A tecnologia tem tido um impacto enorme no setor do varejo, não apenas dando suporte ao crescimento de lojas online como também melhorando a operação e a experiência do público em lojas físicas. No mundo atual, muitas lojas estão se dando conta de que a melhor maneira de se manterem a par das demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes, é oferecendo uma experiência de compra feita para a era digital.
É aí que surge a digitalização dos pontos de venda, um conceito que consiste justamente em usar a tecnologia para atrair os consumidores de volta às lojas físicas, oferecendo uma experiência única. Aqui no blog da VTT, já falamos sobre como é possível usar essa ideia no varejo de alimentação e de moda. O foco do post de hoje é em supermercados e em lojas de home center & decor.
Digitalização do ponto de venda em mercados e lojas de home center & decor: uma combinação de sucesso
A digitalização tem ganhado cada vez mais espaço em mercados, supermercados e lojas de home center & decor. Isso porque essa é uma forma inovadora de apresentar produtos e serviços, surpreendendo clientes. Também serve para facilitar a operação e contribuir para a tomada de decisão dos consumidores. O resultado? Aumento das vendas e do ticket médio!
Nesse tipo de estabelecimento, os clientes são estimulados a fazerem suas compras por conta própria. E a digitalização auxilia muito esse trabalho. Terminais de autoatendimento diminuem filas e tornam a experiência do consumidor mais rápida e prática, por exemplo. Já a sinalização digital facilita a localização nesse tipo de loja, que costuma ser bem grande e contar com diversas seções. Outro aspecto importante são as sugestões de uso e as informações adicionais sobre cada produto.
É que, atualmente, tão importante quanto oferecer produtos de qualidade em sua loja é oferecer uma experiência memorável ao consumidor. É importante deixá-lo usar, sentir e conhecer os benefícios que os produtos oferecem, não só por meio da degustação como de recursos tecnológicos. A seguir, falaremos sobre as tecnologias que podem ser usadas para digitalizar seu mercado, supermercado ou loja de home center & decor.
Fornecendo mais informações sobre produtos
Como falamos, a quantidade de produtos em supermercados e lojas de itens para casa é enorme. Para o vendedor, ter respostas na ponta da língua sobre todos os produtos é quase impossível. Sendo assim, por que não contar com a tecnologia para oferecer uma experiência melhor ao seu público?
Para isso, você pode contar com a identificação por radiofrequência (radio-frequency identification, ou RFID), por exemplo. A tecnologia permite saber a localização de determinado objeto para controle de estoque, mas também para oferecer uma experiência de compra personalizada. Falamos mais sobre RFID no post As tendências e o uso do RFID no varejo.
Da mesma forma, também é possível que o próprio cliente pesquise mais sobre um objeto e tenha uma experiência personalizada com o uso dos sensores. Eles ajudam a identificar a presença, o movimento, dentre outras ações do público.
Assim, é possível instalar sensores em objetos em exposição e mostrar informações sobre o produto em uma tela quando a pessoa o segura nas mãos. Falamos com mais detalhes sobre isso no post Lift and learn: conheça os benefícios dessa tecnologia, que fala de um tipo de sensor bastante usado em pontos de venda.
Medindo a reação do seu público
Além de mostrar informações sobre seus produtos, também é possível medir a reação do público em relação a eles. Com o reconhecimento facial, por exemplo, dá para saber a reação de uma pessoa ao observar um produto, reconhecer gênero, perfil, faixa etária, dentre outras características.
Com essas informações em mãos, você consegue modificar suas campanhas para obter o máximo delas. Sobre esse assunto, falamos com mais detalhes aqui no blog no post Como o reconhecimento facial está revolucionando a experiência dos clientes nos pontos de venda.
Entregando conteúdo no celular dos clientes
Usando os beacons, pequenos dispositivos que transmitem sinais para smartphones nas redondezas, é possível entregar conteúdos exclusivos no celular dos clientes sobre as promoções do seu supermercado ou loja.
A tecnologia pode ser usada em celulares com sistema Android e que estejam com a função Bluetooth ligada. Uma variedade de informações pode ser enviada para o telefone de quem visita o estabelecimento, com promoções customizadas, descontos e mais. Para saber mais, visite o post Como aumentar as vendas em sua loja usando Beacons.
Não para por aí
Além dessas tecnologias que falamos, há outras possibilidades que podem ser usadas em seu estabelecimento. Integração com redes sociais, Wi-Fi social, mapa de calor… São muitas opções! Para implementá-las e aproveitá-las ao máximo, o melhor é contar com uma empresa que é referência no assunto.
Com a VTT você pode ter o melhor da tecnologia para ponto de venda, unindo a facilidade operacional e otimização de recursos da sinalização digital com a possibilidade de interação entre consumidor e produto que gera a tão almejada experiência com a marca, que fideliza, engaja e impulsiona os seus resultados.
Além disso, pode ter acesso a dados que permitem saber como foi a experiência dos seus consumidores e conhecer os interesses e necessidades deles por meio de relatórios personalizados.