A dura interrupção imposta pela pandemia gerou grandes desafios para a grande maioria dos varejistas em 2020. No entanto, as projeções feitas pela agência de classificação de risco Fitch Ratings para 2021 são de recuperação de caixa e crescimento dos PDVs.
Os números são promissores: 4,2% para os setores de alimentação e farmácia (ambos em crescimento por conta da pandemia) e 26,5% no varejo de roupas, bens duráveis e outros negócios do chamado varejo discricionário – exatamente os que sentiram mais os efeitos do distanciamento social.
Em nota enviada à imprensa, Renato Donatti (Diretor da Fitch Ratings), concluiu o seguinte sobre o relatório de projeções para o varejo:
“Esperamos uma recuperação do ambiente de negócios do setor de varejo em 2021, baseados na retomada do crescimento econômico, na normalização dos padrões de consumo e em uma gradual recomposição dos níveis de emprego e da massa salarial”.
Sabendo disso, é muito estratégico tomar medidas para potencializar esta previsão de melhora para o varejo, como investir em soluções digitalização do PDV para atender o novo comportamento de consumo construído durante a pandemia, maximizar a experiência do cliente e, por fim, aumentar as vendas/resultados.
Como aproveitar essas tendências de crescimento com a digitalização do PDV?
Diante de tais projeções e com o plano de vacinação nacional sendo colocado em prática, são muito prováveis os efeitos positivos na demanda e o crescimento dos PDVs, principalmente no segundo semestre deste ano.
Por isso, é importante utilizar os primeiros 6 meses de 2021 para implementar ações de digitalização do PDV e estar preparado para usufruir ao máximo a tendência de crescimento prevista para a segunda metade do ano.
Veja o que pode ser feito em termos de digitalização do PDV para potencializar seus resultados e transformar o seu negócio.
Digitalização do ponto de venda: aproximando marca e clientes
Apesar do aumento de vendas identificado no e-commerce durante a pandemia, as lojas físicas ainda oferecem diferenciais únicos como: confiança, entrega no ato, negociação, atendimento, satisfação em estar em um espaço que não é o trabalho ou residência e experiência de compra aprofundada.
Então, porque não tornar o ponto de venda um ambiente ainda mais agradável e ao mesmo tempo estratégico para os negócios?
Com soluções de digital signage você pode se comunicar de modo mais eficiente e rápido com seu público, o que leva ao aumento de vendas.
Informações sobre promoções, lançamentos, produtos em alta, preços, orientações sobre as sessões/ departamentos da loja, bem como informações relevantes para os clientes, como: dados específicos dos produtos, produtos similares ao que foi retirado da prateleira ou medidas de segurança e higiene adotadas para proteger os clientes e colaboradores.
E, falando em proteção, sugerimos que conheça duas soluções inovadoras feitas para ajudar as lojas físicas a cumprirem os protocolos de higiene exigidos pelas organizações de saúde e que, ainda, são perfeitos para informar os consumidores sobre promoções e dados mais detalhados dos produtos disponíveis em seu PDV:
- i-Learn, solução interativa e sem toque para PDV: proteja-se da Covid-19 e atrai mais clientes
- e-Line faz o controle de acesso automático dos clientes no seu ponto de venda
Vale lembrar que a sinalização digital oferece vários benefícios extremamente importantes para o crescimento dos PDVs, entre eles:
- Aproximação entre marca e cliente;
- PDV mais agradável e convidativo
- Redução da percepção do tempo de espera do cliente
- Aumento de vendas e redução de custos
- possibilidade da utilização de estratégias omnichannel.
Estes são apenas alguns exemplos, existindo uma infinidade de possibilidades. Por isso é importante contar com a parceria de uma empresa especializada que vai analisar as necessidades para o crescimento do seu PDV, elaborando um projeto personalizado.
É o caso da VTT, que desenvolveu o primeiro software nacional de Digital Signage, o VTSign, e é a primeira colocada do Brasil no Ranking Top 50 Digital Signage 2020!
A estratégia Omnichannel facilitada com a digitalização do PDV
Não se pode pensar em digitalização do PDV sem destacar a estratégia omnichannel. A ideia de que investir em vários canais divide os clientes é errada.
Durante o processo de compra os clientes costumam visitar todos os canais possíveis de contato com as marcas para então decidir se adquirem ou não algum produto/serviço. É fundamental estar presente no maior número de canais possíveis.
Esta convergência entre os ambientes físico e digital oferece uma experiência de compra completa e mais satisfatória do que quando realizada em somente um canal.
Mesmo porque o consumidor pode até iniciar sua pesquisa de compra usando os meios digitais, mas ainda sente o desejo de ir até a loja física para ver o produto “ao vivo”, podendo negociar melhores condições e, muito importante para os clientes, levando o item comprado na mesma hora – e sem precisar pagar pela entrega!
Isso é o que mostra as novas prioridades de customer experience, conforme estudo feito pela consultoria americana McKinsey.
Por isso, é determinante que você comece 2021 unindo seus canais físico, online (site, redes sociais, e-mail) e aplicativo, se tiver um.
Digitalização do PDV favorece o autoatendimento
Outra ação muito efetiva na digitalização do PDV é que as soluções colaboram para o autoatendimento. Nem todo cliente está disposto a pegar fila ou precisar de um atendente para realizar procedimentos simples como retirar uma senha ou realizar um pagamento.
Além de entregar autonomia para os clientes, as soluções de autoatendimento são extremamente importantes para diminuir o risco de contágio durante a pandemia e evitar aglomerações em pontos do PDV.
Portanto, parte do crescimento dos PDVs para potencializar as oportunidades que surgirão durante 2021 é fornecer opções de autoatendimento.
Investir na experiência do cliente é apostar certo!
Vivemos um período sensível para a saúde e economia mundial, sendo o momento de entregar segurança e boas experiências aos clientes também fragilizados. Com as ações corretas as marcas podem investir na experiência do cliente e os entregando valor.
Invista em estratégias que tenham o cliente como foco das ações para entender o que ele deseja, espera e procura em seu PDV, melhorando o customer experience.
Essas ações servem como “norte” para o planejamento de marketing de todo ponto de venda que deseja atrair mais clientes e ampliar suas vendas.
Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que pode ser feito com a digitalização do PDV para aproveitar a previsão de um cenário de crescimento no varejo e mercado de consumo.