Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons

Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons

Você já ouviu falar sobre beacons? Sabe o que ele pode fazer pelo seu ponto de venda?

Imagine que um comprador entra em sua loja já com os produtos que deseja comprar em mente. Mas, ao passar por uma promoção, recebe uma notificação pelo celular avisando que determinados produtos estão com desconto. Com a tecnologia chamada Beacon isso já é possível. Neste post, saiba mais sobre ela e como utilizá-la para vender mais.

O que são Beacons

Beacons são pequenos dispositivos que transmitem sinais de Bluetooth para celulares que estão nas redondezas. No varejo, alcançam telefones móveis que estiverem com a opção de Bluetooth ligadas e com o aplicativo da loja instalados.

Primeiro, o varejista instala os Beacons em locais estratégicos da loja. Os sinais são emitidos e se conectam com os celulares com Bluetooth habilitado e aplicativo da loja instalado. Então, uma variedade de informações pode ser enviada para o telefone de quem visita a loja, com promoções customizadas, descontos e outros dados.

Como usar os Beacons no seu ponto de venda

Como falamos, muitos pontos de venda têm utilizado os Beacons para chegar aos consumidores, notificando-os sobre promoções de itens ou dando sugestões, tudo personalizado. Veja mais detalhes sobre os usos principais:

Anúncios na hora certa

Atualmente, não se pode mais confiar em meios tradicionais para fazer publicidade. Jornais e revistas impressos, rádio e televisão, além de perderem público, são canais caros para se anunciar. Por isso, cada vez mais o digital ganha espaço, permitindo atingir clientes de maneira mais personalizada e barata, e menos inconveniente.

O Beacon não só permite isso como também ajuda você a fazer anúncios com base na proximidade que o possível cliente está. Você pode ir além dos limites físicos do seu ponto de venda, anunciando para quem estiver pela área e possa se interessar.

Personalização

A personalização é uma grande tendência do varejo. E assim como lojas online fazem ofertas personalizadas, seu ponto de venda também pode aproveitar esse benefício para atrair e fidelizar clientes.

Desde cupons de desconto até recomendações de produtos, tudo pode ser personalizado para as preferências e hábitos individuais de cada consumidor. Isso ajuda a fidelizá-los e a tornar a experiência de compra mais agradável, suprindo as limitações que vendedores têm na hora de entender as necessidades de cada pessoa.

Acesso a dados

Por falar em personalização, aliás, ela só é possível com o acesso aos dados dessas pessoas. Com os Beacons é possível analisar que dia da semana e em qual horário de cada dia as pessoas estão mais propensas a aceitar suas ofertas, quais produtos compram e outros pontos de contato, para fazer otimizações.

Retomar o uso de aplicativos

Muitas pessoas baixam aplicativos de lojas no celular e depois se esquecem de que eles existem. O Beacon envia notificações que relembram da existência desses apps e influenciam o consumidor a utilizá-los novamente.

Por onde começar

Agora que falamos dos principais usos dos Beacons, vamos ver por onde começar. Pode parecer um investimento muito alto, mas não é. Nos Estados Unidos, por exemplo, a ferramenta tem sido usada não só por grandes redes como Sephora e Walmart, mas também por pequenas e médias empresas.

Primeiro, é preciso contratar uma plataforma de gestão de Beacons, tendo em mente seus objetivos com a ferramenta, como aumentar vendas ou o ticket médio. É importante escolher um equipamento homologado pela Anatel, para evitar multas e outros problemas. Recomenda-se começar com um Beacon por loja, instalando-o na entrada, para testar.

Depois de instalar a ferramenta na loja, é importante avisar os clientes, oferecendo o download do seu aplicativo. Esse aviso pode ser dado por email, redes sociais e, é claro, no ponto de venda, sempre enaltecendo os benefícios de ter o aplicativo, como acesso a descontos exclusivos.

Os Beacons podem ser uma boa ponte entre suas ações online e offline, atraindo mais clientes, aumentando as vendas e tornando o relacionamento mais duradouro. É importante atentar para o que os consumidores procuram e fazer ações criativas. Por fim, crie métricas e faça análises para ver se há retorno sobre o investimento e para fazer as melhorias necessárias.

Para conhecer outras maneiras de digitalizar seu ponto de venda e atrair mais clientes, visite o site da VTT, empresa que é referência em digitalização do ponto de venda no Brasil.

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