A sinalização digital é a principal solução da digitalização do PDV. Por meio dela, as empresas de varejo conseguem melhor a experiência do cliente e otimizar sua eficiência operacional.
Este artigo foi pensado para detalhar sua função, principais benefícios e possíveis casos de uso. Assim você saberá como explorar a sinalização digital em prol do sucesso de seus negócios! Então siga na leitura para saber mais.
O que é sinalização digital?
Você certamente já viu a sinalização digital por aí. São menus, banners, aparelhos de vídeo wall e outras soluções que podem ser aplicadas em lojas, restaurantes, postos de combustíveis, estações de metrô, shoppings, aeroportos, museus, estádios, hotéis… onde você quiser!
A solução, também chamada de digital signage, diz respeito a um ou a um conjunto de monitores LFD ou painéis de LED que exibem conteúdos gerenciados remotamente e que podem ser atualizados em tempo real.
Instalados nos principais players de varejo sua aplicação pode ser voltada para fins comerciais, institucionais, informacionais ou recreativos. Então, tudo isso é pensado para impactar um determinado público e aumentar vendas.
Principais aplicações da sinalização digital
Existem diversos formatos de sinalização digital, cada um deles indicado para uma necessidade do ponto de venda. Vídeo wall, menu digital, banner digital, telas de check out, vitrines digitais estão entre as soluções mais usadas.
E todos elas muito importantes, tendo em vista que 70% das decisões de compras dos consumidores ocorrem quando estão na loja física. Isso significa que grande parte das pessoas entram em uma loja sem a intenção de comprar, mas se elas forem impactadas por uma oferta de seu interesse podem optar pela compra.
Assim, o consumidor pode entrar no supermercado para buscar só um pacote de macarrão. Mas, ao ver na tela a oferta de um delicioso e prático molho de tomate e/ou do queijo parmesão, pode aumentar sua lista!
Ou, ainda, passar em frente à vitrine digital e ser impactado por uma promoção relâmpago.
Eis alguns exemplos de aplicações da sinalização digital que, ofertando o conteúdo certo, no momento certo, aumenta a probabilidade de fechar bons negócios.
Espalhadas em pontos estratégicos do ponto de vendas, as soluções ajudam nos resultados de negócios com benefícios como aumento nas vendas, melhor experiência do cliente e redução de custos operacionais.
Sinalização digital atende anseios do consumidor moderno
Entre as várias funcionalidades, vale a pena destacar dois pontos que a sinalização digital proporciona e que são considerados muito importantes para os consumidores modernos, acostumados a pesquisas na internet: informação e comodidade!
1. Informações detalhadas dos produtos
A sinalização digital no PDV permite que sua empresa explore ao máximo recursos visuais. Dessa forma, você terá uma ferramenta altamente estratégica para estimular o interesse do consumidor pelo seu produto, além de ser um importante recurso para reforçar a identidade da marca.
O catálogo digital é um bom exemplo de como aplicar o Digital Signage, gerando experiências mais positivas para os clientes e contribuindo para seus negócios. Pois, por meio dela, você pode exibir seu portfólio completo de produtos, de forma prática, interativa e dinâmica, mesmo que não tenha todos os produtos em estoque. Além de influenciar na decisão de compra, o que alavanca vendas.
2. Conveniência ao Cliente
O uso desta tecnologia também contribui para experiências mais positivas para seus clientes no PDV e como consequência, contribuir para a fidelização e o engajamento do público com a sua marca.
Um bom exemplo são as telas de sinalização digital posicionadas nas áreas de espera, como filas ou no embarque de aeroportos. Além de reduzir a sensação do tempo de espera, podem ser usadas para gerar tráfego orgânico para as redes sociais, por meio da exibição de uma campanha de Hashtag ou Check-in, por exemplo.
Outras utilizações do Digital Signage
Quando falamos em sinalização digital, é importante lembrar que sua utilização é bem ampla, podendo ser usada até mesmo para fornecer notícias ou para ações de endomarketing. Acompanhe!
Canais de Notícias
As plataformas de gestão utilizam canais RSS para distribuir conteúdos, em tempo real, como:
- Últimas notícias,
- Previsão do tempo,
- Trânsito,
- Horóscopos,
- Entretenimento e outros temas de interesse em tempo real,
- Ofertas de lojas físicas e muito mais.
Além disso, você pode explorar a rede de displays para compartilhar informações de segurança/utilidade pública, como mapa de edifícios e saídas de emergência.
TV Corporativa
A digitalização do PDV facilita a rotina dos colaboradores do ponto de venda, o que tende a reduzir a rotatividade da equipe – e evitar turnover gera muitos benefícios à marca.
Além disso, a sinalização digital também pode ser utilizada para comunicação interna, propiciando maior interação entre empresa-equipe.
Assim, os avisos e orientações tornam-se mais dinâmicos, atrativos e eficientes. É possível explorar, por exemplo, conteúdos como aniversariantes, destaque do mês, premiações, eventos, treinamentos, informações da empresa, novidades, etc.
Entre os benefícios da TV corporativa, com conteúdos relevantes, destacamos:
- Comunicação mais clara, assertiva e rápida
- Maior engajamento e motivação do time;
- Redução de custos com treinamentos;
- Equipe melhor preparada e bem informada;
- Segmentação da informação, considerando os grupos a serem trabalhados.
O mercado de sinalização digital
Nos últimos anos, a indústria de sinalização digital cresceu a passos largos. Atualmente temos um grande número de provedores do serviço em todo o mundo e um mercado em franco crescimento.
Evolução bastante impulsionada pela transformação digital nos negócios. Além disso, a necessária busca por uma agenda sustentável também vem sendo favorável ao setor, uma vez que soluções para digitalização do PDV evitam a impressão de materiais publicitários.
Predominantemente, as indústrias que mais apostam na digitalização do PDV são os varejos, em especial o varejo de moda, cosmético e de alimentação.
As aplicações de digital signage no food service, por exemplo, podem ser vistas em inúmeros formatos. Desde os menus interativos à totens de autoatendimento.
Basta uma caminhada pelos corredores dos shoppings e nos principais nomes do varejo para identificar seus diferentes usos. Nos shoppings, em especial, podem gerar uma renda extra através da venda de espaços publicitários na rede de displays instaladas em pontos estratégicos do mall.
Para as marcas, além de redução de custos e mais vendas, a solução representa padronização da comunicação e controle sobre o que está sendo divulgado nas lojas.
Com tantas facilidades, o mercado nacional vem experimentando uma crescente movimentação de outros setores. Todos em busca das vantagens que a sinalização digital pode oferecer.
Afinal, que varejo não deseja captar até 7 vezes mais atenção dos consumidores ou aumentar o ticket médio em até 15%?
A sinalização digital pode revolucionar o seu negócio
Como você pode ver, o digital signage geram inúmeros benefícios:
- Aumento do fluxo de clientes;
- Aumento de vendas;
- Incremento do ticket médio;
- Redução de custos;
- Redução do tempo de espera;
- Eficiência operacional;
- Fortalecimento da marca;
- Contribui com o relacionamento com clientes e colaboradores, entre outros.
Se quiser levar esses benefícios para o seu negócio, a sinalização digital é a solução certa!