Com o surgimento constante de novas tecnologias, as empresas de varejo enfrentam hoje o desafio de rever suas estratégias de user experience (UX) e assim acompanhar um ritmo que anda cada vez mais dinâmico e complexo.
Todas as transformações recentes vêm modificando o varejo, levando as lojas físicas a investirem na digitalização de seus PDVs e em uma abordagem omnichannel como forma de oferecer experiências mais positivas e se manterem competitivas no mercado.
Se você quer colocar sua empresa neste mesmo ritmo e obter resultados expressivos, siga na leitura para entender melhor o conceito e a importância da digitalização no processo.
O que é UX (user experience)?
UX é a sigla para user experience – ou experiência do usuário -, referindo-se à maneira como os usuários interagem com produtos, serviços e conteúdos que a empresa oferece em seu site e outros canais digitais.
Uma interação dinâmica, intuitiva e rápida somada a uma série de aspectos, como as necessidades do usuário e uma combinação de várias questões – que incluem a usabilidade, o design de interface gráfica, marketing e publicidade, entre outros – elevam o nível de user experience (UX) do cliente.
User experience no varejo
Agora que passamos pelo conceito, é hora de entender como isso se aplica ao varejo – e o papel da digitalização do PDV na entrega de valor para seus clientes.
A experiência do cliente no varejo pode ser definida como a vivência geral dos clientes com uma marca em todos os pontos de contato em sua jornada. Desde o momento em que os clientes entram em uma loja (ou visitam o site ou e-commerce), passando pela a compra, faturamento, embalagem e indo até a entrega e o pós-venda.
É a forma como estas etapas são conduzidas que define o grau de eficácia do user experience (UX).
O conceito de UX é tão importante, muito em função do perfil do consumidor moderno, que alguns especialistas acreditam que a experiência do cliente poderá um dia até superar o preço e o produto como o principal diferencial de uma marca.
Como os consumidores estão cada vez mais cientes de suas escolhas de marca e preferências claras para interface de interação e canal de compra, é preciso que as empresas adotem, sim, uma boa combinação de estratégias online, mas coloque no mesmo patamar de importância as estratégias para digitalização no PDV.
Entenda melhor porque isso é tão importante no tópico a seguir.
Vantagens de apostar em uma boa estratégia de user experience (UX) no PDV
Listamos a seguir os três principais benefícios de ter uma estratégia bem elaborada de experiência do cliente para seu negócio – confira:
1. Aumento da retenção e fidelidade do cliente
Clientes fiéis são essenciais para empresas de todos os tipos – afinal, é mais caro e complexo adquirir novos do que reter os existentes.
Para isso, vale apostar em experiências personalizadas, que podem fazer toda a diferença na percepção geral e para a continuidade na associação com uma marca. Recursos como detecção facial e medição de audiência, presentes na solução VTSign Experiences da VTT, permitem que sua empresa possa identificar o perfil de seus clientes e oferecer conteúdos direcionados – ampliando as oportunidades de conversões.
Também é muito importante nesse processo de fidelização, oferecer opções variadas para os clientes fecharem suas compras. É o caso de compra online que pode ser retirada na loja física, quando o cliente pode ser impactado por novas ofertas e novidades.
Outro ponto importante diz respeito à espera no atendimento. Consumidores que consomem conteúdos enquanto esperam na fila, por exemplo, têm a percepção de maior agilidade – mais pontos para o UX em sua loja!
2. Aumento nas vendas
A popularidade das redes sociais trouxe novos canais de relacionamento entre empresas e consumidores, gerando vendas e ampliando a coleta de dados que podem ser usados para melhor user experience (UX).
Além de ofertas personalizadas, mediante histórico de compras do cliente, soluções modernas para a digitalização no PDV, permitem despertar no consumidor o desejo por outros produtos – que inicialmente ele não havia pensando.
É o caso do cliente que pega um pacote de café de 250 Kg e, imediatamente à retirada do produto da prateleira do supermecado, vê em uma tela próxima, um conteúdo atrativo informando que o mesmo produto, de 500 Kg, está em oferta. Ao fazer as contas, ele percebe o benefício e leva o produto mais caro, em condições especiais.
Essa prática de up-sell – assim como a de cross-sell – fica bem mais fácil com o impacto causado pela digitalização do ponto de venda.
3. Maior controle de provas sociais
Hoje boa parte da população utiliza as mídias digitais para compartilhar suas experiências com outras pessoas. As experiências de compra no ponto de venda são especialmente vulneráveis, já que os consumidores podem registrar em fotos e vídeos questões que rapidamente se tornam virais nas redes sociais.
A digitalização no PDV, com tecnologias como a integração com redes sociais e o mapa de calor ajudam a monitorar a presença digital de sua empresa, encontrando pontos de destaque ou a serem melhorados dentro da experiência proporcionada.
O papel da digitalização do PDV no user experience
O que faz uma experiência do usuário ser satisfatória? A verdade é que não há uma resposta definitiva para essa pergunta, já que ela é diferente para cada pessoa.
Mas alguns fatores são básicos nessa equação: agilidade e qualidade são premissas básicas dentro de uma boa experiência.
E a digitalização do PDV contribui positivamente neste processo, já que ela ajuda a agilizar processos, amplia o acesso à informação, direciona informações mediante o perfil e histórico de compras de cada cliente, etc.
Gerando experiências mais satisfatórias é possível alavancar vendas e obter a fidelização dos clientes. A VTT sabe disso e é especialista em soluções voltadas para otimizar o user experience (UX) em empresas como a sua: solicite nossa consultoria hoje mesmo!