No mundo de hoje, cada compra feita usando um cartão, cada login em redes sociais, cada localização captada pelo celular gera dados. É algo muitas vezes tão sutil que nem percebemos. Mas o que muita gente não sabe é que, além de anúncios online, esses dados podem ser usados também em lojas físicas, na estratégia de sinalização digital.
O uso de dados em estratégias de sinalização digital tem aumentado as possibilidades de interação com o consumidor, uma combinação de sucesso que melhora qualquer estratégia. É que, além dos benefícios bem conhecidos dessa tecnologia, como informar e entreter, os dados permitem personalizar a sua mensagem para cada um dos compradores.
Neste post, entenda como funciona a integração de dados na sinalização digital, conheça os benefícios e saiba por onde começar!
Uma estratégia de sinalização digital direcionada por dados
O data-driven é um termo que entrou no vocabulário das empresas que buscam fazer uma estratégia mais certeira, voltada para dados. E a sinalização digital não fica de fora. É um benefício mútuo: telas interativas e dinâmicas dão ao consumidor uma oportunidade de interagir com a tecnologia e de ter uma experiência de compra melhor, ao passo que o negócio coleta dados para fazer campanhas melhores no futuro.
É possível saber qual o tempo de resposta do consumidor, o quanto ele ficou olhando para determinada tela, se respondeu a alguma campanha, dentre outras informações. Para quem já usa a sinalização digital, é ainda mais fácil começar.
Possibilidades do uso de dados na sinalização digital
Tendo a sinalização digital e os dados alinhados, é possível ter um negócio muito mais bem-sucedido. Se você tem uma loja de artigos de esporte que vende tênis de diferentes marcas, por exemplo, pode mostrar os tamanhos disponíveis. Assim, quem procura por um produto específico não precisa andar a loja toda para encontrar o modelo e descobrir se o tamanho está disponível.
A combinação de sinalização digital e dados também contribui para uma comunicação mais eficiente com seus consumidores, já que você entenderá as necessidades deles e as atenderá com mais eficiência.
Por onde começar
A tela de sinalização digital costuma ser o primeiro ponto de contato na jornada de compra. Coletar os dados é simples, mas saber o que fazer com eles é mais complicado.
Integrar dados é sobre conhecer a sua audiência e continuar melhorando sua estratégia de conteúdo, mas, apesar da ideia de que a informação pode levar a uma experiência do cliente perfeita, não se trata de uma ciência exata. Tendências e padrões de comportamento humanos podem mudar, assim como as pessoas mudam de ideia. Por isso que métricas precisam ser medidas em um cronograma e mudanças podem ser feitas no planejamento.
Antes de partir para a criação de conteúdos com base nesses dados, no entanto, é preciso identificar seus objetivos de negócio e entender seu público-alvo. Uma campanha pode ser iniciada para coletar informações iniciais, que serão usadas como base para medir seu progresso.
Depois de uma campanha de marketing de sinalização digital ter obtido resultados, é hora de começar a formular conteúdos com base nessas métricas. O tipo de dado escolhido depende da sua audiência e dos produtos ou serviços que você busca oferecer.
Conte com ajuda especializada
Tudo isso fica mais fácil, é claro, quando você conta com uma ajuda profissional. No Brasil, você pode contar com a VTT, empresa que desenvolveu a primeira solução de sinalização digital do Brasil em 2006, um sistema próprio e customizado chamado VTSign. Desde então, a VTT incorporou outras soluções para atender as necessidades do mercado, para gerar interação, experiência e engajamento.
Se você quer começar a usar soluções de sinalização digital em sua loja, inclusive usando dados integrados, um bom primeiro passo é entrar em contato com um de nossos especialistas para um diagnóstico gratuito.