Como utilizar uma estratégia futurista para encantar o consumidor

A experiência de compra em lojas físicas mudou muito nos últimos anos. Se antes as possibilidades estavam limitadas a entrar em uma loja, conversar com o vendedor e, com a ajuda dele, decidir pelo melhor produto, agora, com a ajuda da tecnologia, as opções são infinitas.

Ferramentas como beacons, RFID e detecção facial oferecem aos consumidores uma experiência de compra imersiva, personalizada e impressionante. Mas, apesar de parecerem futuristas, são artifícios que já estão em uso por muitos lojistas, inclusive aqui no Brasil.

Não se trata somente de adicionar uma tecnologia isolada à loja. O melhor é ter uma estratégia integrada, que ajude a atrair, a vender e a reter a clientela. Neste post, mostramos algumas novidades na área do varejo e como adotá-las no ponto de venda.

Atraia o público usando Beacons

Os Beacons, pequenos dispositivos que emanam sinais de Bluetooth para os celulares nas redondezas, permitem alcançar os clientes e atraí-los para dentro da loja. É possível enviar promoções customizadas, descontos, dentre outras ofertas para o telefone do público, o que pode ser bastante eficiente em um shopping, por exemplo, que é um local onde circulam muitas pessoas.

Uma das possibilidades mais interessantes dos Beacons é a personalização, uma tendência que tem cada vez mais saído do mundo virtual para o mundo real. Cada oferta pode ser personalizada seguindo preferências e hábitos identificados dos consumidores, o que causa um efeito impressionante e atrai o público para a loja.

Use sensores para apresentar seus produtos

Depois de atrair seu público-alvo para dentro da loja, é preciso chamar a atenção dele para os seus produtos. Já imaginou segurar um produto nas mãos e, ao levantá-lo, ver informações técnicas, dicas de uso e outros detalhes em uma tela localizada atrás do estande?

Com sensores que conectam telas aos produtos e reconhecem quando um deles é segurado pelo consumidor isso já é possível! A ferramenta tem poder de encantar os clientes, além de deixá-lo confortável para avaliar e fazer comparações.

Organize a loja e obtenha dados com o RFID

Em paralelo a isso, você pode manter a loja em ordem usando o RFID (radio-frequency identification, ou identificação por radiofrequência), tecnologia que utiliza campos de radiofrequência para transmitir dados de uma etiqueta para um leitor. Assim, é possível localizar produtos com facilidade, o que permite saber quantos itens há em estoque e dar informações mais precisas aos clientes.

Mas usar o RFID só para o controle de estoque seria um desperdício: também é possível entender tendências de compra dos clientes, cruzando os dados do estoque com informações dos consumidores. E ainda integrá-lo com os Beacons para sugerir produtos certeiros.

Otimize as campanhas com a detecção facial

A detecção facial é para os pontos de venda que já usam sinalização digital e querem ir ainda mais além, otimizando campanhas em tempo real. Ele permite reconhecer expressões de insatisfação quando o cliente olha para determinada tela, por exemplo. O lojista então pode fazer as alterações necessárias para agradar o público, melhorando ainda mais a experiência dos clientes.

Por onde começar?

Essas ferramentas são bastante inovadoras, mas nem por isso estão fora do alcance dos varejistas. Implementá-las por conta própria é complicado, mas contando com uma ajuda profissional tudo fica mais fácil. A VTT, por exemplo, é uma empresa brasileira que atua com sinalização digital desde 2006, quando desenvolveu a primeira solução de sinalização digital do país, um sistema próprio e customizado chamado VTSign.

Desde então, a VTT incorporou outras soluções para atender as necessidades do mercado, para gerar interação, experiência e engajamento. Se você quer começar a usar soluções de sinalização digital em sua loja, incluindo soluções como as que falamos neste post, comece entrando em contato com um de nossos especialistas para um diagnóstico gratuito.

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