Conhecer as tendências do varejo físico é muito importante para adequar o PDV às transformações que já estão movimentando o setor e que, inevitavelmente, continuarão a ocorrer. Tendências do varejo físico que você precisa considerar no seu PDV.
Enquanto grande parte das pessoas do planeta ficava em casa nos períodos mais intensos da paralisação decorrente da pandemia, os comportamentos de compra mudaram.
Tanto que a McKinsey & Company, realizou um estudo, pouco tempo depois do início do distanciamento social, e concluiu que a experiência do cliente passou a ter prioridades específicas no pós-pandemia.
De modo resumido, a pesquisa aponta que o consumidor deseja interação segura (inclusive, sem muito contato físico), ofertas personalizadas e dinâmicas, bem como a adoção de soluções digitais nos pontos de venda.
Isso porque, cada vez mais, o público está conectado. E acostumado com as vantagens da internet, desejando encontrar essas facilidades também em suas visitas às lojas offline.
Sendo assim, mais do que fazer parte das tendências do varejo físico, as soluções para digitalização do PDV são itens essenciais para proporcionar ao público o atendimento que ele deseja.
Entre outras facilidades, elas permitirão criar o chamado ponto de experiência, um PDV mais moderno, interativo e agradável.
E por falar em ponto de venda moderno, o que mais vem por aí? Nós pesquisamos em várias fontes e fizemos um apanhado geral das 5 principais tendências do varejo físico.
Não se espante se algumas parecem já conhecidas. É que aqui na VTT estamos sempre inovando e, muitas vezes, antecipamos temas por meio dos benefícios oferecidos por nossas soluções.
Boa leitura!
1. Experiência omnichannel – cada vez mais importante
Mesmo não sendo algo novo, é apontada como uma das tendências do varejo físico porque ela tem espaço para crescer e é muito importante explorar esse conceito.
Isso porque o caminho do consumidor até a compra não é linear. Uma pessoa pode começar a aprender sobre uma marca em uma rede social e, depois, ir até a loja física para ver o item de perto, experimentar e levar para casa.
Ou ainda, fazer a compra on-line, mas ir até a loja para retirar. E, na loja, sendo impactado por ofertas personalizadas e demais atrações do ponto de experiência, pode se entusiasmar e levar mais produtos.
Em outras palavras, o omnichannel continua sendo uma das grandes tendências do varejo. Mesmo porque permite maior interação marca-consumidor.
2. Experiências de compras personalizadas – seus clientes esperam isso!
Pesquisa da Epsilon detectou que 80% dos consumidores sentem-se inclinados a comprar de uma marca que proporcione uma experiência personalizada. No entanto, apenas 41% dos varejistas, segundo a mesma pesquisa, oferecem essa personalização.
Sendo assim, é natural que esse item figure entre as tendências do varejo físico. Mesmo porque os consumidores sabem que a tecnologia existe e permite que as lojas usem as informações para prestar um melhor atendimento.
Sobre isso, dois pontos merecem reflexão:
- Se o seu varejo não personalizar as ofertas, outros o farão. E vão atrair os consumidores para lá;
- O público está disposto a pagar mais, desde que tenha uma excelente experiência – é o que diz a Accenture em seu relatório.
E, vale lembrar, soluções para digitalização do PDV são as aliadas perfeitas para capturar e acessar os dados necessários para essas ofertas mediante o perfil do cliente.
3. A ascensão da análise de dados é uma das tendências do varejo físico
Os dados gerados no ponto de venda são essenciais para entender o perfil de compras do consumidor, exigindo soluções inovadoras que cumpram essa função. E vale a pena, mesmo, contar com elas.
Afinal, acessar dados confiáveis também permite maior visibilidade de todo o negócio, bem como meios de promover seu aperfeiçoamento e fidelizar os clientes.
Quais produtos vendem mais, qual parte da loja é mais visitada, quais itens têm sido devolvidos com frequência? Esses são apenas alguns exemplos de perguntas respondidas com dados e mostram porque essa é uma das tendências do varejo físico.
Sobre esse assunto, sugerimos a leitura de nosso artigo: Dados estratégicos no PDV – mais vendas e benefícios aos seus negócios.
4. O design também figura entre as tendências do varejo físico
Nos baseando em mais um estudo, dessa vez que trata da experiência do cliente no varejo, notamos que grande parte do público consumidor gosta de ir às lojas. E se gostarem do espaço, a probabilidade de retornarem é de 90%!
Diante disso, o design da loja é uma das tendências do varejo físico que precisam ser consideradas.
Projete ambientes que encorajem os consumidores a tirarem fotos para postagem em suas redes sociais. Não precisa de um espaço enorme para isso, já que o totem instagramável da VTT permite essa experiência.
Tenha um espaço confortável e convidativo, daqueles que estimulam a pessoa a entrar e a se sentir em casa e use soluções modernas para oferecer uma experiência rica aos visitantes, explorando vários sentidos.
Confira aqui 3 soluções inovadoras e totalmente compatíveis com as tendências do varejo físico: cabideiro inteligente, assistente de vendas e provador digital.
5. Sustentabilidade no ponto de venda é uma exigência dos consumidores
Cada vez mais, o consumidor prefere marcas comprometidas com a sustentabilidade. Ele quer produtos cuja produção não gere impacto no meio ambiente, quer certificados que comprovem esses cuidados e quer entrar em PDVs que também tenham essa preocupação.
Assim, finalizamos essa lista com as 5 tendências do varejo físico que você precisa considerar no seu PDV , lembrando que a digitalização do PDV também cumpre esse papel.
Com soluções inovadoras, o tempo de imprimir menus, folhetos e catálogos ficou no passado. Assim como o prejuízo de ter que imprimir novos materiais a cada mudança de campanha – a natureza agradece e o caixa da loja também!
A VTT é especialista em soluções inovadoras e modernas para ponto de venda, facilitando a adoção das tendências do varejo físico para aumentar os resultados e a autoridade de sua marca.