O phygital no PDV chegou propondo uma reflexão sobre o consumidor e suas experiências de compras nos varejos físico e online.
Afinal, com o mundo digital e físico tão misturados, o público se relaciona com as marcas tanto de forma presencial, quanto de modo virtual.
Essa quase fusão das duas possibilidades não é mais uma novidade, tendo em vista que a transformação digital no PDV já vem ocorrendo há um bom tempo. E com intensa velocidade. Por isso, é preciso urgência para compreender essa dinâmica, adaptando a loja física ao perfil do consumidor moderno.
Sem essa adaptação, os resultados não são nada animadores, começando pela perda de competitividade. Isso acontece porque a indiferença dos clientes a um ponto de venda que não corresponde aos seus desejos atuais, gera grande risco da marca cair no esquecimento.
Acompanhe neste artigo qual o impacto do phygital no PDV e como usar esse conceito para lucrar mais!
Qual o papel do phygital no PDV, afinal?
A nomenclatura phygital nasceu da junção das palavras “físico” (physical, em inglês) e “digital, em uma referência à junção do off-line e do online. Ou seja, o phygital no PDV representa a utilização de tecnologias inovadoras para que as lojas físicas possam responder às necessidades do público de hoje em dia.
Acostumado com a internet e com recursos tecnológicos, o consumidor está sempre conectado e de olho em assuntos de seu interesse. E esse comportamento não é exclusivo das gerações que já nasceram em contato com a tecnologia.
Segundo pesquisa da Maplink, 73% dos consumidores usam vários meios para suas pesquisas, antes de fechar negócios Assim, mesmo dentro de uma loja física, podem estar acessando sites da concorrência para comparar preços, formas de pagamento e portfólio de produtos/serviços oferecidos.
O que aumenta a necessidade do ponto de venda contar com soluções inovadoras que tornem o acesso do cliente a informações e produtos mais eficiente e ágil. Vale lembrar que muitas pesquisas que começam no varejo online, acabam se concretizando no off-line.
Isso ocorre em função do público valorizar as experiências que somente as compras físicas podem oferecer. Um motivo a mais para tirar o phygital no PDV da teoria e passar à uma prática já estabelecida.
Adaptando o PDV aos hábitos de consumo da web
Como vimos, o público adquiriu hábitos próprios da web e agora deseja encontrá-los também quando vai às lojas físicas. A solução é responder a essa intenção do cliente, criando um relacionamento mais pessoal e deixando para trás as estratégicas genéricas – comuns no varejo do passado.
É preciso responder a essa necessidade de aderir ao phygital no PDV, com um projeto personalizado que entregue soluções pensadas para a realidade e características de cada ponto de venda. Também exige integração entre as soluções, facilitando uma abordagem omnichannel – como vimos, essencial diante da jornada de pesquisa/compra do consumidor.
A prática do phygital no PDV tem, pelo menos 3 grandes benefícios para os pontos de venda:
- Facilita a vida do cliente, elevando sua experiência com a marca;
- Aumenta o engajamento dos consumidores e cria um relacionamento mais forte e duradouro;
- Maior estímulo para consumir os produtos/serviços disponíveis no ponto de venda.
Para colocar em prática essa fusão do digital com o físico, o varejo offline precisa do apoio de uma empresa experiente, como a VTT. Desse modo, poderá definir uma estratégia eficiente e evitar erros no processo de digitalização.
Phygital no PDV: da teoria à prática com a digitalização
Apostar nas soluções que digitalizam lojas e entregam dados confiáveis para criar campanhas assertivas representa um caminho seguro para o varejo off-line atual. Tanto que grandes redes varejistas já iniciaram o processo de phygital no PDV e contabilizam sucesso com essa escolha.
A VTT, referência nacional em soluções para digitalização do ponto de venda, atende grandes redes varejistas, ajudando-as a inovar o espaço físico de vendas e contabilizar sucesso com essa escolha.
Com um completo portfólio de produtos, oferece ferramentas essenciais para as lojas físicas que desejam encantar seus consumidores. Essas soluções permitem:
- Garantir informações completas e rápidas dos produtos/serviços, tornando-as acessíveis pelo próprio smartphone da pessoa que está na loja;
- Oferecer ofertas personalizadas, mediante perfil/histórico de compra do cliente;
- Permitir maior autonomia durante o período em que o consumidor está analisando os produtos na loja;
- Proporcionar experiências positivas, só possíveis na loja off-line – para isso, o marketing sensorial é muito importante.
Outra maneira interessante de estar em consonância com o phygital no PDV, agilizando o atendimento, é adotando o assistente de vendas VTT. Espécie de catálogo digital, permite que o consumidor conheça todos os itens disponíveis na loja – semelhante às suas buscas na web.
O totem instagramável da VTT é outra ótima opção para as lojas agradarem o público que adora postar fotos nas redes sociais. É só escolher um ponto bacana no PDV e estimular as pessoas a usarem o totem para tirar suas fotos – e divulgar sua rede!
A relevância do phygital no PDV é enorme, considerando os hábitos da web tão integrados ao dia a dia do consumidor. E a VTT pode te ajudar nesse processo.
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