As tecnologias para PDV estão ganhando cada vez mais espaço no varejo físico, como uma forma de atrair e reter clientes. Afinal, criar e manter uma base de consumidores leais e recorrentes é uma das maneiras mais lucrativas de manter seu negócio a todo vapor.
E a boa notícia é que pontos de venda digitalizados, transformados em verdadeiros Pontos de Experiência (PDE) vão ajudar a conquistar esse objetivo.
Mas por que é tão importante focar nas pessoas que já estão gastando dinheiro com seus produtos? Um dos motivos é a redução de custos. Segundo o grande consultor de Marketing, Philip Kotler, “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.
Além disso, sua empresa também economiza tempo, já que não precisa convencer os clientes habituais de que sua marca tem o que eles precisam. Eles já sabem disso!
Outro ponto importante: clientes fiéis tendem a investir em itens que são mais caros em sua loja do que na concorrência, uma vez que eles já se sentem confortáveis em comprar com você. Isso pode levar a melhores taxas de conversão e maiores lucros para sua empresa.
Sendo assim, o grande foco é fornecer motivos para os consumidores voltarem à sua loja. Por isso, além de oferecer um ótimo atendimento ao cliente e um produto de alta qualidade, você deve apostar nas tecnologias para PDV, na hora de reter clientes.
Tecnologias para PDV em prol da experiência do cliente
Todos os esforços, entre uso de soluções de ponta, produtos de qualidade, investimento em treinamento de equipe e atendimento personalizado, têm um só objetivo: fornecer a melhor experiência possível ao cliente para que ele compre mais.
Garantir uma experiência além das expectativas é um diferencial único. Só assim sua marca vai conseguir atrair a atenção e conquistar a preferência dos consumidores.
Para alcançar esse objetivo, é importante contar com fornecedores experientes – não só em soluções tecnológicas, mas com ampla expertise em varejo. Como a VTT, presente no setor desde 2006 e desenvolvedora da primeira solução para digital signage do Brasil, o VTSign.
A partir daí, a VTT ampliou cada vez mais seu leque de soluções voltadas para transformar um PDV convencional em um Ponto de Experiência. Atualmente, seus clientes contam com soluções como:
e-Line, controla o fluxo de clientes
O recurso foi desenvolvido para este momento, em que as tecnologias para PDV podem ajudar as empresas de varejo a controlar o fluxo de clientes e, assim, respeitar integralmente os novos protocolos de saúde e segurança. Mas seus benefícios vão muito além desta funcionalidade e poderão ser usufruídos no pós-pandemia também.
O e-Line utiliza sensores para garantir o controle de acesso de forma automática. Dessa forma, ele sinaliza se o ambiente está apto para receber um novo fluxo ou se é preciso aguardar até que a lotação reduza.
Além disso, essas informações são processadas de forma estratégica. Isso permite coordenar a exibição de conteúdos promocionais e informativos variados – criando mais um espaço publicitário no ambiente.
Sensores de passagem e presença
Uma das tecnologias para PDV que mais oferecem dados, permitindo coordenar campanhas de acordo com a jornada de compra na loja.
Como isso acontece? A resposta pode parecer complexa, mas é bastante simples: os sensores ajudam a identificar a presença, o movimento e outras ações dos compradores e podem condicionar comunicações a partir dai.
Esses dados são colhidos e processados pelo sistema, permitindo a oferta de uma experiência ao cliente de acordo com estas informações. A ideia é transformar seu PDV em um organismo que parece compreender e se antecipar às necessidades de cada consumidor.
Detecção facial
Sua empresa pode garantir muitas vantagens estratégicas com a detecção facial nas lojas físicas, como, por exemplo, medir audiência e oferecer ofertas mediante determinado perfil do público!
Dessa forma, é possível tornar as experiências do cliente mais assertivas, práticas, confortáveis, ágeis e seguras. O conjunto perfeito para atrair um público sedento por ambientes fora de casa – mas ainda experimentando um novo mundo pós-pandemia.
As modernas soluções para digitalizar o PDV
Nos últimos anos, a digitalização do PDV vem se tornando muito popular no varejo. Afinal, o recurso tem um forte apelo e um ampla capacidade de atrair, envolver e reter a atenção dos clientes no PDV.
Eficientes, práticas e com alto potencial de engajamento e retenção, as soluções para digitalização do PDV proporcionam maior flexibilidade aos varejistas que podem programar ofertas e conteúdos de acordo com o perfil de cada loja de sua rede.
Dispensando materiais impressos, o que significa maior economia e sustentabilidade, contribuem para a melhora no envolvimento do cliente com sua marca.
Junto com outros estímulos sensoriais, como os aromas e a trilha sonora, elas criam o clima ideal para estimular o consumidor a tomar sua decisão de compra.
E, ainda, para criar uma experiência impactante o suficiente para trazê-lo de volta para compras futuras e, até mesmo, indicando sua marca para outras pessoas.