Qual será o futuro do PDV? Esta é uma pergunta que ronda a mente dos varejistas.
Afinal, ao longo das últimas décadas, a tecnologia no ponto de venda evoluiu muito. Se começou com o uso de computadores para apoio à gestão, não demorou para surgirem soluções inovadoras que transformam o PDV em um local de experiências positivas.
E é natural que seja assim, em virtude da necessidade do varejo físico fazer frente ao e-commerce.
A boa notícia é que a experiência que acompanha as compras offline é única. As pessoas gostam de entrar em um espaço acolhedor. Descobrir e experimentar novos produtos, saindo dali com o item tão desejado em suas mãos.
Portanto, gerar experiências positivas na jornada de compra dos consumidores, atendendo seus anseios, não é mais uma opção. É uma questão de necessidade para marcas que desejam se manter competitivas.
Nesse cenário, existe um outro desafio. Sendo o processo de inovação contínuo e tão veloz, como separar uma tecnologia que pode ser apenas um modismo e/ou agregar pouco valor daquela que merece investimento?
Esse discernimento é importante para garantir boas decisões que se revertam em bons resultados.
Pensando em todas essas questões e considerando nossa expertise no assunto, fizemos pesquisas, conversamos com varejistas e fornecedores do varejo.
Por fim, elaboramos um material exclusivo para você. Trata-se do whitepaper: O futuro do PDV – inteligência de mercado: tendências e insights.
Ele, certamente, será um guia seguro para você atravessar a turbulência do mercado atual e projetar os próximos passos em suas lojas.
Uso de dados, personalização, metaverso… o que esperar do futuro do PDV?
Cada vez mais, os lojistas precisam usar dados para entender o comportamento do consumidor e outros aspectos da loja. Sempre visando meios de tomar decisões mais assertivas que gerem maior eficiência no atendimento e economia.
Informações confiáveis e atualizadas possibilitam, entre outras vantagens, determinar tendências de vendas, prever demandas, rastrear e estocar produtos, etc.
Assim sendo, investir em soluções que permitam capturar e acessar dados é uma das mais importantes decisões do gestor que está pensando no futuro do PDV.
Aliás, eles também são essenciais para atender um desejo do consumidor moderno: receber ofertas personalizadas, isto é, que combinem com o seu perfil. Essa personalização ajuda a vender mais, aumentar o engajamento marca-shopper e até a fidelizar os clientes.
Ao permitir que as promoções sejam alteradas para atender a cada cliente de modo particular, isso fará com que eles se envolvam e sejam mais leais à marca.
Outra questão essencial é a estratégia omnichannel, integrando os canais de venda e obtendo facilidades como:
- Maior alcance do público, que usa a internet para pesquisar suas compras;
- Conveniência de estar presente no dia a dia do consumidor, mesmo quando estão longe da loja física;
- Oferecer ao cliente maior praticidade, uma vez que ele pode ver os produtos online e ir até a loja para experimentar e comprar!
No varejo offline há espaço para inovação já testada e aprovada, mas e quanto a recursos ainda em desenvolvimento, como o metaverso? Ele pode ser considerado recurso obrigatório no ponto de venda? É viável a todo tipo de varejo físico?
Também exploramos este tema tão atual. Por isso, clique agora mesmo e conheça nosso whitepaper: O futuro do PDV – inteligência de mercado: tendências e insights.
Esperamos que aprecie a leitura!