Melhorar os resultados do PDV é um objetivo de todas as marcas, ainda mais diante dos desafios dos últimos tempos. E é possível, com uma boa estratégia e soluções adequadas.
Siga na leitura agora mesmo por que o seu PDV precisa se preparar para agitar os resultados!
O início de um novo ciclo e seus desafios
Sem dúvida, o carnaval é um período muito esperado pelos brasileiros. Não só pela alegria que gira em torno das festividades, mas também porque marca – de fato – o início de um novo ciclo.
E todo período novo traz a esperança de algo melhor – como melhorar os resultados do PDV. Segundo o estudo “Principais Tendências de Consumo 2023”, do Sebrae, o ano de 2023 será marcado por mudanças de hábitos de consumo.
Como ocorreu no ano anterior, em 2023, o consumidor deseja retomar comportamentos mais sociais. Porém está mais cauteloso em relação ao dinheiro e mais cuidadoso com a saúde.
Assim, entre as tendências apontadas pelo estudo, temos:
- Mais pesquisa e menos compras por impulso: o consumidor busca produtos e serviços que combinem com seus valores e propósitos;
- Consumo com Consciência Ambiental: reutilização e upcycling seguem em 2023, com produtos sendo trocados, doados, reaproveitados etc.;
- Consumo de Infoprodutos: materiais criados e distribuídos digitalmente continuarão no radar dos consumidores que buscam cursos online e vídeos sobre idiomas, dicas de viagem, gastronomia, música, entre outros assuntos.
A preocupação financeira é justificada e precisa estar na mira de quem pretende melhorar resultados no PDV.
Um levantamento feito no final de 2022 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), demonstraram que 64,87 milhões de pessoas estavam negativados. Foi um recorde desde que o levantamento começou a ser realizado, há 8 anos.
Nesse contexto, não surpreende verificar que 54% das promessas e planejamentos feitos para este ano giram em torno de metas relacionadas a dinheiro, segundo a MindMiners.
“O brasileiro ainda sente no bolso os efeitos dos últimos aumentos das taxas de juros e dos preços dos alimentos. Apesar da inflação ter diminuído, no dia a dia isso ainda não é sentido nos produtos de consumo básico, que seguem aumentando. Esse cenário impacta diretamente no orçamento familiar”, diz o presidente da CNDL, José César da Costa.
Como conquistar consumidores reticentes e melhorar os resultados do PDV
Como vimos, as pessoas estão mais reticentes para fechar negócios. Então, como conquistar esses consumidores mais econômicos e conscientes, bem como melhorar os resultados do PDV?
Eis algumas das recomendações do Sebrae:
- Oferecer diferentes formas de compra e de acesso ao crédito;
- Ofertar produtos que melhorem o dia a dia;
- Praticar e incorporar os princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas ações;
- Criar experiências que envolvam os sentidos.
Para isso, o marketing sensorial entra na roda e, além de estimular todos os sentidos, gera emoções nos consumidores. Também cria conexões com a marca, garantindo uma boa experiência aos consumidores e uma influência poderosa nas decisões de compra.
Desse modo, cada vez mais, o varejo está buscando soluções para digitalização do ponto de venda que colaborem para colocar essa estratégia em prática e melhorar os resultados do PDV.
Mas na prática, o que é o marketing sensorial? Veja exemplos de aplicações
O marketing sensorial é um conjunto de soluções que atingem os cinco sentidos do cliente e juntas tem o objetivo de envolver o consumidor. Assim como influenciar seu comportamento de compra, com base nos sentimentos que sua marca e suas táticas despertam. Isso é científico!
Desse modo, no PDV, sua estratégia de marketing sensorial precisa:
- Ter um aroma característico (Olfato)
- Disponibilizar degustações (Paladar)
- Possibilitar que o consumidor tenha uma experiência sinestésica com o produto (Tato)
- Apresentar suas comunicações de forma atrativa e dinâmica (Visão)
- Criar uma identidade musical da sua marca (Audição)
Mas o mais importante, faça tudo isso junto! E para isso, conte com a VTT!
VTT: soluções inovadoras que ajudam a melhorar os resultados do PDV
Somos a maior empresa da América Latina em soluções de digitalização para o varejo físico. Ferramentas perfeitas para atrair o público para suas lojas e melhorar os resultados do PDV – usando os 5 sentidos.
A alegoria do marketing sensorial começa na visão
Dessa forma, utilize a sinalização digital para apresentar conteúdos atrativos e dinâmicos que vão encantar e envolver os olhos de quem vê.
Esses conteúdos podem ser explorados de acordo com perfil do consumidor ou temperatura local, em tempo real, melhorando ainda mais suas taxas de conversão.
Sinto cheiro de vitória!
Que tal integrar o seu sistema aromatizador de ambiente aos conteúdos que estão sendo exibidos ou de acordo com algum tipo de interação do consumidor.
Por exemplo, toda vez que o consumidor levantar um produto da prateleira determinado cheirinho é disparado… com o VTSign Experience é possível, sim! E com nossa solução você pode criar duas experiências sensoriais (tato e olfato).
Saboreie bons resultados
Por fim, para despertar o sabor do sucesso, ofereça uma degustação ao som de uma trilha especialmente desenvolvida. Uma playlist que reforce os atributos e a identidade da marca e influencie o comportamento dos clientes, estimulando-os a comprar mais e/ou reduzindo a sensação de tempo de espera.
Assim, se você precisa estimular o fluxo, por exemplo, que tal músicas mais animadas? Ou, se precisa reter o consumidor por mais tempo para que ele consuma mais, experimente melodias mais tranquilas. Ou ainda, crie playlists temáticas ou spots que ajudem a impulsionar as vendas!
Escolher as soluções adequadas para atender às necessidades do seu negócio e encantar os seus clientes não é uma tarefa fácil. Mas nossos especialistas estão à disposição para te ajudar a melhorar os resultados do PDV.
Clique aqui e agende para vivenciar uma experiência sensorial na VTT.
Estamos te esperando!