A popularização do digital signage impulsionou a digitalização do PDV no Brasil. Mas ainda existem muitas empresas que não sabem como utilizar essa tecnologia a seu favor. Digital Signage no Brasil: Quais são os Componentes de um Sistema de Sinalização Digital?

Muito dessa hesitação vem do desconhecimento do sistema. Afinal, como ele funciona? Quais são os componentes de um sistema de sinalização digital? É complicado operar a plataforma?

Então preparamos este artigo para trazer as principais respostas sobre o recurso. Assim, você vai conhecer mais a fundo um sistema de digital signage. Bem como suas aplicações e as melhores soluções disponíveis no mercado.

Afinal, como funciona o Digital Signage?

Um sistema de sinalização digital é geralmente composto por:

  1. Monitores
  2. Servidor externo,
  3. Cabos de vídeo,
  4. Conteúdo produzido,
  5. Software de gestão de conteúdo;

Ou apenas por monitor embarcado, que dispensa servidor externo e cabos.

Siga na leitura, para saber mais!

Cada um destes elementos desempenha um papel vital para o bom funcionamento do digital signage. Assim como para os bons resultados de sua loja. Então, veja a seguir cada um deles mais detalhadamente:

1. Monitores 

Os monitores profissionais são criados especialmente para atender a demanda dos projetos de digital signage. À primeira vista, podem até parecer televisores comuns, mas existem aspectos que os diferenciam.

Para começar, podem ser usados na vertical ou horizontal e a espessura das bordas é ultrafina, permitindo a execução de vídeo walls e favorecendo a exibição de conteúdos com elementos muito pequenos, como textos corridos.

Além disso, todos eles possuem capacidade de iluminação bem maior do que a dos aparelhos domésticos. Mesmo assim, é conveniente escolher monitores com, no mínimo 500 nits, para ambientes com muita luminosidade. Dessa forma não há risco de comprometer a visibilidade, essencial para atrair a atenção do consumidor.

Eles também têm tamanhos variados, entre eles de 32, 40, 43, 48, 55, 65 ou 102 polegadas – a maioria deles, produzidos no Brasil.

Esses monitores profissionais são desenvolvidos para ter alta durabilidade e rodar conteúdos por muito tempo, sem apresentar falhas. Além disso, alguns possuem CPU e receptor de wi-fi embarcados.

Com tantas opções de monitores profissionais de digital signage, a escolha do tamanho considera critérios como espaço físico, orçamento e o objetivo do negócio.

2. Servidor Externo para Digital Signage

Agora você já sabe como definir qual tipo de monitor é o mais adequado para o seu negócio. Então o próximo passo é determinar a central de processamento ou computador que será utilizado. Para isso, vamos explorar as características, vantagens e desvantagens das quatro opções existentes.

2.1- Stick PC 

Este sistema consiste em um pen drive com sistema operacional Windows ou Android. Cada stick deve ser conectado à tela. Ele é a alternativa mais indicada para projetos de digitalização do PDV que usa poucas telas.

A principal desvantagem é a falta de sincronização. Pois a maioria das empresas que usam esse sistema de gestão de sinalização digital não consegue sincronizar os conteúdos através desse equipamento.

2.2- Mini PC 

Com versões para uma ou duas telas, é um equipamento muito utilizado em soluções de Video Wall. Pois possui um custo reduzido, mas com hardware mais robusto.

Por isso é importante ressaltar que, ao escolher essa opção, suas telas precisam ter obrigatoriamente a função vídeo wall. Assim será possível cascatear a imagem de um monitor para o outro, por meio de saída Display Port ou DVI.

2.3- Desktop 

Este é um dos equipamentos mais utilizados no digital signage. Afinal, ele permite conectar até oito telas.

Mas o ideal, ao escolher essa opção, é manter um servidor dedicado aos seus monitores. Assim, não haverá o risco de interrupções em sua operação no caso de oscilações ou interferências no sistema operacional cotidiano da empresa.

2.4- Embarcado 

Atualmente, esta é a tecnologia mais atualizada para digital signage. Pois diferente dos anteriores, o embarcado é um monitor que já vem com o computador embutido, ou seja, dispensa o uso de servidor externo e miscelâneos, como cabos de vídeo. E no caso da VTT, o software também já vem nativo nos monitores embarcados da Samsung e LG, o que reduz significativamente o investimento inicial, pois embora tenha um valor mais elevado se comparado aos monitores LFD convencionais, a vantagem é que não há mais nenhum outro custo de equipamento, o visual fica mais clean e a medio prazo reduz em até 60% os problemas técnicos.

Sendo assim, esta opção tem se mostrado a mais econômica, resultando em uma redução média de 20% no investimento inicial. Isso se dá porque o embarcado é mais simples e apresenta cerca de 60% menos problemas técnicos.

3. Cabos de vídeo

Como o próprio nome diz, são os cabos necessários para a transmissão do sinal de vídeo para os monitores. Existem muitos tipos: VGA, HDMI, DVI, e a empresa responsável pelo projeto saberá escolher a melhor opção.

4. Conteúdo 

Além da tela e do computador, sua empresa precisará definir os conteúdos que serão exibidos. Serão conteúdos institucionais? Publicitários? Anúncios (MOOH)? RSS? Ou um pouco de cada coisa?

Mas, independentemente disso, você deve buscar um fornecedor capacitado para criar suas artes e animações. Dessa forma é possível garantir que o conteúdo seja realmente atrativo e principalmente, que ajude a atingir seus objetivos de negócio.

5. Software para gestão de conteúdo 

Em termos de software de gestão de conteúdo, recomendamos optar por tecnologia nacional. Assim você consegue otimizar custos e ter maior apoio, no caso de alguma dúvida.

Outra dica importante: se o seu projeto de digitalização do PDV envolver três ou mais lojas, prefira empresas que façam a gestão do seu conteúdo. Dessa forma você garante padronização e a agilidade necessárias.

Um outro ponto de atenção é o seu horário de funcionamento. Se o seu projeto é voltado para pontos que funcionam em horários alternativos, procure uma empresa que ofereça suporte técnico estendido.

Afinal, você não vai querer ficar com uma tela apagada justamente quando precisa divulgar seus produtos e serviços, correto?

Principais aplicações de Digital Signage

Existem inúmeros formatos e aplicações de soluções para digital signage. O que define a melhor escolha é o seu perfil de público e particularidades do ponto de instalação.

Entenda melhor a seguir  evite erros em seu projeto de digitalização do PDV!

Menu Board Digital 

O recurso é formado por um conjunto de telas, posicionadas lado a lado. Podem ser utilizadas tanto na horizontal quanto na vertical.

Dessa forma, é uma solução de digital signage sob medida para a visualização de cardápios e catálogos digitais, demonstração de produtos, preços e/ou promoções de forma atrativa e assertiva. Assim seus clientes podem acessar facilmente as opções disponíveis, o que agiliza o atendimento e otimiza a experiência no PDV.

A solução é bastante popular entre o setor de food service e, mais especificamente, os modelos de negócios que possuem balcão de atendimento. Como os encontrados em praças de alimentação – para saber mais, veja nosso artigo e saiba como dominar o menu board digital.

Vídeo Wall 

Formado por um conjunto de telas posicionadas, uma abaixo e ao lado da outra, o Vídeo Wall permite a criação de uma única tela gigante.

Devido ao seu perfil de alto impacto, é uma solução de digitalização do PDV perfeita para o setor de varejo, moda e vestuário. Pois trazem resultados significativos no lançamento de novas coleções, desfiles e catálogos.

Tela individual ou Banner Digital 

Como o próprio nome já sugere, esse produto de digital signage é composto de uma única tela, posicionada verticalmente. Mas com um alto potencial de aplicações dentro da digitalização do PDV, isto é, permite múltiplas funcionalidades e utilizações.

Sua principal função é atrair a atenção do consumidor para o ponto de venda. Por isso, tem um papel decisivo no estímulo ao cross-sell. Como a oferta de sobremesas no setor de food service, após o cliente comprar o prato principal, ou a indicação de um cinto para combinar com uma peça de vestuário que o consumidor tira da prateleira.

Então, sua utilização no varejo pode ser em pontos de entrada ou grande fluxo na parte interna da loja, bem como em outros espaços de circulação do público. Dessa forma, contribui para capturar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas, bem como atuar no fortalecimento da marca.

Além disso, também é uma solução que atende bem pequenos negócios, como quiosques ou food trucks, para a divulgação de produtos/serviços.

Totem Digital 

Com formato próximo ao da tela individual, o totem digital também pode ser usado na horizontal. Além disso, possui uma estrutura de sustentação aparente, que pode ser realocada em outros locais do ponto.

Dessa forma, é uma solução de digital signage que pode ser aplicada em locais onde não há paredes para fixar o monitor. Assim como em eventos, entre eles feiras, seminários, palestras, entre outros.

Digital Signage oferece outras funcionalidades – confira!

Além das utilizações já citadas, as soluções da sinalização digital podem ser utilizadas para endomarketing ou para negócios de menor porte – veja a seguir.

TV Corporativa

Uma das vantagens do digital signage é a possibilidade de modernizar a comunicação interna das empresas.

Dessa forma, é possível substituir e melhorar o antigo mural de avisos do ambiente corporativo ou de salas de espera. Assim, é possível divulgar informações institucionais combinadas com conteúdos de interesse geral.  Também é útil para treinamentos e para tornar a comunicação mais eficiente e ágil.

Outro uso bastante estratégico do recurso é facilitar o acompanhamento de indicadores de negócio, por meio de Dashboard amigável e de fácil visualização.

Business TV 

A Business TV tem uma função bastante parecida com a do Banner Digital. Aplicada mais usualmente na posição horizontal, tem como função principal aumentar vendas. Além disso, também ajuda a informar e entreter clientes.

Essa aplicação de digital signage é perfeita para pequenos negócios, como restaurantes, bares, padarias, clínicas e salões de beleza divulgarem:

  • Promoções;
  • Novidades;
  • Parcerias;
  • Eventos;
  • Lançamentos;
  • Produtos/Serviços adicionais.

Clientes VTT têm uma vantagem especial: temos suporte estendido, garantindo apoio e segurança aos usuários.

VTSign, a solução de digital signage referência no mercado

Se todo este processo pareceu muito complicado, a VTT pode facilitar todas as etapas para a sua empresa, com sua solução VTSign.

Nossa solução para digitalização do PDV atende as necessidades do seu ponto de venda (ou ponto de experiência), desde o dimensionamento das necessidades até o suporte técnico, passando pela tecnologia, instalação e conteúdo.

Além disso, nossos especialistas criam projetos com soluções modulares, que podem atender à sua demanda específica.

Dessa forma, a VTT entrega uma solução sob medida para sua empresa, que atende dos grandes projetos a um escopo de serviço mais enxuto.

É essencial entender também quais as funcionalidades do VTSign, solução customizável para digitalização do PDV desenvolvida por nossos especialistas que oferece:

  • Definição de campanhas por período, região ou época,
  • Agendamento de exibição de conteúdo,
  • Alteração de preço em tempo real,
  • Integração com o PDV,
  • Portal de Gestão Local,
  • Sistema de senha de atendimento integrado,
  • Som ambiente,
  • Interatividade com as redes sociais.

Então, a escolha do fornecedor ideal para o seu negócio deve envolver também uma avaliação criteriosa de quais questões são prioritárias para o seu negócio.

Pois essa decisão será fundamental para agregar valor à sua marca e gerar resultados positivos na sua operação.

Depoimentos de quem usa e aprova o VTSign

Atualmente, a VTT atende inúmeros clientes, dos mais variados portes e setores. Veja nossa galeria de Cases de Sucesso e confira a seguir algumas recomendações que atestam a qualidade do nosso trabalho:

Taco Bell 

“Estou muito satisfeita com os serviços prestados pela VTT. Equipe super atenciosa, de prontidão para os imprevistos do dia a dia e sempre com uma solução diferenciada para as nossas necessidades com qualidade e agilidade. A VTT teve um papel fundamental para que o sucesso do Taco Bell no Brasil fosse garantido em nossas primeiras lojas.”

Carrefour 

“Começamos a trabalhar com a VTT em agosto de 2016 e realmente não nos arrependemos! A qualidade do serviço e do relacionamento são muito bons. Cada vez que foi solicitado uma atualização de tela ou manutenção de equipamento, a empresa soube suprir a demanda e o prazo com a qualidade de atendimento exemplar! Parabéns!”

VTT, a no 1 em digital signage no Brasil

A VTT é referência no mercado nacional de digital signage desde 2006, quando lançou o primeiro software de sinalização digital, o VTSign. A partir daí, nossas soluções para digitalização do PDV já ajudaram muitas marcas a obterem resultados mais expressivos.

Atualmente temos uma rede de cobertura com mais de 1500 pontos de vendas e mais de 7 mil telas instaladas em todo o país. Além disso, temos diversas parcerias estabelecidas com grandes empresas do setor de food service e varejo, assim como grandes fornecedores.

Nosso grande diferencial é o pioneirismo no setor. Mas vamos além, ao oferecer:

  • Tecnologia própria,
  • Solução tecnológica com uma ampla gama de funcionalidades,
  • Suporte flexível, com atuação inclusive aos fins de semana e feriados,
  • Atendimento Premium e muito mais.

Agora você já conhece o funcionamento de um sistema de digitalização do PDV e que o VTSign é a melhor escolha em matéria de solução de digital signage para seu ponto de venda. E que empresas como Spoleto, Taco Bell, Carrefour podem atestar isso.

Então agora você já sabe: precisa aumentar o fluxo de consumidores e as vendas? Fidelizar clientes ou reduzir custos? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico gratuito!

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