Contar com um projeto personalizado para digitalização do PDV, na prática, significa evitar dor de cabeça na hora de promover a transformação digital no varejo físico.
Afinal, uma solução sob medida para as necessidades de seu negócio é uma questão muito mais estratégica do que pode parecer.
Inclusive, entender a função estratégica desse processo é a principal vantagem que um varejista pode obter ao optar por uma empresa experiente e com as melhores soluções para digitalizar o PDV.
A falta de experiência pode demandar muita paciência e compreensão de parte do contratante. Afinal, é bem possível que o novo player ainda não conheça as reais complexidades de seu setor.
Além disso, o resultado pode ficar bem aquém do que seu negócio precisa e você deseja, gerando frustrações com a estratégia digital. O que é uma pena, já que a digitalização do PDV só tem vantagens a oferecer para seu ponto de venda.
Tanto que um planejamento específico, e com as soluções adequadas para sua rede varejista, tem capacidade para transformar sua loja em um Ponto de Experiência (PDE)!
Portanto, o fornecedor certo já traz o conhecimento sobre os padrões do varejo e os resultados desejados. Também fornece uma expertise voltada ao uso eficiente dos recursos e um suporte técnico capacitado e ágil.
Assim, seu ponto de venda vai obter toda a conveniência e resultados positivos desejados com essa mudança.
Se você está em busca de um projeto personalizado para digitalização do PDV de sua loja, descubra a seguir como evitar frustrações.
Da atenção aos detalhes à escolha do fornecedor certo, aqui você encontrará as armadilhas mais comuns neste processo – e as dicas para fugir delas.
1. O projeto deve colocar a experiência do usuário em primeiro lugar
A busca pela excelência na experiência do usuário no PDV deve ser sempre a meta de seu varejo e a digitalização do ponto de venda vem ao encontro dessa necessidade.
Mas não há outra forma de proporcionar isso sem mapear a jornada do consumidor. Só assim é possível identificar as possíveis dificuldades que podem surgir ao longo do caminho e atrapalhar o processo.
Uma experiência sem frustração deve ser o objetivo principal – para o seu cliente e para o seu negócio. Por isso atente-se aos seguintes pontos de atenção:
- Atualização contínua: sites, plataformas, aplicativos e serviços fornecidos precisam ser sistemas em constante evolução. Assim você consegue manter uma abordagem omnichannel efetiva a todo momento. Um projeto personalizado para digitalização do PDV prevê atualizações de sistemas e outros recursos integrados – e posiciona sua empresa sempre à frente da concorrência;
- Boas experiências para bons índices de retenção de clientes: para o potencial cliente dar o primeiro passo dentro do seu PDV e se tornar, de fato, um cliente, é necessário investimento em tecnologia própria para isso. Bem como treinamento e qualidade, pois uma boa experiência fideliza o consumidor, que volta sempre. Isso traz retorno financeiro e agrega valor à marca.
2. Escolha soluções que ofereçam relatórios precisos e estratégicos
Vivemos em um mundo orientado por dados, afinal, eles são decisivos para garantir as melhores tomadas de decisão. Vale para suas ações de marketing, investimentos em mídia, estratégias de vendas, mudanças de políticas internas e todas as demais escolhas estratégicas.
Ter um projeto personalizado para digitalização do PDV vai garantir acesso a dados confiáveis e atualizados. Pois o fornecedor com a expertise ideal adota soluções modernas e aptas a capturar informações que permitirão ofertas personalizadas e outras técnicas para aumentar vendas.
3. Prefira soluções modernas e intuitivas em seu projeto personalizado para digitalização do PDV
A tecnologia empregada para digitalizar o PDV é muito importante para o resultado final. Nesse sentido, as melhores soluções são inovadoras e costumam ser intuitivas, além de terem um time à disposição para tirar dúvidas.
Se você tem uma rede de lojas, por exemplo, precisa dar autonomia para que seus franqueados controlem as promoções no ponto de venda. Isso porque cada região tem suas particularidades quanto ao clima e perfil de consumidores, bem como estoques diferentes.
Quem faz a gestão no dia a dia precisa usar essas características para oferecer a oferta adequada para sua clientela e realidade do negócio. Por exemplo, se uma onda de calor invade a região sul no inverno, o lojista pode fazer promoções de itens de verão, parados no estoque.
Em nosso Case de Sucesso VTT-Rei do Mate, damos um exemplo prático de soluções intuitivas que podem ser acessadas facilmente pelo usuário final.
4. Confira se a empresa oferece suporte com horário estendido
Digitalizar o ponto de venda significa alterar procedimentos gerais de trabalho após sua implementação.
Esta mudança precisa ser compreendida por todos os colaboradores que atuam no PDV para manter um bom padrão de atendimento. Além disso, os responsáveis por atualizar informações, como promoções ou preços, precisam ser orientados adequadamente.
Por isso, é muito importante contar com uma empresa que ofereça suporte técnico de qualidade e com horário estendido, colaborando para mais segurança e motivação da equipe. Assim como resultados mais expressivos para a sua empresa.
5. Valorize a transparência
Uma das vantagens de ter um projeto personalizado para digitalização do PDV é entender seus custos – antes, durante e depois da implantação.
Muitos varejistas ficam frustrados no pós-venda. Isso acontece porque o projeto não foi conduzido de modo transparente.
Desse modo, exija uma negociação muito clara e tire todas as suas dúvidas. Empresas idôneas fazem questão de esclarecer todos os detalhes, bem como estão sempre à disposição para solucionar eventuais necessidades. Sempre com rapidez e qualidade!
Por outro lado, se você perceber falta de exatidão nas informações, cuidado: provavelmente você não encontrou a empresa de digitalização que vai garantir benefícios ao seu negócio.
A melhor maneira de evitar essa frustração é encontrar um fornecedor com expertise em soluções personalizadas. Só assim você terá um orçamento preciso e focado em suas necessidades.
A VTT é a opção certa. Com 15 anos de experiência em digitalização de pontos de venda, é reconhecida no mercado pela excelência e ética de seu trabalho.
Suas soluções customizáveis estão presentes nas maiores redes do Brasil, sempre se adaptando às necessidades e dinamismo do varejo.