O controle de cenografia no PDV é um elemento-chave para despertar a atenção dos consumidores.
Mesmo com um público muito voltado ao universo virtual, a loja física ainda é um espaço essencial.
Ali é o palco onde o show acontece e as pessoas podem ver as novidades, experimentando-as e levando o produto para casa – se optar pela compra.
Afinal, por mais que haja benefícios na compra virtual, o presencial oferece uma experiência muito mais completa. Com cores, texturas, aromas, sons e sabores que impactam o consumidor de uma forma única.
Descubra conosco como um bom atendimento, ambiente agradável e convidativo continua sendo um dos pontos altos do PDV.
E como recursos tecnológicos podem oferecer controle de cenografia no PDV físico, ajudando a construir espaços incríveis e memoráveis!
Um layout bem planejado influencia na compra
A organização do espaço exerce grande influência na jornada de compras do cliente. E, por isso, alguns detalhes devem ser considerados para definir o melhor layout.
Veja algumas dicas que valem a todo tipo de varejo:
Conheça o fluxo do cliente em sua loja
Saber como o cliente se movimenta dentro do ambiente também é essencial para definir localização de prateleiras, araras e outros móveis da loja.
Por isso, conheça os pontos frios e os quentes para definir corretamente o uso do espaço.
A forma mais eficiente de obter essas informações é com a análise de mapeamento de calor;
Deixe a área de transição livre
O psicólogo especializado em comportamento do consumo, Paco Underhill, afirma que o consumidor precisa de uma área para se familiarizar com o ambiente.
Então, aquele espaço logo após a entrada da loja deve ficar livre de mercadorias e informações.
O público precisa desse “respiro” para se acostumar com o cheiro, as cores e demais estímulos que a loja oferece;
Fuja dos corredores estreitos
Claus Ebster, escritor e professor de marketing em Viena, analisou milhares de horas de vídeos feitos em supermercados. Concluiu que as pessoas entram muito mais em corredores largos e que os mais estreitos geram sensação de desconforto.
Sem contar que uma loja acessível precisa de espaços mais amplos onde uma cadeira de rodas possa circular com conforto e segurança.
Navegação Mecânica
Mais uma dica proveniente das observações de Underhill. O público tem uma tendência natural de virar à direita após passar pela área de transição, seguindo o trajeto no sentido anti-horário.
Assim, uma dica é usar esse espaço para exibir mercadorias com margem maior, bem como disponibilizar informações importantes.
O marketing sensorial encontra o controle de cenografia no PDV
Com um bom layout já definido, chegou o momento de usar a cenografia para encantar o seu cliente. No varejo, seu objetivo é explorar ao máximo todos os sentidos do consumidor, visando influenciar sua decisão de compras.
Para isso usa decoração, som, iluminação e imagens usadas de forma harmoniosa para capturar a atenção das pessoas, levando-as a entrar e ficar na loja.
E para potencializar o marketing sensorial vale a pena apostar em soluções que permitam o controle de cenografia no PDV.
Veja como esses dois conceitos podem ser utilizados em conjunto, para influenciar todos os sentidos:
- Visão – móveis, vitrine e iluminação devem ser cuidadosamente pensados para despertar o interesse, estando alinhados com a identidade e imagem que a marca deseja passar;
- Tato – produtos acessíveis para que o público possa tocar, sentindo a textura e o peso. Aqui, prateleiras, cabides e outros elementos ajudam a dar o devido destaque e praticidade aos itens em exibição;
- Audição – trilhas sonoras especialmente criadas para a marca, sons que combinem com os produtos, músicas que acalmam… esses são exemplos de controle de cenografia no PDV por meio do som;
- Olfato – o aroma é outro ponto importante, capaz de transmitir boas sensações e deixar uma boa impressão no consumidor;
- Paladar – um café ou um petisco podem deixar o cliente mais maleável e receptivo à decoração da loja e aos produtos. Aqui um cantinho bem caprichado pode se tornar um ponto concorrido da loja – merecendo cliques que levem seu PDV para as redes sociais dos seus consumidores!
Soluções inteligentes possibilitam um bom controle de cenografia no PDV
Quanto mais bonita e aconchegante for sua loja física, maior será sua capacidade de atração. E maior influência exercerá na jornada e na decisão de compras dos seus clientes.
Além disso, ela despertará o desejo de voltar, comprar de novo e indicar para outras pessoas.
Portanto, o controle de cenografia no PDV é um grande diferencial, que pode ser adequadamente explorado com as inovadoras soluções para digitalização da VTT.
Entre elas, temos recursos tecnológicos desenvolvidos para promover maior engajamento marca-consumidor e fidelizar clientes. Caso das telas de checkout que podem capturar informações sobre a satisfação do consumidor.
São soluções que mexem com os cinco sentidos, elevando a experiência do cliente por meio de boas sensações.
Usando adequadamente imagens, música e iluminação, elas destacam o produto que está em exibição.
Ou, ainda, combina esses elementos com o item que está sendo experimentado. O Provador Digital, por exemplo, toca músicas e exibe imagens condizentes com a peça e ainda indica produtos complementares.
Como resultado, cria um apelo emocional que estimula o consumidor a efetuar a aquisição da peça.
Agora que você conhece as várias vantagens que o controle de cenografia no PDV pode fazer por seus negócios, entre em contato e peça uma demonstração das soluções VTT!