Como transformar uma experiência no ponto de venda

Como transformar uma experiência no ponto de venda
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Competir com as vendas na internet é difícil: muitos consumidores são atraídos pelos preços competitivos, comodidade de comprar e receber em casa e pela grande variedade de produtos disponíveis.

Por isso, oferecer uma experiência diferenciada no ponto de venda tem sido uma estratégia utilizada para conduzir os clientes de volta às lojas físicas. Aproveitando a tecnologia como uma ferramenta para atrair pessoas novamente, lojistas têm apostado em novas formas de atrair público.

Neste post, confira algumas formas de transformar a experiência dos seus clientes no ponto de venda.

Estímulos visuais

Criar experiências sensoriais é um dos principais diferenciais competitivos de lojas físicas. Afinal, elas não podem ser completamente reproduzidas no ambiente online.

Por meio da sinalização digital, é possível estimular o seu cliente visualmente, substituindo a comunicação impressa, de banners e cartazes, por telas de alta resolução. O melhor é que o conteúdo pode ser atualizado digitalmente de maneira remota, de acordo com o que é mais interessante mostrar naquela hora.

Além de ser mais interessante para o cliente, essa forma de sinalização também é vantajosa para a empresa, que se torna mais sustentável e corta custos com a produção de materiais.

As possibilidades são muitas: desde mostrar cardápios mais atraentes até

Dispositivos móveis

Outra forma de transformar a experiência dos clientes no ponto de venda é por meio do celular. Muito além do Wi-Fi gratuito, é possível utilizar a internet da loja para se relacionar com seus clientes.

É uma interatividade que se estreita a cada vez que uma pessoa visita sua loja, pois você pode personalizar as mensagens que os visitantes receberão no celular, levando em conta dados como páginas curtidas nas redes sociais.

É por meio dos dispositivos móveis também que uma tendência tem sido colocada em prática: a da venda online dentro da própria loja física. Mas qual o sentido? Quando o tamanho, a cor ou o modelo desejado não estiverem disponíveis no estoque, em vez de saírem decepcionados os clientes podem ser orientados pelos vendedores a comprar utilizando a internet da loja.

Sons

Por meio da música, é possível provocar estímulos no consumidor, enriquecendo sua experiência. Tanto que essa já é uma ferramenta utilizada em muitas lojas como forma de aumentar as vendas. Com a tecnologia, a ideia é que isso seja feito de forma cada vez mais precisa.

Não basta ligar uma playlist, é preciso traduzir a identidade da marca por meio das músicas, criando uma conexão com seu público-alvo. Por isso, é preciso estudar a marca e entender como ela se traduz em estilos musicais.

Mas, mesmo com a tecnologia disponível, é importante que o foco seja, em primeiro lugar, o cliente. Por isso, um bom ponto de partida para quem deseja oferecer uma experiência encantadora em uma loja física é observar as necessidades, desejos e problemas enfrentados pelo seu público. Depois disso, será possível escolher as melhores ferramentas de digitalização do ponto de venda.

Pense que, com cada vez mais ferramentas de compra online disponíveis, em breve não será mais aceitável esperar na fila do caixa ou ser atendido por uma pessoa sem preparação. Por isso, é importante atualizar-se para continuar competitivo.

E, se você quer aproveitar os benefícios da tecnologia em sua loja, conheça a VTT, empresa que é referência em digitalização do ponto de venda no Brasil.

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