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Não é novidade que o comércio eletrônico tem crescido no Brasil e que, cada vez mais, consumidores têm aproveitado a possibilidade de fazer compras no conforto de casa.

É por isso que, nos últimos tempos, as lojas físicas que desejam se manter relevantes têm apostado em novidades que melhoram a experiência do cliente. Nesse contexto, uma das ideias que mais têm ganhado força é a digitalização do ponto de venda, que permite que as lojas físicas se diferenciem do ecommerce.

Imagine, por exemplo, uma loja com um painel na entrada. Ao passar por ele, suas características são reconhecidas e você recebe sugestões de produtos com base no seu perfil e pode comprá-los em uma vitrine interativa.

Pode parecer futurista demais, mas essa loja já existe. E, apesar de esse ser um exemplo extremo de digitalização do ponto de venda, essa tecnologia não está mais tão distante da realidade.

O que é digitalização do ponto de venda

Digitalizar o ponto de venda consiste em usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente em lojas físicas e, é claro, vender mais. Dessa forma, é possível criar experiências sensoriais que são impossíveis de reproduzir no ambiente virtual.

Esse conceito parte do princípio de que, se na internet as pessoas já podem se informar e comprar, quando elas se dão ao trabalho de irem até uma loja física é provável que esperem algo a mais, como uma experiência personalizada.

Certo! Na teoria a digitalização do ponto de venda parece interessante, mas e na prática, como fazer? Conheça nos próximos tópicos algumas ideias inovadoras que têm sido usadas na digitalização de lojas físicas.

Sinalização digital

Digitalizar a comunicação no ponto de venda melhora a interação com o consumidor. As já conhecidas telas da sinalização digital, por exemplo, podem ser atualizadas remotamente, tornando a comunicação mais ágil e dinâmica, bastando que se aperte um botão.

Mas, na digitalização do ponto de venda, vai-se um pouco além de uma experiência passiva com a sinalização digital. A ideia é que o consumidor possa interagir com as telas, provando roupas, por exemplo.

Omnichannel

Quando se fala em digitalização do ponto de venda, um conceito-chave é o omnichannel, ou omnicanal.

O termo significa a convergência de todos os canais utilizados pela empresa, fazendo com que o cliente não veja diferença entre mundo online e offline, quebrando barreiras. Com essa integração, o consumidor pode satisfazer suas necessidades quando quiser, sem restrição de lugar.

Dispositivos móveis

Nesse processo, os dispositivos móveis também têm um papel importante. Por exemplo, é possível utilizá-los para fazer pagamentos, oferecer promoções para quem está perto da loja por meio de geolocalização, dentre outras possibilidades.

Muito além de oferecer Wi-Fi gratuito, você pode utilizar a rede para se relacionar com os clientes. Isso estreita laços com eles e permite personalizar a mensagem de acordo com perfil, hábitos de consumo, interesses etc.

Uma novidade também é a venda virtual dentro da loja física. No varejo de moda, por exemplo, é comum que vendas não sejam fechadas por falta de estoque. Integrando loja virtual e física, é possível contornar esse problema.

Preocupação com pessoas

No meio de tanta tecnologia, uma coisa não pode ser esquecida. O foco da digitalização do ponto de vendas, mais do que vender, devem ser as pessoas. Começando por elas e entendendo suas necessidades será mais fácil criar uma estratégia de impacto.

Não há dúvidas de que utilizar invenções tecnológicas para oferecer informações, ajudar e promover uma boa experiência de compra vai ajudar a sua loja física a se destacar.

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