Por que você precisa digitalizar seu ponto de venda no varejo de alimentação?

Por que você precisa digitalizar seu ponto de venda no varejo de alimentação?

“Em anúncios publicitários do setor alimentício, quanto maior a imagem da comida mais apetite ela dará.” A frase do publicitário norte-americano David Ogilvy dá uma ideia da importância de investir em imagens atraentes no varejo de alimentação. Mas, se a citação fosse escrita no século XXI, em tempos de digitalização do ponto de venda, talvez fosse mais exato dizer que, quanto mais digital a imagem, melhor.

A digitalização dos pontos de venda chegou ao varejo de alimentação, trazendo, além da possibilidade de mostrar pratos deliciosos em alta resolução, muitas outras alternativas. Personalizar a comunicação com o cliente, diminuir o tempo de espera e oferecer uma experiência melhor aos consumidores são algumas. E a mudança tem se tornado cada vez mais uma necessidade.

Saiba com mais detalhes por que você também precisa digitalizar seu ponto de venda.

Para melhorar o atendimento

Por meio da digitalização do ponto de venda, varejistas podem melhorar a experiência do cliente, fazendo com que retornem sempre à loja. A iniciativa estimula os consumidores a voltarem às lojas físicas, pois sabem que lá terão uma boa experiência de compra.

Um exemplo ilustrativo disso no varejo alimentício é o do supermercado britânico Waltrose, que por três anos seguidos o foi votado como o favorito do país em uma pesquisa com clientes que envolvia questões sobre tamanho das filas, facilidade de encontrar produtos e qualidade em geral.

A ideia do supermercado tem sido a de garantir que a experiência dos consumidores nas lojas físicas seja igual a de quem compra online, permitindo escolher mercadorias sem a necessidade de visitar uma loja. Para isso, o serviço Click & Collect envolve armários refrigerados nos quais é possível retirar as compras. Eles ficam localizados em aeroportos e estações de trem, locais que ficam no caminho dos consumidores.

Já nos supermercados tradicionais, é possível usar o Quick Check, um leitor de código de barras que é emprestado aos clientes. Ao fazer as compras, pode-se ir selecionando os produtos, passando-os pelo leitor e colocando-os direto na sacola. Ao final, é possível fazer o pagamento pela própria ferramenta, sem a necessidade de passar pelo caixa.

Para atrair mais clientes

Embora muita gente ainda compre em lojas físicas no varejo de alimentação, os ecommerces estão crescendo cada vez mais pela praticidade que oferecem. As pessoas se estão se acostumando com a experiência rápida e conveniente que o digital oferece, e não esperam menos do que isso de lojas físicas.

No entanto, poucas delas conseguem atender a essas altas expectativas e oferecem uma experiência que está de acordo com aquela que as pessoas têm no ecommerce. Na prática, isso significa usar a tecnologia para transformar a loja com o objetivo de tornar a experiência de compra mais rápida, mais conveniente. Falaremos mais sobre cada uma dessas características abaixo.

Para oferecer um serviço mais rápido e conveniente

Em supermercados, encontrar o que produto pode ser uma experiência lenta para o cliente. Só fica pior quando é hora de pagar e o cliente precisa esperar na fila. Mas a experiência não precisa ser assim. Há diversas tecnologias feitas para tornar o ato de comprar mais rápido e mais prazeroso. As etiquetas RFID, por exemplo, permitem conhecer todos os itens a partir da radiofrequência.

Já a conveniência, uma grande vantagem da compra online, também pode ser implementada na loja física. O Click & Collect usado pelo Waltrose é um exemplo. E o bom é que, nesse caso, o cliente acaba comprando itens extra quando passa na loja para buscar o que comprou online.

Menu board: o melhor formato de sinalização digital para o varejo de alimentação

No varejo alimentício, uma ferramenta para a digitalização do ponto de venda é o menu board. Aqui no Brasil, essa estratégia tem garantido o sucesso de vendas de redes como Burger King, Spoleto e Taco Bell, que são clientes da VTT.

Ficou interessado em adotar o menu board na sua loja ou restaurante? A empresa de digitalização do ponto de venda VTT tem uma solução completa. Saiba mais em nossa página de cases.

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