Diante de tantas transformações enfrentadas pelo varejo, a mudança de perfil do consumidor talvez seja um dos maiores desafios. Como competir com o comércio online, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando um smartphone e acesso à internet?
A resposta é uma só: oferecendo aos consumidores uma experiência única, toda vez que ele estiver no estabelecimento. E, para esse objetivo ser atingido a digitalização do PDV passa a ser uma estratégia essencial.
É inegável que há motivos para manter esses espaços. Isso porque, ainda que o e-commerce seja muito procurado, existem alguns diferenciais que somente a loja física pode oferecer:
- Confiança: reforçada pelo contato direto com a equipe comercial e possibilidade de ver, tocar, experimentar os itens desejados (dependendo do produto e seguindo protocolos de proteção);
- Entrega: na maior parte das vezes, o cliente sai do estabelecimento com o produto já em suas mãos, pronto para uso – tanto que muitas pessoas compram pelo canal online e faz a retirada na loja;
- Negociação: somente a loja física permite negociar preços, condições de pagamento, descontos, etc. Tudo ali, dialogando com o vendedor;
- Atendimento: havendo necessidade, sempre será possível chamar alguém para tirar dúvidas, bater um papo;
- Diversão: sim, ir à loja, conferir novidades e ofertas faz parte de um momento de descontração para o consumidor que sai de casa em busca de interação com segurança;
- Experiência: pela internet não é possível sentir o cheiro daquele perfume delicioso ou a textura do tecido. Já a loja física pode combinar todos os sentidos para oferecer uma experiência inigualável aos seus consumidores.
Mesmo em períodos em que impera a necessidade de segurança, os pontos de venda continuam sendo um espaço propício para visitas, tendo em vista rigorosos protocolos de higiene e proteção adotados pelo setor e soluções inovadoras, desenvolvidas para melhorar o consumer experience, sem deixar de lado os cuidados com seu público.
Entre elas, podemos destacar o e-Line, solução criada pela VTT para efetuar o controle de acesso de clientes de modo automático e, ainda, exibir conteúdos promocionais.
Finalizada essa introdução, que mostra como as lojas físicas são ambientes únicos e importantes, chegou o momento de descobrirmos 7 razões para investir na digitalização do PDV.
1. O ponto de venda fica mais agradável e convidativo
A Rich Media Tecnologies aponta que 63% dos consumidores acham os anúncios de Digital Signage chamativos, podendo levar as pessoas a entrarem na loja, mesmo se essa não fosse sua intenção inicial.
A conclusão é óbvia: usar soluções modernas, como vídeo wall ou totens, deixam a loja mais atrativa e convidativa, chamando a atenção de quem está do lado de fora.
Além de serem um chamariz bastante eficiente, essas soluções oferecem outras facilidades como reduzir custos, uma vez que dispensam a impressão de folhetos e catálogos promocionais, bem como toda a logística necessária para a distribuição de materiais impressos.
2. Gera maior aproximação entre marca e cliente
A percepção de qualidade da marca e seus produtos ou serviços fica maior quando a sinalização digital também é de qualidade, o que exige um padrão visual e de conteúdo elevados para atrair e fidelizar clientes.
Ao investir na digitalização do PDV você garante que sua loja exiba conteúdos sempre atualizados e condizentes com o perfil de seus clientes, reforçando sua marca.
3. Investir na digitalização do PDV aumenta os resultados
Ávidos consumidores digitais, o público de hoje está acostumado com telas. Tanto que, segundo a VCA Global, 42% das pessoas preferem comprar em lojas que usem a digitalização em seu espaço físico.
Somando esse dado ao fato de que grande parte das decisões são tomadas no ponto de venda, investir na digitalização do PDV é mesmo um bom negócio. Soluções modernas permitem indicar produtos relacionados àqueles já retirados das prateleiras e que são do interesse do consumidor, fazer uso de técnicas de cross-sell e up-sell, por exemplo.
4. Diminui a percepção de tempo de espera
Um dos motivos que levam o consumidor às compras online é a otimização de tempo, sendo assim, diminuir a percepção do tempo de atendimento é um grande benefício da digitalização do varejo.
Ao invés de ficar parado contanto os minutos, o cliente é impactado por mensagens de interesse que distraem e, melhor, colabora para a decisão de colocar mais itens no carrinho de compras.
5. Permite uma estratégia omnichannel
O uso de soluções para digitalização do PDV permite integrar todos os canais de venda utilizados pela loja, oferecendo as mesmas promoções em todos eles e integrando a comunicação para torná-la mais eficiente = as soluções voltadas à digitalização no PDV promovem essa integração!
Com consumidores conectados, o omnichannel é essencial para construir melhores relacionamentos com seu público-alvo.
6. Prepara sua loja para o futuro
Ao investir na digitalização do PDV, a loja se prepara para o futuro onde a tecnologia, cada vez mais, assumirá papel preponderante, possibilitando ganhos na operação, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento.
Esses ganhos serão ainda maiores se escolher um parceiro experiente – como a VTT, primeira no ranking de Digital Signage da América Latina -, permitindo que sua loja acompanhe a constante evolução tecnológica.
7. Aprimora a experiência dos clientes
Chegamos ao último, e um dos mais importantes, motivos para investir na digitalização do PDV: aprimorar a experiência dos clientes. De modo resumido, significa oferecer ao consumidor que vai até a loja física uma experiência única para que ele chegue à conclusão que valeu a pena sair do conforto de sua casa para ir até o estabelecimento.
As soluções aqui permitem reconhecer o cliente e oferecer ofertas personalizadas com base em seu histórico de compras e/ou nos produtos tirados das prateleiras. Também fornecem informações extras de itens consultados, influenciando em sua decisão de compras, ou impactando-o com um desconto para aquele produto que ficou para trás na visita anterior à loja.
Não menos importante: soluções captam dados essenciais. Como identificar, por meio de reconhecimento facial ofertas que não agradaram o público, podendo rever campanhas, tornando-as mais interessantes ao consumidor.
Apresentamos neste artigo 7 boas razões para investir na digitalização do PDV, mantendo um serviço superior e trazendo seus clientes de volta à loja. Mas se você ainda tem dúvidas dos benefícios dessa prática, vai gostar de ler:
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