Os nativos digitais, jovens de até 24 anos que nasceram a partir de 1995, já representam 30% da população brasileira e possuem grande relevância para o varejo. Entretanto, atrair a atenção da Geração Z no PDV depende totalmente do quanto entendemos seu comportamento de consumo, costumes e valores. 

Já foi grande desafio para o varejo se adequar às necessidades e expectativas da geração Y, antecessora da Z. Agora, essa nova geração possui critérios um tanto diferentes dos millenials, como a exigência de mobilidade, o imediatismo, a personalização de tudo e a preocupação com os valores das marcas que consomem

Nesta era pós-digital, com o mundo conectado e pessoas online a maior parte de seu tempo, as tendências mudam tão rápido quanto o clima. O processo de envelhecimento do conceito de uma marca e seu(s) PDV(s), que normalmente levava quase uma década para acontecer, se transformou em algo muito rápido.  

A geração Z busca sempre inovação, novidade, diversidade e integração, as coisas perdem a “graça” rapidamente para essas pessoas. 

Por isso, neste conteúdo iremos te mostrar as características da geração Z, um público totalmente conectado, e algumas soluções de digitalização do PDV que podem atraí-los e fidelizá-los. Boa leitura! 

Geração Z: quem são essas pessoas? O que elas buscam? 

Atrair a Geração Z no PDV é algo que vai além do conhecimento profundo do comportamento e visão de mundo dessas pessoas. Observe as características mais marcantes deste público: 

  • São pessoas que nasceram e já foram inseridas no meio da tecnologia e dos ambientes virtuais. Redes sociais e dispositivos móveis conectados à internet estão em suas mãos desde quando eram crianças. 
  • O mundo online faz parte da realidade deles desde quando se lembram como pessoas, por isso, possuem um equilíbrio natural entre online e vida real; 
  • Possuem uma visão mais crítica e realista do meio que estão inseridos e de todo mundo. A preservação do meio ambiente, inclusão das minorias, diversidade nos ambientes de consumo e de trabalho são assuntos de muita importância; 
  • São imediatistas e desafiam as gerações mais antigas com soluções e ideias inovadoras. Ser diferente do “comum e tradicional” é objetivo em comum entre eles; 
  • Aprendem muito rápido, são adeptos do “faça você mesmo”, desenvolvem grande parte de suas habilidades por meio de conteúdo digital; 
  • Estudam e se preparam para trabalharem com o que gostam e não com o que é mais rentável; 
  • Buscam todos os tipos de informações antes de adquirir, ler, acompanhar ou assistir algo. Estão sempre munidos de informações relevantes e diferenciais sobre produtos/serviços que pretendem ter/usar; 
  • Vivem em sintonia com a tecnologia, os dispositivos são quase extensão do corpo e, por esses motivos, são extremamente capacitados para promoverem inovação e empreenderem. 

Essas características promovem um impacto intenso nas empresas, pois em conjunto fazem da Geração Z um público com imensa capacidade de conectar pessoas de diferentes culturas, costumes e ideias, além de disseminar informações muito rapidamente. Se algo é bom ou ruim, interessante ou entediante, simples ou complexo, muita gente ficará sabendo em muito pouco tempo. 

Umas das formas de adequar o varejo para atender as necessidades, expectativas e torná-los um público fiel e propagador da marca é investir na digitalização do PDV. E é sobre isso que falaremos a seguir. 

Digitalização do PDV para a Geração Z: o que se adequa a este público? 

Ter a Geração Z no PDV e atrair a atenção deste público, depende de seu entendimento e do uso da tecnologia.  

É preciso reconhecer que prender a atenção desse consumidor exige a transformação do negócio tanto em quesitos de mindset quanto de digitalização do PDV, uma vez que você busca entregar valor para pessoas que vivem uma realidade completamente mutável e conectada. 

Essa renovação estratégica do PDV e do varejo como um todo, requer agilidade para acompanhar o aumento e alterações no consumo e manter o consumidor bem informado sobre a relação custo x benefício do produto/serviço oferecido.  

O desejo de compra é uma constante, já o modo como o comprador recebe uma mensagem da marca pode se alterar rapidamente – leia também: Digitalização no pdv: resposta às novas prioridades de customer experience

Assim, o começo da digitalização do PDV para atração da Geração Z é a integração de todos os canais de venda, ou seja, fazer o omnichannel se tornar realidade dos negócios, uma vez que este público se mantém conectado constantemente e utiliza o maior número de canais possíveis para realizar uma compra.  

É vital estar presente e agregar valor nos mesmos ambientes físicos e virtuais que eles frequentam e buscam para suprir seus anseios. 

Em relação à captação da atenção, o digital signage, devido à infinidade de aplicações que a tecnologia permite, pode ser um diferencial muito relevante para atrair a atenção do shopper Z.  

Você pode usar conteúdos que prendam a atenção, sejam interessantes, entretenham, reduzam a percepção do tempo de espera e informem este público nativo digital. 

Também é providencial que o gestor entenda essa necessidade de mudança e utilize a análise de dados para coletar informações importantes que servirão de guia para o desenvolvimento de conteúdos que entregam valor à geração Z, reposicionamento e adequação de produtos e precificação.  

Dessa forma, a análise de dados e as informações de qualidade levantadas servem de guia para a tomada de decisões ágeis e assertivas. 

 
Como você pode ver, a digitalização do PDV é fundamental para ter a Geração Z no PDV e atender suas expectativas e necessidades, afinal hoje eles representam quase ⅓ da nossa população e por isso é extremamente importante conquistá-los.  

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