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Sabemos que o digital signage no brasil está cada vez mais presente, mas muitas empresas ainda não sabem como utilizar essa tecnologia a seu favor. Por tabela, muito menos sabem quais são os componentes de um sistema de sinalização digital. Para sanar esse problema, neste artigo vamos mostrar em detalhes quais são as partes de um sistema de digital signage, seus casos de uso e apresentar nossa solução VT Sign.


Digital Signage no Brasil: Os Componentes do Sistema

Um sistema de sinalização digital é geralmente composto por monitores, servidor externo, cabos de vídeo, software de gestão de conteúdo e o conteúdo propriamente dito. Nas próximas linhas vamos entrar mais a fundo em cada um desses elementos.

Monitores

 

Menu Board Digital


é um conjunto de telas posicionadas lado a lado. Geralmente são dispostas na horizontal e também podem ser usadas na vertical.
O setor alimentício e mais especificamente, os modelos de negócios que possuem balcão, como em praças de alimentação no shopping utilizam bastante essa aplicação. 

Seus principais casos de uso são demonstração de produtos, preços e/ou promoções de forma atrativa e assertiva. Para mais detalhes, veja a página do menu board.


Video Wall


é um conjunto de telas posicionadas horizontalmente uma em baixo da outra, que podem formar uma única tela grande. São geralmente utilizadas pelo setor de varejo, sobretudo no segmento de moda para apresentação de coleções e desfiles. Para mais detalhes, veja a página do video wall.


Tela individual ou Banner Digital


Como o próprio nome já sugere, esse produto é composto de uma única tela, posicionada verticalmente, mas que possui inúmeros casos de uso. Sua principal função é atrair a atenção do consumidor para o ponto de venda.

Nessa linha, ele pode servir para estimular a venda de produtos adicionais, a exemplo de sobremesas no setor de alimentação. Pode também ser usada em pequenos negócios, como em quiosques ou food trucks para divulgação de produtos/serviços.

No varejo é comum ver o banner digital em vitrines ou mobiliários menores dentro das lojas; também para capturar a atenção dos consumidores e assim aumentar as vendas e a lembrança de marca.


Totem Digital


É bem parecido com a tela individual. A diferença é que pode ser usado na horizontal e possui uma estrutura de sustentação que pode ser realocada em outros locais da loja, isto é, uma base ou estrutura de fixação aparente. Geralmente, é utilizado em locais onde não há paredes para fixar o monitor. Para mais detalhes, veja a página do totem.

TV Corporativa


A TV corporativa geralmente é composta de telas individuais e posicionadas horizontalmente. Essa mídia veio substituir e melhorar o antigo mural de avisos do ambiente corporativo ou de salas de espera para divulgar informações institucionais combinadas com conteúdos de interesse. Outro uso bastante estratégico é para o acompanhamento de indicadores de negócio, mais conhecidos como Dashboard.

Business TV

A Business TV tem uma função bem parecida com a do Banner Digital. Geralmente usada na posição horizontal, seu principal caso de uso é para aumentar vendas, informar e entreter clientes. Essa aplicação da sinalização digital é perfeita para pequenos negócios, como restaurantes, bares, padarias, clínicas e salões de beleza divulgarem:

  • Promoções
  • Novidades
  • Parcerias
  • Eventos
  • Lançamentos
  • Datas comemorativas
  • Aniversário de clientes
  • Pacotes
  • Produtos/Serviços adicionais

Temos orgulho de sermos os parceiros oficiais da Samsung aqui no Brasil para essa solução. Para mais detalhes, veja a página da Business TV

Característica das Telas

Existem opções de monitores profissionais de 10 a 98 polegadas, então a escolha do tamanho é muito baseada em critério de espaço físico, orçamento e o objetivo de negócio.

Um detalhe importante é que tamanhos mais comuns como 32, 40, 43, 48, 55 e 65 polegadas costumam ser mais baratos, pois já são produzidos no Brasil.

Sobre a brilho da tela, é importante escolher monitores com no mínimo 500 nits em ambientes com muita luminosidade para não comprometer a visibilidade.


E por fim, em termos de espessura das bordas, escolha telas com bordas ultrafinas se o conteúdo exibido contiver elementos muito pequenos como textos corridos.

Servidor Externo


Após definir qual tipo de monitor é o mais adequado para o seu negócio, é necessário definir os equipamentos, isto é, a central de processamento ou computador que será utilizado. Para isso, vamos explorar as características, vantagens e desvantagens das 4 opções existentes.


Stick PC


É um pen drive com sistema operacional Windows ou Android. Cada Stick deve
ser conectado à tela. Ele é a alternativa mais barata quando são poucas telas. A principal desvantagem é falta de sincronização. A maioria das empresas de gestão de sinalização digital não consegue sincronizar os conteúdos com esse equipamento.

Mini PC


Com versões para uma ou duas telas, esse equipamento é muito utilizado em Video Wall por seu custo reduzido e hardware mais robusto. É importante ressaltar que, ao escolher essa opção, suas telas precisam ter obrigatoriamente a função vídeo wall para que seja possível cascatear a imagem de um monitor para o outro, por meio de saída Display Port ou
DVI.

Desktop


Este é o equipamento, até então, mais utilizado na sinalização digital, porque permite conectar até 8 telas. Sugerimos que ao escolher essa opção, mantenha o servidor dedicado aos seus
monitores para não haver interrupções do conteúdo.

Embarcado


Esta é a tecnologia de ponta em sinalização digital.

Diferente dos anteriores, o embarcado é um monitor que já vem com o computador embutido.
Isso significa que você compra apenas o monitor, dispensando o servidor e os cabos de vídeo.

Embora seja um pouco mais caros que os monitores LFD convencionais, a vantagem é que não há mais nenhum outro custo de equipamento. No fim das contas, esta é a opção mais econômica (em média 20% na redução do investimento inicial) porque é mais simples e apresenta 60% menos problemas técnicos.

Conteúdo


Além da tela e do computador, você precisará definir os conteúdos que serão exibidos. Serão conteúdos institucionais, publicitários, anúncios (MOOH), RSS ou um pouco de cada coisa?

Independentemente disso, contrate alguém capacitado para criar suas artes e animações para que o conteúdo seja realmente atrativo e principalmente, que busque atingir seus objetivos de negócio.

Software, Gestão de Conteúdo e Funcionalidades


Em termos de software de gestão de conteúdo, há muitas opções disponíveis no mercado ferramentas nacionais e importadas.

Há soluções em que o próprio usuário faz a gestão do conteúdo, há outras que demandam serviço com suporte técnico. A decisão depende daquilo que fizer mais sentido para seu negócio.

Em todo caso, recomendamos optar sempre por tecnologia nacional se quiser otimizar custos e ter suporte mais atuante.

Outro conselho é que se sua empresa possui mais de três lojas, prefira empresas que façam a gestão do seu conteúdo, para não perca o foco do seu core business.

Além disso, se o seu estabelecimento fica aberto em horários alternativos, procure uma empresa que tenha suporte técnico dentro desses horários.

Você não quer ficar com uma tela apagada justamente quando você precisa divulgar seus produtos e serviços, correto?

É essencial entender também quais as funcionalidades de publicação que software oferece. O nosso, por exemplo, oferece:

  • Definição de campanhas por período, região ou época
  • Agendamento de exibição de conteúdo
  • Alteração de preço em tempo real
  • Integração com o PDV
  • Portal de Gestão Local
  • Sistema de senha de atendimento integrado
  • Som ambiente
  • Interatividade com as redes sociais

Em outras palavras, avalie quais são prioritárias para o seu negócio.

Essa escolha será fundamental para agregar valor à sua marca e gerar resultados positivos na sua operação.

VTSign


A boa notícia é que com nossa solução de sinalização digital VTSign, nós cuidamos de todo esse processo para você. Desde o dimensionamento das necessidades até o suporte técnico, passando pela tecnologia, instalação e conteúdo, a VTT entrega a solução completa para sua empresa. Caso não precise da solução completa, não tem problema.

Nós também oferecemos soluções modulares para atender à sua demanda específica e assim garantir um escopo de serviço mais enxuto.

Pioneiros no mercado nacional e há mais de 10 anos atuando com soluções de sinalização digital, aqui na VTT temos bastante orgulho de termos ajudado muitas marcas a melhorarem seus resultados.

Estamos presentes em mais de 1500 pontos de vendas com mais de 7000 telas instaladas no país e diversas parcerias estabelecidas com grandes empresas do setor de alimentação, varejo e até mesmo com a Samsung, LG e Led Wave

Nos diferenciamos por sermos a pioneira do ramo, termos tecnologia própria, pela gama de funcionalidades do nosso software, pela flexibilidade do nosso suporte, que atua aos fins de semana e feriados, e atendimento Premium. Para mais detalhes, veja a página do VTSign.

Depoimentos

Temos bastante orgulho dos clientes que atendemos e é uma honra para nós podermos citar recomendações que atestam a qualidade do nosso trabalho. Aqui estão alguns:

Tacobell

“Estou muito satisfeita com os serviços prestados pela VTT. Equipe super atenciosa, de prontidão para os imprevistos do dia a dia e sempre com uma solução diferenciada para as nossas necessidades com qualidade e agilidade. A VTT teve um papel fundamental para que o sucesso do Taco Bell no Brasil fosse garantido em nossas primeiras lojas.”

Carrefour

Começamos a trabalhar com a VTT em agosto de 2016 e realmente não nos arrependemos! A qualidade do serviço e do relacionamento são muito bons. Cada vez que foi solicitado uma atualização de tela ou manutenção de equipamento, a empresa soube suprir a demanda e o prazo com a qualidade de atendimento exemplar! Parabéns!

Se quiser conhecer a lista completa de clientes que atendemos, veja nossos cases.

Conclusão

Um sistema de sinalização digital é formado por no mínimo 4 elementos e a escolha de cada um deles depende do contexto específico de cada negócio.

Além disso, acreditamos que o VTSign é a melhor escolha em matéria de sinalização digital. Prova disso é clientes como Spoleto, Taco Bell, Carrefour e parceiros como a Samsung e LG com quem temos orgulho de trabalhar.
Sua empresa precisa aumentar o fluxo de consumidores, as vendas, fidelizar clientes ou reduzir custos? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico gratuito!

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