeira personalização, flexibilidade e dinamismo que os varejistas precisam.
Por isso, priorizar o investimento em digitalização do PDV é fundamental para gerar melhores resultados, tanto financeiro como o reconhecimento da marca entre os compradores.
A importância do engajamento para o varejo físico
O engajamento e personalização são adotados para maior aproximação com os clientes e isso gera vantagens para a loja física.
Para começar, reduzem os custos, pois fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo.
Além disso, o engajamento permite que o consumidor se torne uma espécie de embaixador da marca, divulgando-a e recomendando-a para outras pessoas – tanto pelo boca a boca, como pelas mídias sociais. Essa atitude ajuda a elevar a imagem e o valor da marca.
Ao prolongar a experiência do cliente para além do momento de compra, isto é, engajando-o, ele fica com a marca em sua mente, retornando com mais frequência ao ponto de venda para começar uma nova jornada personalizada que tem grandes chances de gerar mais receitas.
A ideia de que uma experiência individual personalizada pode aumentar as vendas e influenciar o comportamento do consumidor não é novidade. Uma pesquisa informal entre conhecidos pode apontar que muitos já compraram algo mais caro do que o planejado originalmente só porque sua experiência como cliente foi personalizada.
Mas como proporcionar isso dentro de ambientes de grande fluxo, que nem sempre permitem uma abordagem mais pessoal junto aos consumidores? A digitalização do PDV é a resposta.
Por meio dos recursos da digitalização, sua empresa pode obter dados estratégicos, fornecer conteúdo efetivo e pertinente no momento da decisão de compra, agilizando o processo e garantindo que seu consumidor tenha uma experiência de compra altamente satisfatória.
Entenda melhor como isso funciona nos tópicos a seguir.
Digitalização do PDV garante personalização de ofertas e o engajamento do cliente
Cada vez mais os varejistas precisam priorizar uma experiência excelente para o cliente. Para isso, devem desenvolver estratégias para engajar os compradores desde o momento em que eles entram pela porta.
Alcançar essa meta permitirá que sua empresa construa fidelidade, faça mais vendas casadas com sucesso e exceda suas projeções de resultados financeiros. Algo que fica mais fácil de ser obtido por meio da digitalização do PDV.
A grande maioria dos compradores se sentem mais confiantes de que receberão um serviço rápido e assistência especializada quando encontram dispositivos digitais pela loja. Afinal, isso garante a eles mais autonomia e agilidade para suas jornadas de compra na loja.
Retirar um produto da prateleira e ver na tela detalhes sobre ele ou, ainda, uma sugestão de outro item que combine, favorece a decisão de compra. Isso porque os consumidores atuais sentem-se mais propensos a comprar em lojas que usam soluções para criar uma jornada mais ágil, dinâmica e uma experiência de cliente personalizada.
Essa é a proposta da VTT com o VTSign Experience. Saiba mais a seguir.
VTSign Experience: personalização e engajamento elevados à máxima potência
O VTSign Experience reúne um portfólio de inovadoras soluções para digitalização do PDV desenvolvidas pelo time de especialistas VTT, empresa pioneira em digital signage no Brasil.
Com elas, é possível reunir dados colhidos em seu ponto de venda e identificar o perfil de compra dos seus clientes, entre outras. Com essas informações, fica fácil oferecer conteúdos personalizados e fazer recomendação de produtos conforme a experiência de compra do consumidor.
Recursos como a detecção facial e medição de audiência, por exemplo, contribuem para ampliar as oportunidades de conversões – mas existem outras opções.
A personalização proporcionada pelo VTSign Experience pode ser explorada ao máximo, através de ações como:
- Coleta dos dados de cada compra do cliente;
- Envio de descontos, promoções, cupons e outras ofertas com base nos dados coletados. Apenas certifique-se de pedir permissão para isso antes – 99% dos clientes compartilha seus dados em troca de benefícios, desde que você pergunte antes;
- Adoção de uma abordagem omnichannel efetiva. Ao sincronizar dados online e off-line, seus clientes terão a mesma experiência totalmente personalizada – seja no PDV, seja online;
- Direcionamento de tráfego para seu PDV através do envio de SMS, quando o cliente passa em frente a loja e olha uma oferta na vitrine.
É importante ter em mente que quanto maior for o nível de personalização proporcionado às experiências fornecidas ao cliente em seu PDV, mais passos você estará à frente da maioria dos varejistas concorrentes. Digitalização do PDV: personalização e engajamento elevam resultados !
Por onde começar? Solicite mais informações sobre o VTSign Experience ainda hoje.
Descubra como esta solução para a digitalização do PDV pode ajudá-lo a criar uma experiência personalizada na loja para seus clientes e ajudar seu negócio a se manter competitivo.
Comece já o processo de digitalização do PDV em sua empresa: chame um especialista VTT!