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A sinalização digital ou digital signage pode ser entendida como uma rede de telas gerenciadas remotamente para exibição de textos, áudios, animações, vídeos, previsão do tempo, páginas da internet, entre muitos outros, com fins comerciais, institucionais, informacionais ou recreativos,  para um determinado público, por meio de monitores com tecnologia LFD ou painéis LED.

Certamente você já viu um desses no metrô, shoppings, museus, estádios, hotéis, restaurantes e etc.

Neste artigo, vamos entrar em detalhes sobre sua função e possíveis casos de uso.

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Função da Sinalização Digital

Existem várias formas de utilizar a sinalização digital para ajudar nos resultados de negócios, incluindo a redução de custos e aumento nas vendas. Na verdade, o potencial de uso é infinito. No entanto, para fins práticos, vamos citar alguns exemplos mais comuns de exibição.

Canais de Notícias

Por meio de Canais RSS é possível transmitir notícias, previsão do tempo, trânsito, horóscopos, entretenimento, e muitos outros temas de interesse em tempo real, além de informações de segurança/utilidade pública, como mapa de edifícios e saídas de emergência.

Comunicação Interna

O uso desta tecnologia voltado ao diálogo com os seu colaboradores pode ser muito mais atrativo e eficiente; utilize este canal para divulgar aniversariantes do mês, recomendação de segurança do trabalho, avisos em geral, entre outros.

Informações sobre Produtos

Imagens ilustrativas são uma importante ferramenta para estimular o interesse do consumidor pelo seu produto. Com este tipo de tecnologia, para além disso você pode explorar preços, informações nutricionais, matérias primas, ingredientes, sugerir acompanhamentos ou combinações (cross selling), descritivos e especificações técnicas de uma forma dinâmica e interativa.

Marketing & Vendas

Ferramenta fundamental para reforçar a identidade da marca, além de conteúdos para influenciar na decisão de compra e trazer inúmeros benefícios ao resultados do seu negócio. 

Conveniência ao Cliente

O uso da tecnologia também contribui para auxiliar os clientes, por meio de telas informativas (checkin/checkout, a exemplo dos aeroportos), ou ainda por meio dos conteúdo transmitidos, que reduzem a sensação do tempo em filas ou consultórios. Como consequência de tudo isso, a sinalização digital favorece a experiência com a marca e contribui para fidelização e engajamento.

O Mercado de Sinalização Digital

Nos últimos anos, a indústria de sinalização digital tem crescido enormemente, contando com mais de 200 provedores de serviço no mundo e um mercado que espera movimentar mais de 21 bilhões de dólares em 2020.

Todo esse crescimento tem sido impulsionado pela onda crescente de transformação digital nos negócios e pela redução do desperdício de papel e lixo em geral. Predominantemente, as indústrias que mais consomem sinalização digital são a alimentícia e o varejo, entretanto, no Brasil, vem sendo percebida uma movimentação de outros setores em busca da facilidade que a tecnologia pode oferecer.

Alimentícia

Em restaurantes, o digital signage pode ser visto em inúmeros formatos de menus interativos, tais como modelos indoor e outdoor, ou ainda totens de autoatendimento. O outdoor (utilizado na parte externa dos restaurantes) é bem comum em drive-throughs, pois permite que o cliente navegue no menu e faça seu pedido na própria tela (touch-screen).

Um dos maiores benefícios para a indústria alimentícia é a padronização da marca e centralização da comunicação. Isso gera redução de custos operacionais pela praticidade na atualização dos conteúdos (cardápio). Além disso, pesquisas indicam que a comunicação digital tende a diminuir a rotatividade de funcionários em 5%.

Varejo

No varejo e shopping centers o digital signage é usado largamente, disso não temos dúvidas. Um simples caminhar nesses estabelecimentos e somos capazes de identificar os diferentes usos a que se destina a comunicação digital.

O principal deles é a exibição de anúncios, ofertas e promoções. Para o shopping em especial, uma grande vantagem é instalar telas em ambientes estratégicos para vender espaços de publicidade, ou seja, outra oportunidade de gerar receita.

Conclusão

Não há como negar a importância e a quantidade de usos que a sinalização digital vem atingindo nos últimos tempos e que ainda vai atingir. É uma tendência que cada vez mais e mais negócios estão adotando.

Conhece algum outro uso para a sinalização digital que não citamos aqui?

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