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O varejo de alimentação tem precisado se desenvolver para captar a atenção de consumidores cada vez mais digitalizados. Nesse contexto, uma das estratégias mais utilizadas é a digitalização do ponto de venda, conjunto de táticas que têm em comum o uso da tecnologia para melhorar a experiência dos clientes em lojas físicas e vender mais.

Assim como outros segmentos, o varejo alimentício pode se beneficiar muito dessa estratégia. Se você quer começar, mas não sabe por onde, trazemos neste post 3 dicas de uso simples e efetivas de digitalização do ponto de venda que podem ser usadas em restaurantes, lanchonetes, supermercados, dentre outros estabelecimentos para atrair clientes. Confira!

Faça vendas direcionadas

Você sabia que é possível vender até 80% mais usando as vendas direcionadas? Por meio da tecnologia, você consegue fazer ofertas que chamam a atenção dos consumidores para o seu ponto de venda. Através do celular, por exemplo, é possível engajar com os consumidores antes de eles entrarem na loja.

Uma das ferramentas mais usadas para isso são os Beacons, pequenos dispositivos que transmitem sinais para aparelhos nas proximidades, alcançando celulares que estiverem com a opção de Bluetooth ligada e com o aplicativo da loja instalado.

Com os Beacons, é possível fazer anúncios na hora certa, personalizando desde cupons de descontos até recomendação de produtos. É possível acessar dados para saber, por exemplo, em qual dia da semana e em qual horário as pessoas estão mais propensas a aceitarem suas ofertas e os produtos que preferem comprar. Falamos mais sobre o uso de Beacons no post Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons.

Diminua a sensação de espera nas filas

Com a sinalização digital é possível diminuir em até 25% a sensação de espera nas filas para fazer o pedido ou para pagar os produtos. Para isso, você pode usar o menu board, tela horizontal que funciona especialmente bem no varejo de alimentação, e exibir conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Notícias, previsão do tempo na cidade, eventos que estão acontecendo na região, programação do cinema são algumas ideias para adicionar mensagens relevantes ao seu ponto de venda. Você pode, ainda, incluir conteúdos das suas redes sociais em tempo real.

Assim, usuários podem fazer upload de fotos e usando uma hashtag relevante para que o conteúdo apareça na tela depois de aprovado. Sobre isso, falamos com mais detalhes no post 3 estratégias infalíveis para o menu board.

Estimule o upsell e cross-sell

Quando você já atraiu os clientes para seu restaurante ou supermercado e os manteve entretidos, que tal aproveitar para oferecer itens adicionais, que sejam relacionados aos que o seu cliente está levando? Com a sinalização digital é possível aumentar em até 15% o ticket médio dos seus clientes, e isso pode ser feito por meio do upsell (vender um produto mais caro) e do cross-sell (vender mais produtos).

Para isso, compreenda os hábitos de consumo dos seus clientes e faça ofertas que tenham sentido para ele, ajudando inclusive a aproveitar melhor o que já foi comprado. Depois, deixe esses combos expostos usando a sinalização digital e aumente seu ticket médio. Aqui no Brasil, é uma estratégia que tem garantido o sucesso de vendas de redes como Burger King, Spoleto e Taco Bell, que são clientes da VTT.

Ficou interessado em adotar essas soluções no seu ponto de venda? É simples! Para isso, conte com a VTT, empresa de digitalização do ponto de venda que oferece, além de sinalização digital, módulos de Beacons, RFID, detecção facial, sensores e mais. Cuidamos de todo o processo para você! Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

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