Não é novidade que o comércio eletrônico tem crescido no Brasil e que, cada vez mais, consumidores têm aproveitado a possibilidade de fazer compras no conforto de casa.
É por isso que, nos últimos tempos, as lojas físicas que desejam se manter relevantes têm apostado em novidades que melhoram a experiência do cliente. Nesse contexto, uma das ideias que mais têm ganhado força é a digitalização do ponto de venda, que permite que as lojas físicas se diferenciem do e-commerce.
Imagine, por exemplo, uma loja com um painel na entrada. Ao passar por ele, suas características são reconhecidas e você recebe sugestões de produtos com base no seu perfil e pode comprá-los em uma vitrine interativa.
Pode parecer futurista demais, mas essa loja já existe. E, apesar de esse ser um exemplo extremo de digitalização do ponto de venda, essa tecnologia não está mais tão distante da realidade, sendo uma tendência cada vez mais importante para as lojas físicas que desejam ampliar as vendas.
O que é digitalização do PDV
A digitalização do PDV consiste em usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente em lojas físicas e, é claro, vender mais. Na verdade, especialistas apontam que com os recursos digitais é possível prender 7 vezes mais a atenção do consumidor. Dessa forma, é possível criar experiências sensoriais que são impossíveis de reproduzir no ambiente virtual.
Esse conceito parte do princípio de que, se na internet as pessoas já podem se informar e comprar, quando elas se dão ao trabalho de irem até uma loja física é provável que esperem algo a mais, como uma experiência personalizada.
Certo! Na teoria a digitalização do ponto de venda parece interessante, mas e na prática, como fazer? Conheça nos próximos tópicos algumas ideias inovadoras que têm sido usadas na digitalização de lojas físicas.
Sinalização digital
Com a Digitalização do PDV a interação com o consumidor é aprimorada. As já conhecidas telas da sinalização digital, por exemplo, podem ser atualizadas remotamente, tornando a comunicação mais ágil e dinâmica, bastando que se aperte um botão.
Mas, na digitalização do ponto de venda, vai-se um pouco além de uma experiência passiva com a sinalização digital. A ideia é que o consumidor possa interagir com as telas, provando roupas, por exemplo.
Além disso, também permite a detecção facial, levando a captar a reação do consumidor diante de um produto, de uma oferta ou mesmo de um conteúdo disponibilizado no PDV.
Omnichannel
Quando se fala em digitalização do PDV, um conceito-chave é o omnichannel, ou omnicanal.
O termo significa a convergência de todos os canais utilizados pela empresa, fazendo com que o cliente não veja diferença entre mundo online e offline, quebrando barreiras. Com essa integração, o consumidor pode satisfazer suas necessidades quando quiser, sem restrição de lugar.
Sugerimos a leitura de conteúdo que mostra como implantar o omnichannel em seu PDV!
Dispositivos móveis
Nesse processo de digitalização do PDV, os dispositivos móveis também têm um papel importante. Por exemplo, é possível utilizá-los para fazer pagamentos, oferecer promoções para quem está perto da loja por meio de geolocalização, dentre outras possibilidades.
Muito além de oferecer Wi-Fi gratuito, você pode utilizar a rede para se relacionar com os clientes. Isso estreita laços com eles e permite personalizar a mensagem de acordo com perfil, hábitos de consumo, interesses etc.
Uma novidade também é a venda virtual dentro da loja física. No varejo de moda, por exemplo, é comum que vendas não sejam fechadas por falta de estoque. Integrando loja virtual e física, é possível contornar esse problema.
Preocupação com pessoas
No meio de tanta tecnologia, uma coisa não pode ser esquecida. O foco da digitalização do PDV, mais do que vender, devem ser as pessoas. Começando por elas e entendendo suas necessidades será mais fácil criar uma estratégia de impacto.
Nos tempos atuais, por exemplo, não basta uma tecnologia que proporcione uma experiência positiva ao consumidor. É preciso que ele ofereça proteção ao cliente que está no PDV.
Nesse sentido, o i-Learn veio para fazer frente aos desafios provocados pela pandemia da Covid-19. Interativo, basta aproximar o smartphone do CR-Code para acessar todas as informações do produto desejado, sem tocar em telas e sem se expor à contaminação.
Assista ao vídeo e saiba mais detalhes do i-Learn, solução interativa e sem toque.
Em por falar em novo coronavírus e a necessidade de cuidados especiais, como o distanciamento social, conheça, também, a solução feita para controlar o acesso às lojas: e-Line!
Não há dúvidas de que utilizar invenções tecnológicas para oferecer informações, ajudar e promover uma boa experiência de compra vai ajudar a sua loja física a se destacar.
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