Quando se fala em sinalização digital, lembramos mais facilmente da tecnologia necessária para colocar uma campanha para rodar. Mas existe outro componente que é tão importante quanto: o conteúdo que será mostrado nessas telas.
Neste post, falamos sobre como funciona a gestão de conteúdo na sinalização digital, quais seus benefícios e o que procurar na hora de contratar um CMS de sinalização digital.
O que é um content management system (CMS)
Antes de falar de sua aplicação na sinalização digital, é interessante relembrar o que é um sistema de gestão de conteúdo, que também é chamado de content management system, ou apenas CMS.
O CMS é um conjunto de ferramentas para criar e editar conteúdo na internet com facilidade, sem necessidade de conhecimentos de programação. Um dos mais conhecidos do mundo é o WordPress, que facilita bastante a vida tanto de usuários quanto dos desenvolvedores.
Ao utilizar um CMS, é possível focar na criação do conteúdo e não com outros detalhes técnicos. Por causa disso, muitos blogs surgiram no início dos anos 2000, por exemplo.
Certo, mas e a sinalização digital?
O CMS é uma parte importantíssima de um software de sinalização digital, pois permite customizar, agendar e monitorar conteúdos de uma rede de displays.
Dependendo do software de sinalização digital que você usa, o CMS pode ser acessado de duas maneiras: na nuvem ou por um programa, que é baixado no desktop.
O uso mais moderno, no entanto, é por meio de um site. Você tem um login e senha para acessar seu dashboard. Um dos benefícios principais nesse caso é poder fazer o login a partir de mais de um computador, como de casa ou da própria loja, permitindo o uso de mais de uma pessoa.
Com um CMS de sinalização digital, pode-se criar e customizar conteúdos, fazendo upload de imagens e vídeos que são a cara da sua empresa. Depois, pode-se agendá-lo com base na localização do display, hora e dia.
Já o monitoramento ajuda a entender como sua estratégia está performando. Também dá para checar se todos os seus monitores estão funcionando.
Tenha você um display ou vários, um software de sinalização digital deve oferecer as ferramentas para você administrar seus conteúdos a partir do seu computador.
Na hora de escolher um CMS de sinalização digital, procure por opções que sejam fáceis de usar, não confusas. É importante que a interface seja intuitiva. Você não deve precisar gastar muito tempo para aprender nem levar muitos cliques para fazer o que deseja.
Veja também se o CMS permite o uso de uma ou de mais contas ao mesmo tempo. É importante que esteja alinhado com sua necessidade. Os dados também devem estar seguros.
E, como em qualquer outro software, o suporte diário para tirar dúvidas e fazer eventuais consertos é primordial.
Procurando um software de gestão de conteúdo para a sinalização digital da sua empresa?
Com uma equipe multidisciplinar, a VTT faz toda a gestão do seu conteúdo por meio de um sistema próprio e totalmente customizável, o VTSign.