O uso do QR Code no ponto de venda não é exatamente uma novidade. Na verdade, é uma tecnologia bem popular, usada por diferentes marcas e indústrias em todo o mundo. O QR Code no ponto de venda: use para vender mais.
Este não é como um código de barras comum, como aqueles encontrados nas caixas ou embalagens de produtos comerciais. QR Codes são códigos de resposta rápida, que funcionam para armazenar grandes informações e podem ser decodificados usando um dispositivo móvel. Por isso, seu uso em lojas físicas pode ajudar na distribuição de informações de forma muito rápida e fácil.
Desde sua criação, em 1994, o QR Code gradualmente se tornou um dos tipos mais conhecidos de códigos de barras 2D em todo o mundo. Embora ele tenha experimentado picos de popularidade em 2011 e 2016, hoje o público tem se mostrado mais interessado neles do que nunca.
Por que? Hoje esta tecnologia fornece soluções que são diretamente aplicáveis aos desafios que enfrentamos e às preocupações que temos frente ao cenário atual.
Conheça como o QR Code no ponto de venda pode garantir inúmeros benefícios para o seu negócio – confira os principais a seguir.
Benefícios do uso do QR Code no ponto de venda
O QR Code traz consigo uma ampla lista de vantagens para o seu negócio. Por meio dele, pode ser ainda mais fácil e efetivo atrair e alcançar mais consumidores em potencial. O QR Code no ponto de venda: use para vender mais! Afinal, suas aplicações podem atender inúmeras demandas do mercado atual, como:
Atenção aos protocolos sanitários
A higiene e ausência de contato é uma das principais razões pelas quais o QR Code tem recebido tanto interesse nos dias de hoje.
Cada vez mais consumidores e empresas estão começando a perceber que o comércio sem contato não é apenas uma oportunidade de otimizar o fluxo, mas também uma forma de minimizar de forma consistente o risco de doenças infecciosas.
Um ótimo exemplo disso são as informações de produtos: basta o consumidor apontar seu smartphone para o QR Code e obter dados completos do item pesquisado. Ou até mesmo uma ação interativa, onde o cliente faça a leitura do QR Code e, automaticamente, receba em seu celular um cupom de desconto para estimular sua decisão de compra, ou uma foto que ele tirou no espaço instagramável da loja.
Assim, o QR Code no ponto de venda ajuda o varejo a proporcionar experiências seguras. E os clientes reconhecem e apreciam isso – o que pode ser observado no incremento nas vendas.
Versatilidade
Existem muitas aplicações disponíveis para o QR Code no ponto de venda. Eles codificam qualquer coisa, desde um simples cartão de fidelidade até sistemas de pagamento sem contato, mais complexos.
Além disso, é possível aplicá-los para uma autenticação WiFi e até nos sistemas de pedidos.
Acessibilidade
Praticamente todo mundo tem smartphones e quase todas as pessoas usam esses celulares para pesquisar informações sobre os mais diversos temas.
O uso do QR Code no ponto de venda descomplica uma série de processos e torna o trabalho da equipe da loja mais estratégico. Para exemplificar, podemos citar o pagamento digital, muito mais prático, rápido e sem contato.
Também ajuda a proporcionar uma boa experiência de compra para portadores de necessidades especiais ligadas à visão, fala e audição. Como seus aparelhos já estão preparados para lidar com estas questões, isso facilita o acesso à informação.
Ampla oferta de conteúdo
Os QR Codes não têm restrições de espaço. De uma carta de vinhos com mais mil rótulos aos mais variados tons de uma mesma camiseta exibidos em vídeos, o código leva a informação ao seu consumidor.
O QR Code no ponto de venda não só permite oferecer mais conteúdo – mas também uma informação de maior qualidade.
A URL codificada em seu QR Code pode ter conteúdo de áudio e vídeo. Ele pode até ter conteúdo interativo como informações técnicas sobre o produto, pesquisas, solicitações de revisão, contas de mídia social e seções de comentários. O conteúdo interativo transforma sua campanha de QR Code em uma conversa – ampliando seu relacionamento com o consumidor.
Redução de custos e das pegadas de carbono
Substituir cardápios físicos, catálogos de produtos, folhetos de ofertas e outros materiais impressos por QR Codes digitais pode ajudar sua empresa a economizar centenas ou milhares de reais por semana.
Além disso, se sua empresa apostar na digitalização, causará um grande impacto em termos de sustentabilidade ambiental.
Rastreabilidade
O garimpo de dados é o que torna o uso do QR Code no ponto de venda uma estratégia de marketing estratégica de longo prazo.
Afinal, eles permitem obter uma série de informações ligadas aos hábitos de consumo, perfil de público, preferências, interferências das faixas de horário, clima e muito mais.
Então se sua empresa observar essas métricas ao longo de semanas ou meses, pode enxergar tendências e ações bem-sucedidas – e escaloná-las.
Digitalização do PDV: diferenciação estratégica no mercado
Como você pode ver, a aplicação do QR Code no ponto de venda garante benefícios inegáveis para empresas e consumidores. O QR Code no ponto de venda: use para vender mais!
Especialmente agora: pontos de contato com o cliente acessíveis e com tecnologias contactless podem significar a diferença entre seu público entrar em sua loja e efetuar a compra ou ir para o PDV da concorrência.
Pensando nisso, a VTT desenvolveu um lift & learn sem toque! O i-Learn, solução interativa por meio de QRCode que atende a demanda atual e continuarão extremamente úteis no pós-pandemia gerando engajamento significativo em torno do bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social que constrói mais fidelidade à marca do que nunca, além de contribuir para o incremento nas suas vendas.
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