Usar mapa de calor no PDV é uma excelente maneira de entender melhor a jornada do público que visita sua loja física, empregando esse conhecimento para criar estratégias mais assertivas. Mapa de calor no PDV: entenda a jornada em sua loja e venda mais!
Com essa solução é possível estudar a disposição dos produtos dentro do ponto de venda, definindo o posicionamento dos itens em exposição com base em dados.
O mapa de calor no PDV tem muito a dizer sobre suas lojas, colaborando para explorar de forma inteligente o espaço físico e, consequentemente, elevar resultados. Por isso, te convidamos a ler este artigo até o final e descobrir como usá-lo para vender mais!
Como funciona o mapa de calor no PDV?
Quem acompanha a previsão do tempo nos telejornais já se habituou a ver mapas coloridos onde o vermelho e o laranja correspondem às altas temperaturas, enquanto o azul e o verde indicam tempo mais frio. Esse resultado é obtido com o uso do chamado heat map.
Pois é exatamente o mesmo recurso do mapa de calor no PDV. Contudo, no varejo físico as cores identificam o fluxo de pessoas em cada ponto do estabelecimento: quanto mais quente for a cor, maior é a movimentação dos consumidores naquela parte pela loja. E, ao contrário, cores frias indicam espaços pouco explorados pelo público.
Além disso, com esse monitoramento contínuo, e com o uso combinado de soluções para digitalização do PDV, você pode identificar também em qual dia e horário há mais pessoal no ponto de venda, bem como quando ele tem menor movimento. Ou seja, o mapa de calor no PDV permite analisar o layout da loja e, se necessário, redefini-lo.
Vale lembrar que essas informações visam apenas identificar movimentos, sem o objetivo de identificação pessoal. Assim, apresenta o resultado de sua análise, mantendo a privacidade do cliente e estando em total conformidade com a LGPD.
Principais benefícios do mapa de calor no PDV
Se você ainda tem dúvidas de que adotar o mapa de calor no PDV oferece vantagens importantes ao lojista, acompanhe os principais benefícios dessa solução de digitalização para o ponto de venda.
1) Mapa de calor no PDV otimiza fluxos e a apresentação de produtos
Analisando a jornada dos clientes o layout da loja pode ser otimizado e ficar mais acessível, criando uma espécie de trilha que o conduza mais facilmente para a compra.
Identificando produtos de maior interesse, por exemplo, pode-se colocar próximo a ele outros itens complementares, favorecendo as vendas por cross-sell e aumentando o valor do ticket médio.
2) Melhorar o atendimento ao cliente
Use o mapa de calor no PDV para oferecer um atendimento de qualidade aos seus consumidores. Por exemplo, se a maior concentração de público é na entrada da loja, provavelmente a abordagem precisa ser melhorada, evitando que o cliente vá embora após o contato inicial.
Ou, ainda, o heat map pode indicar a necessidade de reforçar o atendimento em determinada seção. Como no checkout – aliás, perfeito para divulgar ofertas personalizadas e ampliar as vendas.
3) Mapa de calor no PDV colabora para um estoque mais eficiente
Estoque parado é prejuízo para os negócios. Mas soluções para digitalização, como o heat map, podem ajudar na prevenção de perdas ao mostrar o melhor local para a exposição dos produtos. Assim, aumentam as chances dele sair das prateleiras para o carrinho de compras do consumidor.
E, no caso de itens com data de validade próxima, as promoções são potencializadas usando os locais mais quentes do ponto de venda.
4) Mapa de calor no PDV permite testes A/B
Com a ajuda do mapa de calor é possível testar a apresentação de um produto em locais diferentes, avaliando qual deles oferece melhores resultados.
Ou ainda, colocar o item em um lugar variado a cada dia, analisando a performance. Trata-se do chamado teste A/B que ajuda a definir a melhor localização para os artigos em exibição.
5) Redução de custos por meio de melhorias de processos
Analisar a jornada do consumidor pela loja e aprimorá-las, bem como usar essas informações para distribuir os produtos pelos ambientes mais visitados, evita mercadorias encalhadas ou vencidas.
E essas melhorias significativas nos processos, oferecidas pelo mapa de calor no PDV, colaboram para reduzir custos – e aumentar suas vendas!
Mapa de calor no PDV? A VTT tem essa e outras soluções
O heat map é um bom exemplo de solução para digitalização do ponto de venda que permite usar informações para conquistar maior lucratividade.
Mas, para garantir o mapa de calor no PDV e ter melhores resultados é importante contar com a experiência de quem é referência em soluções inovadoras, aptas a atender as expectativas do público que vai à sua loja.
Cada vez mais informados e exigentes, os consumidores de hoje têm grandes expectativas em relação ao que esperam encontrar em sua loja.
Eles querem bons produtos/serviços, bons preços, mas também desejam ser positivamente surpreendidos em vários aspectos, inclusive com ofertas personalizadas.
Em outras palavras, sua loja deve ser um grande ponto de experiência, onde seu público tenha vontade de entrar e conhecer o que está sendo oferecido. E, claro, sinta-se inclinado a fechar negócios e retornar para novas compras. Mapa de calor no PDV: entenda a jornada em sua loja e venda mais!
A VTT desenvolve projetos personalizados e atende grandes redes do varejo nacional, colaborando para atrair consumidores e mantê-los mais tempo dentro das lojas. Sempre oferecendo ferramentas de ponta, como o mapa de calor no PDV, que ajudam a aumentar as vendas e a interação entre marca-consumidor.