A promoção do PDV nas redes sociais é uma ação imprescindível nos tempos atuais. Isso acontece porque os meios digitais têm papel significativo nos hábitos de compra do consumidor.
Assim sendo, o varejo físico precisa incluir em sua estratégia de marketing, a divulgação das lojas físicas nos canais digitais. Além de atrair mais público, essas ações aumentam a autoridade da marca e o engajamento entre ela e os seus consumidores.
E a boa notícia é que soluções inovadoras para digitalização do PDV facilitam a integração entre ofertas e campanhas veiculadas nas lojas offline e aquelas criadas para canais digitais.
O resultado dessa sinergia é mais clientes no ponto de venda, mais negócios e menores custos.
Siga na leitura e saiba os detalhes da promoção do PDV nas redes sociais!
Na América Latina, o Brasil é campeão de acesso nas redes sociais
Segundo pesquisa da Comscore, empresa americana de análise da internet,97,6% dos brasileiros têm redes sociais.
Além disso, os consumidores nacionais passam mais de 53 horas nas redes, com predominância em dispositivos móveis.
De acordo com o estudo de 2021, 88% da população do Brasil acessa as principais plataformas – YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, WhtasApp e LinkedIN.
Esses números colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking de países latino-americanos quando o assunto é acesso às redes sociais.
Outro dado interessante da pesquisa – e surpreendente para muitos – é que a faixa etária mais conectada é formada por adultos com mais de 45 anos (27%). Em segundo lugar temos pessoas entre 25 e 34 anos, com 25%!
Porque vale a pena apostar na promoção do PDV nas redes sociais
Os números da pesquisa citada no tópico anterior demonstram a importância de usar plataformas como Instagram e Facebook em sua estratégia.
Mas se você ainda tem dúvida se vale a pena fazer a promoção do PDV nas redes sociais, então conheça outros motivos que justificam explorar esse caminho em seu varejo físico.
1. A concorrência está usando a Social Media
Ainda que esses canais de comunicação representem apenas uma parte do esforço que você precisará fazer para levar o público para seu espaço off-line, eles precisam ser bem explorados.
A promoção do PDV nas redes sociais deve fazer parte do planejamento mercadológico porque o público usa essas ferramentas para pesquisar e definir onde fará suas compras.
E, se nessas pesquisas, ele não encontrar sua rede de loja, vai se deparar com as mensagens de seus concorrentes!
2. A promoção do PDV nas redes sociais ajuda a aumentar as vendas nas lojas físicas
Além de usar a internet para divulgar produtos e mostrar ao público que você possui o item que ele deseja, as redes sociais também podem informar outros diferenciais.
Entre eles, preços acessíveis, variedade de peças, endereços de ponto de venda, promoções especiais e personalizadas, etc.
Outra questão importante diz respeito à propaganda boca a boca, que continua sendo uma das formas mais eficientes para conquistar clientes e vendas. A diferença é que hoje ela é feita, também, por meio online.
Durante 24 horas por dia, de qualquer lugar, consumidores satisfeitos – ou não -podem estar postando comentários em seus canais. E é preciso acompanhar de perto essa interação, respondendo com brevidade cada postagem e resolvendo eventuais problemas.
Vale lembrar que todas as qualidades exaltadas na promoção do PDV nas redes sociais devem ser verdadeiras. Ou seja, não basta dizer que seus produtos têm qualidade, o consumidor precisa comprovar isso quando for ao ponto de venda – e para ser fiel à sua marca.
3. É possível integrar conteúdos produzidos para os canais off e online
É muito comum que os conteúdos para soluções do ponto de venda sejam diferentes daqueles que são produzidos para a promoção do PDV nas redes sociais. Mas não é preciso ser sempre assim!
Afinal, integrar os materiais produzidos para os dois canais é uma forma inteligente de potencializar as ações de marketing, reduzindo custos com criação.
Como fazer isso? A forma mais prática e rápida é adotando soluções para digitalização do ponto de venda que façam essa conexão.
Promoção do PDV nas redes sociais é mais fácil com as soluções VTT
Explore melhor suas ações em social mídia com as soluções desenvolvidas pela VTT para digitalizar o ponto de venda.
Além de transformar o tradicional PDV em um ponto de experiência, os nossos recursos inovadores permitem:
- Capturar e usar dados estratégicos nas lojas físicas para personalizar ofertas;
- Melhorar o layout do espaço, criar ações de cros-sell e upsell;
- Elevar a experiência do cliente, explorar o marketing sensorial;
- Oferecer informações detalhadas sobre os produtos, promovendo maior autonomia ao consumidor.
Em nosso portfólio de produtos, temos itens que são usados nas maiores redes do varejo nacional.
Entre eles, as soluções VTSignXP que possibilitam uma maior promoção do PDV nas redes sociais, ajudando a explorar adequadamente as ações de sua marca nesses canais.
Com elas, fica fácil usar conteúdos criados e postados no Instagram ou Facebook, entre outras redes sociai, para veicular no vídeo wall ou banner digital do PDV.
Também dá para fazer o caminho inverso, isto é, levar conteúdo da loja física para o meio digital.
Com nosso Totem Instagramável, solução que permite ao público tirar fotos em sua loja e postar nas redes sociais, a marca obtém maior engajamento orgânico e ainda divulga seus produtos nas redes sociais.
E essas ações são fáceis de serem colocadas em prática, com a rapidez necessária, graças à integração proporcionada pelas soluções inovadoras de nosso catálogo.