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Digitalização do ponto de venda: como capturar 7 vezes mais a atenção dos consumidores

Você já se perguntou por que algumas lojas físicas parecem atrair pessoas quase sem esforço? Seja pelo cheiro, pelas cores, pela vitrine impecavelmente arrumada, alguns pontos de venda capturam a atenção dos consumidores como se fossem magnéticos. Mas como fazer isso? Será que esse efeito é possível de reproduzir?

A resposta é: sim! E isso pode ser feito por meio da digitalização do ponto de venda, que usa a tecnologia para melhorar a experiência do cliente em lojas físicas e, é claro, vender mais. Neste post trazemos algumas técnicas de digitalização do ponto de venda que você pode aplicar em sua loja física para atrair mais público. Confira:

Digitalize sua vitrine

Na hora de montar sua vitrine, o melhor é escolher bons produtos e ofertas, mas sem exagerar na quantidade. Caso contrário, quem passa pela loja pode ficar confuso com tanta informação. A ideia é que o consumidor faça uma leitura rápida e então entre na loja para conhecer outros produtos e receber mais informações. Além disso, o mix de produtos na vitrine pode ser variado, com preços que atraem diferentes públicos.

Além de organizar a vitrine, você pode ir além usando ferramentas de digitalização do ponto de venda. É o caso da detecção facial, que permite oferecer produtos customizados. Ao reconhecer uma expressão de insatisfação diante de um preço, por exemplo, a loja pode mudar para ofertas que agradam esse público. Falamos com mais detalhes sobre isso no post Como o detecção facial está revolucionando a experiência dos clientes nos pontos de venda.

Explore vários sentidos

Músicas que tenham a ver com o público-alvo ou que estimulem a compra de produtos já são uma técnica usada pela maioria das lojas. Mas por que não ir além e apostar em outros sons ambientes que chamem a atenção de quem passa perto da sua loja? Da mesma forma acontece com os aromas.

No varejo de moda, telas interativas, por exemplo, podem ser instaladas para o consumidor pesquisar por uma coleção, para dar sugestões de compra de acordo com o perfil de cada pessoa, dentre muitas outras possibilidades. No setor alimentício, pode-se mostrar pratos deliciosos em alta resolução, personalizar a comunicação com o cliente, diminuir o tempo de espera e oferecer uma experiência melhor aos consumidores.

Além disso, aqui no blog já falamos sobre sensores que permitem que o visitante receba informações sobre um produto quando o segura nas mãos. Preço, história, detalhes técnicos e até comparações podem ser mostrados. Saiba mais no post Lift and learn: conheça os benefícios dessa tecnologia.

Vá até o cliente por meio do celular

Disputar a atenção de uma pessoa competindo com o celular dela é muito difícil. Então por que não estar presente também nesse canal? Os beacons, por exemplo, são dispositivos que permitem entrar em contato pelo cliente pelo celular dele para oferecer promoções personalizadas enquanto ele passeia pelo shopping.

Primeiro, o varejista instala os Beacons em locais estratégicos da loja. Os sinais são emitidos e se conectam com os celulares com Bluetooth habilitado e aplicativo da loja instalado. Então, uma variedade de informações pode ser enviada para o telefone de quem visita a loja, com promoções customizadas, descontos e outros dados.

Sobre isso, falamos com mais detalhes no post Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons.

Quero atrair mais clientes para a minha loja! Por onde começo?

Se você ficou interessado em digitalizar seu ponto de venda e atrair mais clientes, saiba que também pode utilizá-las em seu ponto de venda. Para isso, o melhor é contar uma empresa parceira, que auxilie durante todo o processo de implementação.

Aqui no Brasil, você pode contar com a VTT, empresa de digitalização do ponto de venda que oferece módulos de sensores, beacons e muito mais. Visite o site, conheça nossos cases e saiba como podemos transformar sua loja física!

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