O checkout do PDV é a cereja do bolo, após uma jornada de compras onde o consumidor encontrou o que desejava e decidiu finalizar seu pedido, levando para casa o item desejado. Use o checkout no PDV para aumentar seus resultados.
No entanto, engana-se quem imagina que o checkout é o ponto final da jornada. Na verdade, é possível aproveitar esse momento para fidelizar clientes e elevar seu ticket médio. Quer saber como? Então, confira este conteúdo até o final.
O que é checkout, afinal?
A palavra checkout surgiu da junção das palavras inglesas check (verificar) e out (fora), representando o momento final de uma jornada de compra. É quando o cliente dirige-se ao caixa para efetuar o pagamento e levar o produto adquirido.
Em outras palavras, o checkout no PDV é a concretização da venda. Mas não significa que o consumidor bloqueou seu interesse por outros itens. Pelo contrário, com as estratégias certas, é possível que ele opte por encher sua cesta (ou carrinho), aumentando sua lista de compras.
Contudo, é bom lembrar, o contrário também pode ocorrer. Isto é, alguns deslizes podem levar o consumidor a desistir da compra, abandonando a fila e o carrinho para adquirir o que precisa em outro ponto de venda.
Entre os erros que você precisa evitar em seu ponto de venda, estão:
- filas longas e demoradas,
- atendimento ruim – falta de clareza e de cordialidade,
- processos manuais e pouco práticos,
- solicitação de informações desnecessárias na hora de pagar,
- poucas opções de pagamento, etc.
Checkout no PDV: muito além do impulso
Nossas atitudes são influenciadas por uma série de fatores, desde observações minuciosas e racionais à emoções e estímulos proporcionados pelo ambiente em que estamos.
O lado racional é aquele que diz para não comprar mais um par de sapatos pretos, uma vez que você já possui um ou mais pares dessa cor. No entanto, não agimos de forma consciente o tempo todo e, por isso, podemos abafar o raciocínio.
No supermercado, por exemplo, a imagem de uma pizza fatiada com o queijo derretendo, pode incentivar o consumidor a levar para casa um disco de pizza congelada que não estava em sua lista de compras. Principalmente se, juntamente com a imagem, o cheiro delicioso da degustação tocar mais um sentido.
No checkout do PDV as compras por impulso são muito mais comuns do que uma compra que exija avaliação mais elaborada. Por isso, é mais fácil comprar um chocolate de última hora, por exemplo, a adquirir um fogão, assim, de repente! Use o checkout no PDV para aumentar seus resultados .
Isso significa que podemos aproveitar os instantes em que o shopper espera para efetuar o pagamento e impactá-lo com ofertas personalizadas, indo além do impulso e otimizando os resultados.
Como? Com as inteligentes soluções de digitalização para o ponto de venda. Com elas, o checkout do PDV vai oferecer bem mais do que docinhos ao público.
Práticas para vender mais na hora do checkout no PDV
Para começar, sua loja física deve ser muito aconchegante, espaçosa e estimulante – um verdadeiro ponto de experiência.
O consumidor moderno deseja sair de casa, visitar o varejo físico para experimentar e levar suas compras para casa, sem precisar esperar pela entrega.
Mas ele também deseja encontrar comodidade, autonomia para circular pela loja e encontrar os produtos desejados, proteção.
Sua loja também precisa de uma equipe bem treinada para oferecer o melhor atendimento possível, mas respeitando a decisão do consumidor de querer ou não ser abordado – e em que momento.
Por isso, soluções inovadoras que permitem informações são tão essenciais. Como o Assistente de Vendas VTT – clique e conheça:
Além disso, para vender mais na hora do chekout no PDV, utilize essas três técnicas abaixo.
1. Use técnicas de marketing sensorial
Já vimos como os sentidos humanos influenciam na decisão pela compra. Portanto, combinar o uso de imagens, música (som ambiente, trilha sonora, etc), cheiros, gostos e toques vão potencializar as chances de vendas – essa é a premissa da estratégia de marketing sensorial.
Não precisa usar todos os recursos/sensações de uma só vez, mas de acordo com as possibilidades de seu ambiente.
Imagine que o cliente está na fila para pagar o short de corrida que acaba de comprar e, na tela de checkout no PDV, vê uma oferta de meias anti transpirantes, enquanto ouve uma música que remete à atividade física. Isso é o marketing sensorial em ação, de modo simples e prático, com ajuda de soluções para digitalização do varejo off-line.
2. Checkout no PDV pede ofertas personalizadas
De que adianta oferecer ao consumidor um produto que ele não se interessa? Para ter assertividade e elevar o ticket médio, entregue ofertas personalizadas baseadas no histórico de compras ou perfil do shopper.
Se ele costuma adquirir um determinado produto, mostre na tela de checkout esse item, lembrando ao consumidor que sua farmácia, por exemplo, tem preços especiais para clientes fiéis.
3. Empregue técnicas de cross-sell e up-sell
Use o checkout no PDV para aumentar seus resultados! Na hora do checkout no PDV, você pode informar ao seu cliente que existe uma versão mais completa do produto que ele acaba de tirar da prateleira. Um conteúdo chamativo e com informações detalhadas poderá convencê-lo, por exemplo, a trocar um creme para cabelos (mais simples e mais barato) por outro com mais benefícios.
Além dessa prática, chamada de up-sell, você pode adotar a estratégia cross-sell, que consiste em oferecer um produto complementar àquele que já está na cesta de compra do consumidor. Por exemplo, uma almofada para combinar com a capa para o sofá que está no carrinho de compras do cliente!
A VTT, referência em soluções para digitalização do PDV, possui amplo portfólio de produtos para o ponto de venda. Entre eles, as Telas de Checkout que permitem elevar o ticket médio oferecendo produtos e serviços adicionais.
Além disso, a solução consegue captar dados como nível de satisfação dos consumidores em relação à marca.
Combinada com outros recursos disponibilizados pela VTT, a loja pode usar o histórico de compras para oferecer ofertas personalizadas ao shopper ou ainda garantir uma experiência pautada nos princípios do marketing sensorial.