Sinalização digital para o varejo de alimentação: tudo o que você precisa saber

Nos últimos anos você deve ter notado um aumento no uso de sinalização digital por restaurantes. É que poucos setores podem se beneficiar tanto da sinalização digital quanto o varejo de alimentação.

Isso porque, para esse tipo de loja, o apelo visual é muito grande. A aparência da comida é muito importante para despertar o apetite dos consumidores em potencial e para ajudar na tomada de decisão.

Neste post, conheça alguns dos benefícios e formas de uso da sinalização digital no varejo de alimentação:

Cardápios fáceis de atualizar

A atualização fácil, rápida e até remota dos cardápios é um dos benefícios mais conhecidos do uso de sinalização digital no varejo de alimentação.

Isso permite gerenciar os menus de todos os restaurantes ao mesmo tempo com facilidade, promovendo produtos e ofertas especiais e modificando-os de acordo com o horário do dia (café da manhã, almoço, jantar). Como dono de um restaurante, você também consegue atualizar facilmente os preços.

Informação e entretenimento

Os cardápios são a forma de uso mais óbvia, mas as telas digitais também podem servir como forma de informação e de entretenimento.

Em lojas nas quais as pessoas se sentam para comer e onde passam algum tempo, as telas digitais podem ser usadas para mostrar notícias, esportes, informações sobre o chef ou sobre a história do restaurante, reviews positivos, calendários de eventos ocorrendo na região.

Você também pode instalá-las em um local de grande visibilidade e influenciar os clientes a publicarem sobre seus pedidos nas redes sociais, utilizando uma hashtag específica, por exemplo.

Interatividade

Inicialmente, essas telas eram utilizadas em restaurantes para mostrarem o cardápio acima dos caixas de pagamento. Foi uma inovação por diversos motivos: as cores são mais dinâmicas, as pessoas podiam descobrir facilmente as novidades e os cardápios de papel foram sendo substituídos por uma opção mais verde.

Mas, mesmo sendo uma ferramenta ainda nova no mercado, a sinalização digital já se desenvolveu bastante.

Atualmente, há a possibilidade de usar telas sensíveis ao toque e convidar os consumidores a fazerem e pagarem os próprios pedidos, dispensando o trabalho de atendentes. Essa é uma ferramenta recente, mas já se tornou popular em alguns restaurantes fora do Brasil.

Isso dá aos clientes a sensação de autonomia e permite que o restaurante aproveite melhor a equipe na produção de pedidos na cozinha, agilizando todo o processo. É uma opção especialmente útil durante horários de muito movimento no ponto de venda.

Cross-selling e upselling

Isso nos leva a outro ponto: a eficiência operacional. Além de poder aproveitar melhor seus funcionários, você consegue incentivar por meio das telas o upselling e o cross-selling, que servem, respectivamente, para incentivar os clientes a comprarem produtos mais caros e para induzir a compra de mais produtos de uma só vez.

Por meio da sinalização digital, você consegue dar sugestões de produtos, evidenciando os benefícios e a economia para o cliente que adquiri-los.

Filas menos estressantes

A sinalização digital é ótima para gerenciar filas, não só por diminuírem a percepção do tempo de espera mas também organizando as pessoas que esperam pelo pedido.

Isso acontece porque por meio das telas digitais é possível informar os clientes sobre a sua posição na fila, mas também dando informações que podem melhorar a experiência de quem consome seu produto.

Em vez de deixar as pessoas olhando o celular enquanto esperam por um prato, por exemplo, por que não mostrar de onde vêm seus ingredientes, destacando diferenciais do seu processo de produção?

Aproveite para destacar o quanto você é uma empresa sustentável por ter abandonado os cardápios de papel, substituindo-os pela sinalização digital, dentre outras informações interessantes e educativas, que ajudam a passar o tempo.

Menu board: o melhor formato de sinalização digital para o varejo de alimentação

No varejo alimentício, o formato mais utilizado de sinalização digital é o menu board. É comum que restaurantes posicionem diversas telas lado a lado para mostrarem o cardápio.

Aqui no Brasil, essa estratégia tem garantido o sucesso de vendas de redes como Burger King, Spoleto e Taco Bell, que são clientes da VTT.

São muitas as formas com que você pode utilizar a sinalização digital em sua loja. E, com o desenvolvimento da tecnologia, as possibilidades só aumentam.

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