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Como utilizar uma estratégia futurista para encantar o consumidor

A experiência de compra em lojas físicas mudou muito nos últimos anos. Se antes as possibilidades estavam limitadas a entrar em uma loja, conversar com o vendedor e, com a ajuda dele, decidir pelo melhor produto, agora, com a ajuda da tecnologia, as opções são infinitas.

Ferramentas como beacons, RFID e detecção facial oferecem aos consumidores uma experiência de compra imersiva, personalizada e impressionante. Mas, apesar de parecerem futuristas, são artifícios que já estão em uso por muitos lojistas, inclusive aqui no Brasil.

Não se trata somente de adicionar uma tecnologia isolada à loja. O melhor é ter uma estratégia integrada, que ajude a atrair, a vender e a reter a clientela. Neste post, mostramos algumas novidades na área do varejo e como adotá-las no ponto de venda.

Atraia o público usando Beacons

Os Beacons, pequenos dispositivos que emanam sinais de Bluetooth para os celulares nas redondezas, permitem alcançar os clientes e atraí-los para dentro da loja. É possível enviar promoções customizadas, descontos, dentre outras ofertas para o telefone do público, o que pode ser bastante eficiente em um shopping, por exemplo, que é um local onde circulam muitas pessoas.

Uma das possibilidades mais interessantes dos Beacons é a personalização, uma tendência que tem cada vez mais saído do mundo virtual para o mundo real. Cada oferta pode ser personalizada seguindo preferências e hábitos identificados dos consumidores, o que causa um efeito impressionante e atrai o público para a loja.

Use sensores para apresentar seus produtos

Depois de atrair seu público-alvo para dentro da loja, é preciso chamar a atenção dele para os seus produtos. Já imaginou segurar um produto nas mãos e, ao levantá-lo, ver informações técnicas, dicas de uso e outros detalhes em uma tela localizada atrás do estande?

Com sensores que conectam telas aos produtos e reconhecem quando um deles é segurado pelo consumidor isso já é possível! A ferramenta tem poder de encantar os clientes, além de deixá-lo confortável para avaliar e fazer comparações.

Organize a loja e obtenha dados com o RFID

Em paralelo a isso, você pode manter a loja em ordem usando o RFID (radio-frequency identification, ou identificação por radiofrequência), tecnologia que utiliza campos de radiofrequência para transmitir dados de uma etiqueta para um leitor. Assim, é possível localizar produtos com facilidade, o que permite saber quantos itens há em estoque e dar informações mais precisas aos clientes.

Mas usar o RFID só para o controle de estoque seria um desperdício: também é possível entender tendências de compra dos clientes, cruzando os dados do estoque com informações dos consumidores. E ainda integrá-lo com os Beacons para sugerir produtos certeiros.

Otimize as campanhas com a detecção facial

A detecção facial é para os pontos de venda que já usam sinalização digital e querem ir ainda mais além, otimizando campanhas em tempo real. Ele permite reconhecer expressões de insatisfação quando o cliente olha para determinada tela, por exemplo. O lojista então pode fazer as alterações necessárias para agradar o público, melhorando ainda mais a experiência dos clientes.

Por onde começar?

Essas ferramentas são bastante inovadoras, mas nem por isso estão fora do alcance dos varejistas. Implementá-las por conta própria é complicado, mas contando com uma ajuda profissional tudo fica mais fácil. A VTT, por exemplo, é uma empresa brasileira que atua com sinalização digital desde 2006, quando desenvolveu a primeira solução de sinalização digital do país, um sistema próprio e customizado chamado VTSign.

Desde então, a VTT incorporou outras soluções para atender as necessidades do mercado, para gerar interação, experiência e engajamento. Se você quer começar a usar soluções de sinalização digital em sua loja, incluindo soluções como as que falamos neste post, comece entrando em contato com um de nossos especialistas para um diagnóstico gratuito. Clique aqui e saiba mais!

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